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72 termos do marketing digital que você precisa conhecer



Sabemos que é complicado para uma pessoa que está buscando informações sobre as novidades no Marketing, conseguir entender alguns textos cheios de termos que nunca ouvimos falar.

Portanto criamos um glossário com 72 termos do marketing digital para que você possa buscar as informações que precisa e entender como elas funcionam.

Busque pelo termo que precisa na caixa de buscas ou role o artigo para baixo para conhecer todos os termos que selecionamos.

Outbound Marketing

Estratégia de marketing ativo – tradicional – onde a marca procura o consumidor e tenta convencê-lo a comprar através de campanhas de comerciais de televisão, outdoors e panfletos. Suas campanhas não focam em um público específico.

Inbound Marketing

Estratégia de marketing digital, focada em atrair potenciais clientes, despertando interesse e conquistando sua confiança através de conteúdos de qualidade, criados para direcioná-lo para o momento da venda. Seu objetivo é fazer com que a marca desperte interesse fazendo com que o cliente vá até a empresa, e não o contrário.

Marketing de Conteúdo

Parte do Inbound Marketing, baseado em atrair o interesse do consumidor através de produção de conteúdo relevante e direcionado ao público-alvo, direcionando o conteúdo para o público em diferentes estágios do funil de vendas. Leia Marketing de Conteúdo | Entenda sobre o assunto

White Paper

É um artigo mais encorpado, classificado como um material rico, onde um problema e a sua solução são abordados. No marketing de conteúdo, whitepapers são criados com o intuito específico de educar os potenciais clientes sobre um assunto de interesse.

Persona

Personagem fictício criado para representar os diferentes tipos de usuários dentro de um alvo demográfico, atitude e/ou comportamento definido que poderia utilizar um site, uma marca ou produto de um modo similar.

Landing Page

Em português, seu significado é Página de Aterrissagem. No marketing, página da web destinada a um tipo de conversão e captura de Leads. Otimizada para que pessoas com interesse no conteúdo do site deixem o contado. Geralmente é oferecido um material em troca das informações de contato dos visitantes. Leia O que é uma Landing Page

Squeeze page

Modelo de Landing Page focado na captação de e-mails.

Teste A/B

Teste feito com duas versões diferentes de uma página, para avaliar qual deles obtém os melhores resultados. Um exemplo é uma página com um formulário com 4 campos e uma versão com 8 campos. A que tiver mais conversão no teste A/B prova ser a que oferece uma melhor experiência ao usuário.

eBook

Livro eletrônico. No ramo do Marketing é bastante utilizado como material educativo sobre algum assunto ou área de atuação. Melhor trabalhado que posts de blogs, e geralmente oferecidos em troca de informações de Leads em Landing Pages.

Webinar

Abreviação de seminário Web. Conteúdo disponibilizado para o público em formato de vídeo Pode ser uma aula, palestra, um debate, entre outras opções. Pode ser exibido ao vivo ou gravado.

Funil de Vendas

Representação em funil de diferentes estágios, por onde os Leads passam em um processo de tomada de decisão. Utilizado para produzir conteúdo para cada estágio de educação do Lead. Dividido em três estágios:

ToFu

Sigla para Top of Funnel (Topo de Funil) – Primeiro estágio do Lead no processo de vendas, ainda longe do momento de compra. O material criado para este estágio possui o objetivo de dar uma visão geral sobre um determinado problema ou solução.

MoFu

Sigla para Middle of Funnel (Meio de Funil) – Segundo estágio do Lead no processo de vendas, no meio do caminho do momento de compra. O material criado para este estágio possui o objetivo de dar uma visão mais técnica sobre um determinado problema ou solução, fortalecendo o relacionamento e a credibilidade da empresa com o Lead.

BoFu

Sigla para Bottom of the Funnel (Fundo de Funil) – Terceiro e último estágio do Lead no processo de vendas, quando o Lead está próximo a se tornar um cliente, pronto para a compra. O material criado para este estágio possui o objetivo de mostrar ao potencial cliente exatamente o porquê de comprar a sua solução.

Formulário de conversão

Campos que o visitante preenche em troca de algo (uma oferta, um cadastro para newsletter, entrar em contato com a empresa, etc).

Opt-in

Quando o consumidor, declaradamente, expressa a vontade de receber conteúdo de uma marca, geralmente por e-mail.

Opt-in duplo

É a prática de enviar para o usuário um e-mail de confirmação da assinatura em sua lista. Ele só receberá os e-mails seguintes se clicar nessa mensagem.

Conversão

Quando o usuário realiza uma compra, contrata um serviço ou realiza alguma ação desejada pela empresa.

Taxa de conversão

Porcentagem que determina a quantidade de pessoas que realizaram uma conversão. Por exemplo: se a taxa de conversão de uma Landing Page for 70% isso quer dizer que 70 em cada 100 visitantes viraram Leads.

Lead

Nome destinado ao visitante de um site ou Landing Page que deixa seus dados em um formulário de conversão, demonstrando interesse no que a empresa tem a oferecer, sendo considerado um potencial cliente.

Nutrição de Leads

Técnica do marketing que significa construir e manter relacionamento com clientes potenciais ou pessoas interessadas no seu produto, através de uma sequência de e-mails, mesmo que elas não estejam no momento exato para efetuar uma compra.

Qualificação de Lead

Processos utilizados para classificar quais Leads são boas oportunidades de se transformarem em clientes efetivos que serão abordados pela equipe de vendas, quais Leads ainda não se encontram no momento de vendas para serem abordados com novos conteúdos para levá-lo ao nível de um Lead qualificado para a equipe de vendas, e quais Leads são ruins para as vendas.

Lead Scoring

Algoritmo que determina uma pontuação para determinados perfis e comportamentos de um Lead, para analisar se ele Lead é qualificado ou não.

Segmentação de Leads

Divisão do público em grupos com determinados critérios para receber campanhas de e-mail marketing específicas, de acordo com seus interesses. Por exemplo: clientes de uma região ou de um setor do mercado podem receber disparos focados para a sua realidade.

Cold Call

Cold Call (Ligação Fria) é a ligação feita para um potencial cliente com o qual você nunca teve um contato prévio.

Cold Mail

Cold Mail (Correio Frio) é a tentativa de iniciar a conversa com alguém via e-mail com o qual você nunca teve um contato prévio.

Inside Sales

Pratica de venda realizada dentro do escritório via telefone, Skype e outros meios de comunicação.

Automação de Marketing

Mecanismos que permitem a execução de ações de Marketing Digital de maneira automática para facilitar o trabalho e acelerar resultados.

Responsivo

Termo utilizado para aplicativos, sites e outros conteúdos web criados para se adaptar em uma variedade de dispositivos e tamanhos de janelas ou telas, como: celulares, smartphones, tablets, notebooks, desktops, TVs, etc.. Leia Layout Responsivo

Palavra-chave (keyword)

Termo utilizado como foco em uma campanha ou ação, usada para classificar o seu anúncio ou para segmentar uma publicidade. Palavra (ou palavras) que resume o tema principal de um texto, frase, parágrafo etc. Palavra-chave também é utilizada para indicar os termos que o usuário utiliza ao fazer uma busca no Google, por exemplo. Leia O que são palavras-chave?

Short keywords

Palavras-chave de cauda curta. – Termos que utilizam 3 palavras ou menos. Por exemplo: "vestuário esportivo", "aparelho de DVD" ou "anel de noivado". Elas também são conhecidas como "termos principais".

Long tail keywords

Palavras-chave da cauda longa – Termos mais específicos e menos concorridos na busca orgânica e em leilões de palavras-chave de Links Patrocinados. Por exemplo: “bolsa feminina em palha para praia” em vez de “bolsa feminina”.

Links Patrocinados

Anúncios pagos e exibidos com destaque em páginas de resultados de uma busca, como o Google, Bing e Yahoo, que permite que as marcas criem anúncios relacionados à pesquisa de um usuário. Na página de resultados, são exibidos de acordo com as palavras-chave usadas na busca e na rede de display, de acordo com o tema relacionado.

Rede de Display

Uma grande rede de sites (blogs, portais, etc.) onde os anúncios de campanhas do Google Adwords são exibidos.

Remarketing (ou retargeting)

Estratégia cujo objetivo é identificar consumidores que demonstraram interesse em um produto e convidá-los a finalizar a compra, por meio de publicidade e e-mail marketing. Exemplo: uma pessoa entra numa página de serviços de Internet e depois disso, ao visitar outros sites, aparecem anúncios dessa mesma empresa nos banners de publicidade. Retargeting é o nome da prática e Remarketing é o nome que o Google deu ao seu serviço de retargeting.

Adwords

Serviço de publicidade da Google. É pelo Adwords que os sites fazem anúncios pagos para aparecerem no topo das páginas de resultados do Google e rede de display, e assim, conseguir mais visitantes.

Edge Rank

Algoritmo do Facebook que determina a relevância de posts e quais aparecem – ou não – no feed de notícias do usuário. É baseado em três fatores: afinidade (se há interações prévias com a fanpage), formato do post (link, vídeo, imagem) e tempo que a postagem foi feita (quanto mais antigo, menores as chances de aparecer).

Prova social (social proof)

No marketing, é o fato de se aproveitar da aprovação de outras pessoas para transmitir mais credibilidade e empatia. Se uma página é muito curtida no Facebook, por exemplo, as pessoas tendem a julgar a empresa como relevante e confiável.

Alcance

Número de pessoas que visualizaram um post ou campanha que você veiculou.

Alcance orgânico

Número de pessoas que visualizaram um conteúdo naturalmente, sem que houvesse nenhum investimento pago para isso.

Alcance pago

Número de pessoas que visualizaram um conteúdo porque houve um investimento pago para isso.

Taxa de abertura

Número de e-mails abertos dividido pela quantidade de e-mails recebidos por seus contatos.

Engajamento

Participação de um usuário em algum material seu. Envolvimento, interação, relacionamento com a marca, que vai além do número de seguidores em uma rede social ou likes em uma postagem.

Envolvimento

Pode ser mensurado através das métricas comuns, como o número de visitas ao site, tempo gasto por página e número de páginas vistas;

Interação

Comentários, pedidos de informações, discussões em fóruns e ações que caracterizam iniciativa do usuário em entrar em contato com a marca;

Influência

Probabilidade de a pessoa fazer uma compra/conversão e influenciar o seu grupo de contato a fazer isso.

Web Analytics

Ferramenta de medição, coleta, análise e a produção de relatórios de dados de navegação e interação de uma página web (ou páginas), com o objetivo de entender e melhorar a usabilidade dos usuários e melhorar os resultados das ações em seu site e outros canais digitais.

Cookies

São arquivos simples inseridos no navegador do usuário quando ele visita um site. Esse arquivo tem informações básicas como IP, preferência de idioma, etc. Assim, em visitas futuras o site é possível identificar esse visitante e suas preferências.

Pageviews

São as visualizações de páginas de um site. Dados que mostram a quantidade de vezes em que o usuário entrou em determinada página.

Visita

Número de vezes em que alguém acessou seu site, blog ou e-commerce. Um visitante pode fazer mais de uma visita em um site, por exemplo. Se ele fechar o site e entrar de novo em um intervalo maior do que 30 minutos, isso contabilizará duas visitas de um mesmo visitante.

Visitante

Usuário que fez uma visita ao seu site, blog ou e-commerce e realizou ações no site durante uma sessão.

Visitante Único

É o visitante que, se já entrou em determinado site e teve um cookie instalado em seu computador, contabilizará como o mesmo visitante em diferentes ocasiões. Dessa forma é possível saber quantos visitantes um site teve, sem contar o mesmo usuário mais de uma vez.

Visitantes de retorno

É um visitante único que tenha entrado mais de uma vez em um site.

Domínio

É o principal endereço de um site, a raiz de todas as páginas. Por exemplo: www.seusite.com.br. Leia O que é um domínio e como criá-lo

Layout

É como uma página é desenhada. O layout de uma página vai depender da criatividade e do conteúdo que ela vai conter, pensando sempre na melhor usabilidade para o usuário.

Autoridade do site (autoridade do domínio)

O quanto os buscadores valorizam um domínio como um todo e suas páginas para posicioná-las nos resultados de busca.

Autoridade de página

O quanto os buscadores valorizam uma página em relação a outras para posicioná-la nos resultados da busca referente a um termo (palavra-chave) específico.

Pagerank

Algoritmo criado pelo Google para avaliar e ranquear os sites em uma escala de 0 a 10 nas páginas de resultado da mais relevante para a menos relevante. Ele engloba uma série de fatores de avaliação, como a estrutura do site, número de pageviews, taxa de rejeição, relevância do conteúdo, links etc.

SEO (Search Engine Optimization)

Conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais nos sites de busca gerando conversões, sejam elas, um lead, uma compra, um envio de formulário, agendamento de consulta e outros. Leia Entenda melhor o que é SEO

White hat

Táticas de SEO para posicionar melhor seu site nos buscadores, que são aceitas e recomendadas pelo buscador.

Black hat

São práticas de SEO antiéticas ou que usam trapaças para posicionar bem um site em buscadores como o Google.

Tráfego orgânico

É o tráfego vindo do bom posicionamento de páginas em ferramentas de busca como o Google, em que os resultados são listados de acordo com a palavra-chave procurada. Vale lembrar que o que caracteriza o tráfego orgânico é a sua natureza gratuita. Portanto, quanto melhor rankeado nos mecanismos de busca a sua página estiver, mais tráfego orgânico ela irá gerar.

Banner

Imagem ou vídeo, normalmente promocional, que fica no topo dos sites ou lojas virtuais para atrair a atenção do consumidor.

Alternative text (Alt text)

É o texto usado para descrever uma imagem na web. Ferramentas de busca leem o Alt text da imagem, o que ajuda a entender melhor o conteúdo. Se o navegador não conseguir carregar a imagem, esse texto será exibido no lugar dela.

Hiperlink

É um conteúdo clicável em uma página que leva para outra página, site ou mesmo outra parte da mesma página. Pode estar inserido em um texto, botão ou imagem.

Links internos

São os links dentro de um site que direcionam para outras páginas do mesmo domínio.

Link Building

É o processo de conseguir mais links externos para o seu site com o intuito de melhorar o posicionamento nas ferramentas de busca. Estratégias que fazem com que outros sites relevantes, do mesmo segmento, apontem para o seu. Leia O que é Link Building

Anchor text

É o texto de um link para outra página. Normalmente, esse texto é de cor azul e sublinhado. O Anchor text ajuda as ferramentas de busca a entender o destino do link.

Nofollow

É um atributo posto em links para que não sejam rastreados pelas ferramentas de busca, de modo a não passar autoridade para a página de destino. Leia O que é link nofollow e dofollow

Blog

Sites da web atualizados frequentemente, compostos por posts geralmente apresentados de forma cronológica. Espaço para as empresas produzirem e postarem conteúdo de interesse de seu público, para atrair visitantes e tornar-se referência na área. Leia Porque ter um blog para sua empresa

Canonical tag

Quando duas páginas ou mais têm o mesmo conteúdo (ou muito parecido), esse conteúdo duplicado distribui a “força” dessas páginas entre elas. Com o uso da canonical tag, as ferramentas de busca transferem a autoridade de uma página para a outra.

Guest Post

Um post escrito em um blog por um “convidado”, diferente dos autores regulares, que tenha relação com a área de atuação da empresa e possa agregar conhecimento aos leitores.

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Gabriela S Gonçalves

Redator(a) Web - Integrate Software e Technology

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