Pages

O que é um Drive?



Há algumas semanas atrás, a Integrate publicou um artigo sobre “o que é um driver?”. Neste artigo, explicamos sobre seu significado e sua funcionalidade. Já no caso de informações relacionadas ao significado do drive (sem o R) e suas diferenças, é impressionante a falta de informações sobre o tema na mídia.


A não ser que você compre revistas especializadas sobre computação, ou se cadastre em um curso online ou presencial sobre computação, é difícil obter esta informação pelos meios gratuitos. E como nós sabemos que a curiosidade não atinge somente aqueles que estudam sobre a computação, mas também aqueles que simplesmente escutam uma conversa e não entendem nada sobre o assunto, leem um artigo ou notícia e não entendem o seu significado.

Para os entendedores, para os que estão estudando sobre o tema e para os curiosos apenas, é que dedicamos nosso artigo. Nosso intuito é esclarecer e informar nossos leitores. Então vamos começar.

O que é um drive? Um drive é um neologismo do inglês que dentro do mundo da informática, que pode ser comparado como um componente físico da sua máquina utilizado para fazer leitura de algum armazenamento/dado externo.

Para que você entenda melhor, um drive de CD é o leitor de CD, onde você insere o disco. Há também drive de DVD, Blu-ray, etc. Os gravadores (de CD/DVD…) também são chamados de drive. Um drive ou unidade de leitura pode ser também de disquetes, disco rígido, virtual, etc.

E há também os aparelhos externos, como pen-drive, smartphone, câmera digital, tablet, cartão SD, HD externo e outros. São aparelhos que armazenam arquivos que quando conectados a alguma entrada do computador, passam a ser considerado um drive. Ou seja, drive é a parte física utilizada nos processos de mídia, gravação, etc.

A diferença entre um drive e um driver, na escrita é de apenas uma letra (R), mas não se engane, pois uma letra a mais pode dar um significado completamente diferente a uma palavra e suas funções.

A diferença entre suas funções são que um drive está relacionado ao hardware (conjunto de componentes físicos, ou seja, tudo o que podemos tocar), e o driver está relacionado ao software (conjunto de programas, instruções e regras informáticas) que permitem o funcionamento e comunicação dos dispositivos junto ao computador.



Recapitulando então, a função do drive é fazer a leitura de dados internos ou externos e transmitir essa informação ao computador. Funcionam como softwares que traduzem os comandos dos hardwares para o sistema. Concluindo, um drive nada mais é que um leitor de dados.

Todos os drives existentes no seu computador ficam dentro de uma unidade, geralmente encontrados no ícone Meu Computador, onde se podem visualizar todos os drives que estiverem conectados ao seu computador.

Esperamos ter esclarecido as dúvidas de todos, quanto ao significado e função do drive. A equipe da Integrate vai continuar a trazer informações relevantes e gratuitas em seu blog. Fiquem atentos aos nossos artigos.




Autor(a): Carolina Cordoval Melo

Carolina Cordoval Melo - Redatora Web - Integrate Software e Technology

Redatora Web pela empresa Integrate Software e Technology especializada em Inbound Marqueting e Marqueting de Conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário