Pages

O que é Link Building?


Link Building é uma das técnicas de SEO, que visa trabalhar com links internos e links externos dentro de seu site, com o objetivo de criar mais relevância na Web e nos mecanismos de busca.

Esta técnica é utilizada para melhorar o posicionamento de seu site nos buscadores. O Google, por exemplo, avalia a reputação e autoridade de um site pelos links que ele recebe. Um link é uma ligação entre páginas, é através dele que o mecanismo de busca descobre como elas estão relacionadas e se esse elo é forte.



O Link Building trabalha duas formas de “linkagem”; os Links internos e os Links externos. Vamos entender um pouco sobre eles:

Links Internos

É a ligação entre páginas de um mesmo site, do mesmo domínio, através de links. Ele guia a navegação do usuário, encurtando os cliques que seriam utilizados para acessar determinada informação.

É uma técnica muito bem vista pelos buscadores, pois mostram que aquele assunto possui relevância dentro de seu site.

Links Externos

É a ligação entre páginas de sites diferentes, de domínios diferentes, através de links. Ele ajuda a fornecer mais informações, de outras fontes, para seus usuários.

Ser citado em outros sites também é excelente, pois, quando outro site aponta para você, significa que ele está te dando um voto de confiança para seu conteúdo. Isso também é um diferencial para um melhor rankeamento.

O Link Building é uma técnica muito relevante para o ranqueamento de seu site nos buscadores. Mas é preciso tomar cuidado, pois não basta solicitar que diversos sites e blogs tenham links para seu site. Os buscadores analisam se estes links são relevantes e de peso.

 Ou seja, não adianta pedir para um site ou página de música ou de artesanato, por exemplo, colocar links para o seu site ou página, quando o assunto abordado for sobre engenharia. Links ruins e irrelevantes podem causar o efeito contrário e diminuir, e muito, seu posicionamento nos buscadores.

Bons links são aqueles links “naturais”, relevantes tanto para o site que faz o link quanto para o site que é linkado. Por isso fazer um bom link building é crucial numa estratégia de SEO (Saiba mais no artigo Entenda melhor o que é SEO).

Desta maneira, quando uma página tem um link ela diz que a outra é confiável. Links funcionam como “votos” de páginas que elegem outras páginas, outros conteúdos: fazer um link é como dizer a seus visitantes que eles devem ler a outra página.

Para fazer link building, antes de tudo é preciso publicar um bom conteúdo em seu site ou blog, pois esta é a melhor maneira de ser linkado (aliás, sem bom conteúdo seu site nunca ficará bem posicionado no Google).

Mas o Link Building realmente vale a pena ou não? Claro que sim, e muito! A combinação de um bom trabalho de Link Building e conteúdo de qualidade trazem muitos benefícios para o site:

* Conteúdo de qualidade atrai links naturais para o site;
* As páginas do site são regularmente indexadas;
* Com o trabalho de link building, o posicionamento do site melhora nas páginas de busca, consequentemente o número de visitantes aumenta no site;
* Popularização da marca do site;
* Promove relacionamento entre o site e potenciais clientes;
* Produção e divulgação de conteúdo de qualidade.

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a compreender um pouco sobre o assunto.


Se você deseja aprender ainda mais sobre SEO, fique ligado em nossos artigos semanais ou entre em contato com a Integrate pelos telefones (31)33448177/(31)986521253 – WhatsApp ou acesse nosso site www.integrate.com.br.

Carolina Cordoval Melo - Redatora Web - Integrate Software e Technology

Redatora Web pela empresa Integrate Software e Technology especializada em Inbound Marqueting e Marqueting de Conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário