Pages

O que é um domínio e como criá-lo

Domínio é o nome que serve para localizar e identificar você ou sua empresa na internet. Como tudo precisa possuir um nome, com uma empresa não é diferente. Quando queremos encontrar uma empresa na internet, buscamos por seu nome.
Como na internet tudo gira em torno de números; para que não tenhamos que memorizar uma sequência grande de números quando queremos encontrar uma empresa, foi criado o domínio. O objetivo de se possuir e registrar um domínio é poder facilitar a memorização do seu endereço web.
É através do domínio que as pessoas chegarão à sua empresa. Para utilizar um nome na internet (por exemplo: integrate.com.br), é preciso registrá-lo como um domínio. É o primeiro passo para quem deseja garantir sua presença na web, garantindo o uso de hospedagem de sites e e-mails profissionais para sua empresa.
Para realizar o registro de um domínio, existem alguns passos que devem ser seguidos, como:
1° Nome curto e simples:
Quanto menor o nome de seu domínio, mais fácil será para que seu público consiga memoriza-lo para realizar o acesso. Além disso, um nome simples e curto diminui a probabilidade de erros de digitação.
2° Fácil compreensão e memorização:
Muitas vezes o usuário não se encontra em posse do nome de seu domínio impresso ou escrito em algum papel ou outro meio de leitura. Geralmente gravamos o nome em nossa cabeça e o reproduzimos em nossas buscas. Por este motivo, se um domínio for de difícil compreensão e memorização, como ele conseguirá entender qual é o nome, sua pronúncia, sua escrita, e dificilmente o usuário conseguirá realizar a sua busca por sua empresa.
3° Nome relacionado ao produto ou serviço:
O usuário possui maior facilidade de memorização quando o domínio de uma empresa reflete no serviço ou produto que ela oferece, assim como decolar.com remete ao seu produto de passagens aéreas. Dificilmente com esta associação, o usuário não conseguirá memorizar o domínio de sua empresa.
4° Mais de uma opção:
Embora possuir um domínio seja simples, saiba que muitas pessoas também procuram um domínio para sua empresa. E muitas dessas empresas podem ser seus concorrentes diretos. O que significa que elas já podem ter pensado no mesmo nome que o seu. Então neste caso é aconselhável escolher mais d uma opção para que possa ser feita a pesquisa de disponibilidade de seu domínio. Existem sites que te ajudam a realizar esta pesquisa, como o Registro.br, por exemplo.
5° Cadastro do domínio
Assim que for conferido a disponibilidade do domínio e o mesmo estiver disponível, é possível fazer o cadastro do serviço. É possível ativar o cadastro através de um CPF ou de um CNPJ. São solicitados os dados, como e-mail, nome completo, endereço, telefone, etc. Após criar uma senha, sua empresa está pronta para registrar seu domínio.
6° Registrando o domínio
Pode haver algumas opções relacionadas ao tipo de domínio que deseja registra. Portanto é necessário ter certeza do nome de domínio de sua empresa, uma vez registrado não é possível alterar. O serviço de domínio cobra uma taxa de registro anual, sendo possível o pagamento por até 10 anos.
7° Pagamento
Por fim, é realizado o pagamento de seu registro de domínio. Seu custo anual é muito baixo, de apenas R$ 39,90 ao ano. Com o pagamento efetuado seu domínio é liberado para criação de e-mails profissionais e principalmente, para a criação o site de sua empresa.


Para o registro de um domínio, existem várias extensões que podem ser utilizadas (por exemplo; .com.br / .com / .net / .info). No Brasil a extensão mais utilizada é .com.br.
Um domínio é uma marca registrada de uma empresa na internet. Portanto a escolha do nome de domínio deve ser bem elaborada. A Integrate faz o trabalho de otimização para identificar os nomes ideais para uma melhor busca e memorização do domínio de sua empresa. Conheça nossos serviços em nossa Central do Cliente.


Autor(a): Carolina Cordoval Melo

Carolina Cordoval Melo - Redatora Web - Integrate Software e Technology

Redatora Web pela empresa Integrate Software e Technology especializada em Inbound Marqueting e Marqueting de Conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário