Sabemos que é complicado para uma pessoa que está buscando
informações sobre as novidades no Marketing, conseguir entender alguns textos
cheios de termos que nunca ouvimos falar.
Portanto criamos um glossário com 72 termos do marketing
digital para que você possa buscar as informações que precisa e entender como
elas funcionam.
Busque pelo termo que precisa na caixa de buscas ou role o artigo para baixo
para conhecer todos os termos que selecionamos.
Outbound Marketing
Estratégia de marketing ativo –
tradicional – onde a marca procura o consumidor e tenta convencê-lo a comprar
através de campanhas de comerciais de televisão, outdoors e panfletos. Suas
campanhas não focam em um público específico.
Inbound Marketing
Estratégia de marketing digital, focada
em atrair potenciais clientes, despertando interesse e conquistando sua
confiança através de conteúdos de qualidade, criados para direcioná-lo para o
momento da venda. Seu objetivo é fazer com que a marca desperte interesse
fazendo com que o cliente vá até a empresa, e não o contrário.
Marketing de Conteúdo
Parte do Inbound Marketing,
baseado em atrair o interesse do consumidor através de produção de conteúdo
relevante e direcionado ao público-alvo, direcionando o conteúdo para o público
em diferentes estágios do funil de vendas. Leia
Marketing de Conteúdo | Entenda sobre o assunto
White Paper
É um artigo mais encorpado, classificado
como um material rico, onde um problema e a sua solução são abordados. No
marketing de conteúdo, whitepapers são criados com o intuito específico de
educar os potenciais clientes sobre um assunto de interesse.
Persona
Personagem fictício criado para
representar os diferentes tipos de usuários dentro de um alvo demográfico,
atitude e/ou comportamento definido que poderia utilizar um site, uma marca ou
produto de um modo similar.
Landing Page
Em português, seu significado é
Página de Aterrissagem. No marketing, página da web destinada a um tipo de
conversão e captura de Leads. Otimizada para que pessoas com interesse no
conteúdo do site deixem o contado. Geralmente é oferecido um material em troca
das informações de contato dos visitantes. Leia
O que é uma Landing Page
Squeeze page
Modelo de Landing Page focado na
captação de e-mails.
Teste A/B
Teste feito com duas versões
diferentes de uma página, para avaliar qual deles obtém os melhores resultados.
Um exemplo é uma página com um formulário com 4 campos e uma versão com 8
campos. A que tiver mais conversão no teste A/B prova ser a que oferece uma
melhor experiência ao usuário.
eBook
Livro eletrônico. No ramo do
Marketing é bastante utilizado como material educativo sobre algum assunto ou
área de atuação. Melhor trabalhado que posts de blogs, e geralmente oferecidos
em troca de informações de Leads em Landing Pages.
Webinar
Abreviação de seminário Web.
Conteúdo disponibilizado para o público em formato de vídeo Pode ser uma aula,
palestra, um debate, entre outras opções. Pode ser exibido ao vivo ou gravado.
Funil de Vendas
Representação em funil de
diferentes estágios, por onde os Leads passam em um processo de tomada de
decisão. Utilizado para produzir conteúdo para cada estágio de educação do
Lead. Dividido em três estágios:
ToFu
Sigla para Top of Funnel (Topo de
Funil) – Primeiro estágio do Lead no processo de vendas, ainda longe do momento
de compra. O material criado para este estágio possui o objetivo de dar uma
visão geral sobre um determinado problema ou solução.
MoFu
Sigla para Middle of Funnel (Meio
de Funil) – Segundo estágio do Lead no processo de vendas, no meio do caminho
do momento de compra. O material criado para este estágio possui o objetivo de
dar uma visão mais técnica sobre um determinado problema ou solução,
fortalecendo o relacionamento e a credibilidade da empresa com o Lead.
BoFu
Sigla para Bottom of the Funnel
(Fundo de Funil) – Terceiro e último estágio do Lead no processo de vendas, quando
o Lead está próximo a se tornar um cliente, pronto para a compra. O material
criado para este estágio possui o objetivo de mostrar ao potencial cliente
exatamente o porquê de comprar a sua solução.
Formulário de conversão
Campos que o visitante preenche
em troca de algo (uma oferta, um cadastro para newsletter, entrar em contato
com a empresa, etc).
Opt-in
Quando o consumidor, declaradamente,
expressa a vontade de receber conteúdo de uma marca, geralmente por e-mail.
Opt-in duplo
É a prática de enviar para o
usuário um e-mail de confirmação da assinatura em sua lista. Ele só receberá os
e-mails seguintes se clicar nessa mensagem.
Conversão
Quando o usuário realiza uma
compra, contrata um serviço ou realiza alguma ação desejada pela empresa.
Taxa de conversão
Porcentagem que determina a
quantidade de pessoas que realizaram uma conversão. Por exemplo: se a taxa de
conversão de uma Landing Page for 70% isso quer dizer que 70 em cada 100
visitantes viraram Leads.
Lead
Nome destinado ao visitante de um
site ou Landing Page que deixa seus dados em um formulário de conversão,
demonstrando interesse no que a empresa tem a oferecer, sendo considerado um
potencial cliente.
Nutrição de Leads
Técnica do marketing que
significa construir e manter relacionamento com clientes potenciais ou pessoas
interessadas no seu produto, através de uma sequência de e-mails, mesmo que
elas não estejam no momento exato para efetuar uma compra.
Qualificação de Lead
Processos utilizados para
classificar quais Leads são boas oportunidades de se transformarem em clientes
efetivos que serão abordados pela equipe de vendas, quais Leads ainda não se
encontram no momento de vendas para serem abordados com novos conteúdos para levá-lo
ao nível de um Lead qualificado para a equipe de vendas, e quais Leads são
ruins para as vendas.
Lead Scoring
Algoritmo que determina uma
pontuação para determinados perfis e comportamentos de um Lead, para analisar
se ele Lead é qualificado ou não.
Segmentação de Leads
Divisão do público em grupos com
determinados critérios para receber campanhas de e-mail marketing específicas,
de acordo com seus interesses. Por exemplo: clientes de uma região ou de um
setor do mercado podem receber disparos focados para a sua realidade.
Cold Call
Cold Call (Ligação Fria) é a
ligação feita para um potencial cliente com o qual você nunca teve um contato
prévio.
Cold Mail
Cold Mail (Correio Frio) é a
tentativa de iniciar a conversa com alguém via e-mail com o qual você nunca
teve um contato prévio.
Inside Sales
Pratica de venda realizada dentro
do escritório via telefone, Skype e outros meios de comunicação.
Automação de Marketing
Mecanismos que permitem a execução
de ações de Marketing Digital de maneira automática para facilitar o trabalho e
acelerar resultados.
Responsivo
Termo utilizado para aplicativos,
sites e outros conteúdos web criados para se adaptar em uma variedade de
dispositivos e tamanhos de janelas ou telas, como: celulares, smartphones,
tablets, notebooks, desktops, TVs, etc.. Leia Layout
Responsivo
Palavra-chave (keyword)
Termo utilizado como foco em uma
campanha ou ação, usada para classificar o seu anúncio ou para segmentar uma
publicidade. Palavra (ou palavras) que resume o tema principal de um texto,
frase, parágrafo etc. Palavra-chave também é utilizada para indicar os termos
que o usuário utiliza ao fazer uma busca no Google, por exemplo. Leia
O que são palavras-chave?
Short keywords
Palavras-chave de cauda curta. –
Termos que utilizam 3 palavras ou menos. Por exemplo: "vestuário esportivo",
"aparelho de DVD" ou "anel de noivado". Elas também são
conhecidas como "termos principais".
Long tail keywords
Palavras-chave da cauda longa –
Termos mais específicos e menos concorridos na busca orgânica e em leilões de
palavras-chave de Links Patrocinados. Por exemplo: “bolsa feminina em palha
para praia” em vez de “bolsa feminina”.
Links Patrocinados
Anúncios pagos e exibidos com
destaque em páginas de resultados de uma busca, como o Google, Bing e Yahoo,
que permite que as marcas criem anúncios relacionados à pesquisa de um usuário.
Na página de resultados, são exibidos de acordo com as palavras-chave usadas na
busca e na rede de display, de acordo com o tema relacionado.
Rede de Display
Uma grande rede de sites (blogs,
portais, etc.) onde os anúncios de campanhas do Google Adwords são exibidos.
Remarketing (ou retargeting)
Estratégia cujo objetivo é
identificar consumidores que demonstraram interesse em um produto e convidá-los
a finalizar a compra, por meio de publicidade e e-mail marketing. Exemplo: uma
pessoa entra numa página de serviços de Internet e depois disso, ao visitar
outros sites, aparecem anúncios dessa mesma empresa nos banners de publicidade.
Retargeting é o nome da prática e Remarketing é o nome que o Google deu ao seu
serviço de retargeting.
Adwords
Serviço de publicidade da Google.
É pelo Adwords que os sites fazem anúncios pagos para aparecerem no topo das
páginas de resultados do Google e rede de display, e assim, conseguir mais
visitantes.
Edge Rank
Algoritmo do Facebook que
determina a relevância de posts e quais aparecem – ou não – no feed de notícias
do usuário. É baseado em três fatores: afinidade (se há interações prévias com
a fanpage), formato do post (link, vídeo, imagem) e tempo que a postagem foi
feita (quanto mais antigo, menores as chances de aparecer).
Prova social (social proof)
No marketing, é o fato de se
aproveitar da aprovação de outras pessoas para transmitir mais credibilidade e
empatia. Se uma página é muito curtida no Facebook, por exemplo, as pessoas
tendem a julgar a empresa como relevante e confiável.
Alcance
Número de pessoas que
visualizaram um post ou campanha que você veiculou.
Alcance orgânico
Número de pessoas que
visualizaram um conteúdo naturalmente, sem que houvesse nenhum investimento
pago para isso.
Alcance pago
Número de pessoas que
visualizaram um conteúdo porque houve um investimento pago para isso.
Taxa de abertura
Número de e-mails abertos
dividido pela quantidade de e-mails recebidos por seus contatos.
Engajamento
Participação de um usuário em
algum material seu. Envolvimento, interação, relacionamento com a marca, que
vai além do número de seguidores em uma rede social ou likes em uma postagem.
Envolvimento
Pode ser mensurado através das
métricas comuns, como o número de visitas ao site, tempo gasto por página e número
de páginas vistas;
Interação
Comentários, pedidos de
informações, discussões em fóruns e ações que caracterizam iniciativa do
usuário em entrar em contato com a marca;
Influência
Probabilidade de a pessoa fazer
uma compra/conversão e influenciar o seu grupo de contato a fazer isso.
Web Analytics
Ferramenta de medição, coleta,
análise e a produção de relatórios de dados de navegação e interação de uma
página web (ou páginas), com o objetivo de entender e melhorar a usabilidade
dos usuários e melhorar os resultados das ações em seu site e outros canais
digitais.
Cookies
São arquivos simples inseridos no
navegador do usuário quando ele visita um site. Esse arquivo tem informações
básicas como IP, preferência de idioma, etc. Assim, em visitas futuras o site é
possível identificar esse visitante e suas preferências.
Pageviews
São as visualizações de páginas
de um site. Dados que mostram a quantidade de vezes em que o usuário entrou em
determinada página.
Visita
Número de vezes em que alguém
acessou seu site, blog ou e-commerce. Um visitante pode fazer mais de uma
visita em um site, por exemplo. Se ele fechar o site e entrar de novo em um
intervalo maior do que 30 minutos, isso contabilizará duas visitas de um mesmo
visitante.
Visitante
Usuário que fez uma visita ao seu
site, blog ou e-commerce e realizou ações no site durante uma sessão.
Visitante Único
É o visitante que, se já entrou
em determinado site e teve um cookie instalado em seu computador, contabilizará
como o mesmo visitante em diferentes ocasiões. Dessa forma é possível saber
quantos visitantes um site teve, sem contar o mesmo usuário mais de uma vez.
Visitantes de retorno
É um visitante único que tenha
entrado mais de uma vez em um site.
Domínio
É o principal endereço de um
site, a raiz de todas as páginas. Por exemplo: www.seusite.com.br. Leia
O que é um domínio e como criá-lo
Layout
É como uma página é desenhada. O
layout de uma página vai depender da criatividade e do conteúdo que ela vai
conter, pensando sempre na melhor usabilidade para o usuário.
Autoridade do site (autoridade do domínio)
O quanto os buscadores valorizam
um domínio como um todo e suas páginas para posicioná-las nos resultados de
busca.
Autoridade de página
O quanto os buscadores valorizam
uma página em relação a outras para posicioná-la nos resultados da busca
referente a um termo (palavra-chave) específico.
Pagerank
Algoritmo criado pelo Google para
avaliar e ranquear os sites em uma escala de 0 a 10 nas páginas de resultado da
mais relevante para a menos relevante. Ele engloba uma série de fatores de
avaliação, como a estrutura do site, número de pageviews, taxa de rejeição,
relevância do conteúdo, links etc.
SEO (Search Engine Optimization)
Conjunto de estratégias com o
objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de
resultados naturais nos sites de busca gerando conversões, sejam elas, um lead,
uma compra, um envio de formulário, agendamento de consulta e outros. Leia
Entenda melhor o que é SEO
White hat
Táticas de SEO para posicionar
melhor seu site nos buscadores, que são aceitas e recomendadas pelo buscador.
Black hat
São práticas de SEO antiéticas ou
que usam trapaças para posicionar bem um site em buscadores como o Google.
Tráfego orgânico
É o tráfego vindo do bom
posicionamento de páginas em ferramentas de busca como o Google, em que os
resultados são listados de acordo com a palavra-chave procurada. Vale lembrar
que o que caracteriza o tráfego orgânico é a sua natureza gratuita. Portanto,
quanto melhor rankeado nos mecanismos de busca a sua página estiver, mais tráfego
orgânico ela irá gerar.
Banner
Imagem ou vídeo, normalmente
promocional, que fica no topo dos sites ou lojas virtuais para atrair a atenção
do consumidor.
Alternative text (Alt text)
É o texto usado para descrever
uma imagem na web. Ferramentas de busca leem o Alt text da imagem, o que ajuda
a entender melhor o conteúdo. Se o navegador não conseguir carregar a imagem,
esse texto será exibido no lugar dela.
Hiperlink
É um conteúdo clicável em uma
página que leva para outra página, site ou mesmo outra parte da mesma página.
Pode estar inserido em um texto, botão ou imagem.
Links internos
São os links dentro de um site
que direcionam para outras páginas do mesmo domínio.
Link Building
É o processo de conseguir mais
links externos para o seu site com o intuito de melhorar o posicionamento nas
ferramentas de busca. Estratégias que fazem com que outros sites relevantes, do
mesmo segmento, apontem para o seu. Leia O
que é Link Building
Anchor text
É o texto de um link para outra
página. Normalmente, esse texto é de cor azul e sublinhado. O Anchor text ajuda
as ferramentas de busca a entender o destino do link.
Nofollow
É um atributo posto em links para
que não sejam rastreados pelas ferramentas de busca, de modo a não passar
autoridade para a página de destino. Leia
O que é link nofollow e dofollow
Blog
Sites da web atualizados
frequentemente, compostos por posts geralmente apresentados de forma
cronológica. Espaço para as empresas produzirem e postarem conteúdo de
interesse de seu público, para atrair visitantes e tornar-se referência na
área. Leia
Porque ter um blog para sua empresa
Canonical tag
Quando duas páginas ou mais têm o
mesmo conteúdo (ou muito parecido), esse conteúdo duplicado distribui a “força”
dessas páginas entre elas. Com o uso da canonical tag, as ferramentas de busca
transferem a autoridade de uma página para a outra.
Guest Post
Um post escrito em um blog por um
“convidado”, diferente dos autores regulares, que tenha relação com a área de
atuação da empresa e possa agregar conhecimento aos leitores.
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ajudar cada vez mais pessoas.
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