Pages

Como identificar boleto falso ou verdadeiro?


Nada mais simples do que apresentar um boleto em uma agência bancária, comércios como supermercados e casas lotéricas para pagamento, ou pagá-lo pela internet banking.

Mas infelizmente esta mesma facilidade atrai pessoas desonestas que enviam boletos falsos para receber o dinheiro que seria utilizado para quitar o boleto original.

O golpe do boleto falso não é nenhuma novidade, mas ainda existem pessoas que caem neste tipo de golpe. Antes de qualquer coisa, desconfie sempre de cobranças inesperadas. E para que isso não ocorra, vamos dar algumas dicas de como identificar um boleto falso.

ANTIVÍRUS ATUALIZADO

Manter o antivírus atualizado pode detectar algum problema quando receber um boleto fraudulento por e-mail ou gerado na internet. Também evitam que algum malware modifique as informações de boletos originais.

INFORMAÇÕES DE TEXTO

Segundo especialistas, a grande maioria dos boletos falsos possuem erros básicos, como erros de português, formatação fora do padrão e outras características suspeitas. Importante constar o CNPJ da empresa, o valor e a data de vencimento do título no documento.

CÓDIGO DE BARRAS

Verifique se o código de barras que aparece na parte de cima do boleto é o mesmo que aparece embaixo. Se o boleto não funcionar na leitura ótica ou estiver com alguma barra faltando, desconfie. Confira com a empresa para saber se o problema é com a empresa ou se o código de barras realmente não confere.

CÓDIGO DO BANCO

Cada instituição bancária possui um código identificador próprio. Confira se o código é compatível com o banco. O código pode ser encontrado em frente ao logo do banco e nos três primeiros dígitos da linha digitável do código de barras. Confira a lista completa no site da Febraban

COMPARAÇÃO DE BOLETOS

Se o boleto recebido for de uma cobrança recorrente, compare com boletos anteriores. Observe se as informações são as mesmas, como banco cedente, código do banco, agência do beneficiário, etc.

E-MAILS DESCONHECIDOS

Tenha cuidado com e-mails suspeitos. Não abra links ou arquivos anexos de e-mails desconhecidos. Em caso de dúvidas, entre em contato com a empresa emissora do boleto e peça informações.

PAGAMENTO ONLINE

Em qualquer tipo de transação, por boleto ou não, recomendam-se verificar se as páginas do site estão protegidas por HTTPS. Evite digitar informações, como contas bancárias e senhas quando seu computador ou dispositivo eletrônico estiver conectado a uma rede Wi-Fi pública.


Em caso de dúvidas sobre os boletos da Integrate, o cliente pode entrar em contato pelo telefone (31) 33448177 e ter suas dúvidas esclarecidas.





Caso receba qualquer cobrança que não esteja no seu planejamento, desconfie.

Leia também o artigo Tecnologia e finanças

Se você gostou deste conteúdo, ajude mais pessoas a ficarem atentas ao golpe do boleto falso, compartilhe este artigo nas suas redes sociais.

Anônimo

Redator(a) Web - Integrate Software e Technology

Nenhum comentário:

Postar um comentário