Domínio é o nome que serve para localizar e identificar você ou sua empresa na internet. Como tudo precisa possuir um nome, com uma empresa não é
diferente. Quando queremos encontrar
uma empresa na internet, buscamos por seu nome.
Como na internet tudo gira em torno de números; para que não tenhamos que
memorizar uma sequência grande de
números quando queremos encontrar uma empresa, foi criado o domínio. O objetivo de se possuir e registrar um domínio é poder facilitar a memorização do seu endereço
web.
É através do domínio
que as pessoas chegarão à sua empresa. Para utilizar um nome na internet (por exemplo: integrate.com.br), é preciso registrá-lo como um domínio. É o
primeiro passo para quem deseja garantir sua
presença na web, garantindo o uso de hospedagem de sites e e-mails
profissionais para sua empresa.
Para realizar o
registro de um domínio, existem
alguns passos que devem ser
seguidos, como:
1° Nome curto e simples:
Quanto menor o
nome de seu domínio, mais fácil será para que seu público consiga memoriza-lo
para realizar o acesso. Além disso, um nome simples e curto diminui a
probabilidade de erros de digitação.
2° Fácil compreensão e memorização:
Muitas vezes o
usuário não se encontra em posse do nome de seu domínio impresso ou escrito em
algum papel ou outro meio de leitura. Geralmente gravamos o nome em nossa
cabeça e o reproduzimos em nossas buscas. Por este motivo, se um domínio for de
difícil compreensão e memorização, como ele conseguirá entender qual é o nome,
sua pronúncia, sua escrita, e dificilmente o usuário conseguirá realizar a sua
busca por sua empresa.
3° Nome relacionado ao produto ou serviço:
O usuário
possui maior facilidade de memorização quando o domínio de uma empresa reflete
no serviço ou produto que ela oferece, assim como decolar.com remete ao seu
produto de passagens aéreas. Dificilmente com esta associação, o usuário não
conseguirá memorizar o domínio de sua empresa.
4° Mais de uma opção:
Embora possuir
um domínio seja simples, saiba que muitas pessoas também procuram um domínio
para sua empresa. E muitas dessas empresas podem ser seus concorrentes diretos.
O que significa que elas já podem ter pensado no mesmo nome que o seu. Então
neste caso é aconselhável escolher mais d uma opção para que possa ser feita a
pesquisa de disponibilidade de seu domínio. Existem sites que te ajudam a
realizar esta pesquisa, como o Registro.br, por exemplo.
5° Cadastro do domínio
Assim que for conferido
a disponibilidade do domínio e o mesmo estiver disponível, é possível fazer o
cadastro do serviço. É possível ativar o cadastro através de um CPF ou de um CNPJ.
São solicitados os dados, como e-mail, nome completo, endereço, telefone, etc.
Após criar uma senha, sua empresa está pronta para registrar seu domínio.
6° Registrando o domínio
Pode haver
algumas opções relacionadas ao tipo de domínio que deseja registra. Portanto é
necessário ter certeza do nome de domínio de sua empresa, uma vez registrado não
é possível alterar. O serviço de domínio cobra uma taxa de registro anual,
sendo possível o pagamento por até 10 anos.
7° Pagamento
Por fim, é
realizado o pagamento de seu registro de domínio. Seu custo anual é muito baixo,
de apenas R$ 39,90 ao ano. Com o pagamento efetuado seu domínio é liberado para
criação de e-mails profissionais e principalmente, para a criação o site de sua
empresa.
Para o registro
de um domínio, existem várias extensões que podem ser utilizadas (por
exemplo; .com.br / .com / .net / .info). No Brasil
a extensão mais utilizada é .com.br.
Um domínio é uma marca registrada de uma empresa na internet. Portanto a escolha do
nome de domínio deve ser bem elaborada.
A Integrate faz o trabalho de otimização para identificar os nomes ideais para uma melhor busca e memorização do domínio de sua empresa. Conheça nossos serviços em nossa Central do Cliente.
Autor(a): Carolina Cordoval Melo
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