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Entenda melhor o que é SEO


Primeiro vamos começar com a tradução literal de SEOSearch Engine Otimization – ou seja, Otimização para Ferramentas de Buscas. Os motores de busca hoje são responsáveis pelas principais fontes de acesso às informações e sites procurados pelos usuários por todo o mundo. E o que isso significa?

SEO são nada mais que um conjunto de técnicas que são utilizadas em web sites, blogs, lojas virtuais, ou qualquer página na web para fazer com que estas páginas apareçam em maior destaque que seus concorrentes nos motores de busca.

Muitas pessoas ainda não entendem o significado e a importância do SEO no mercado web. Por isso se seu objetivo for fazer negócios online ou buscar clientes online, quanto antes você entender o significado e a importância do SEO, melhores resultados você terá para seu negócio.

Como é muito comum todas as empresas que oferecem este serviço dizer “Aparecer ou não aparecer nas primeiras posições do Google, ou simplesmente aparecer ou não aparecer no Google, pode significar o sucesso ou o fracasso de uma empresa, seja ela de qual ramo for.”. E é verdade!

Então o SEO – fala-se “ésse e ou” e não “seo” – é o conjunto de técnicas que tornam possível que seu site apareça nos buscadores (Google, Bing, Yahoo, etc.), e até mesmo conseguir uma posição considerável em comparação com seus concorrentes

Sendo honestos, podemos dizer que todos sabem que a não ser que estejamos procurando uma informação bem específica, é muito difícil passarmos da primeira página nos mecanismos de busca que usamos. Ou seja, se seu site estiver relacionado com o assunto que eu estiver buscando e ele não aparecer nas primeiras páginas dos buscadores, então a chance de eu entrar e navegar pelo seu site é praticamente nula.

O trabalho de SEO é justamente alcançar as melhores posições para as páginas da web, tornando seu site, blog ou qualquer outra página acessível  e com maior visibilidade pelos motores de busca, gerando consequentemente mais visitas, que se transformam em mais clientes, ou leitores.

Divulgar sua empresa ou marca em várias redes sociais como fazem a maioria, também gera tráfego para seu site, mas os motores de busca são muito mais utilizados para esta finalidade. Para que você tenha uma ideia, o Google hoje no Brasil representa cerca de 90% do volume de buscas. Por isso é bom ficar sempre de olho em suas atualizações de classificação, para melhorar o posicionamento de sua empresa na web.

As ferramentas utilizadas nos motores de busca estão sempre em transição para trazer melhores resultados para seus usuários. Mas para ela selecionar os melhores sites e os organizar em sequência, os buscadores analisam dados que são utilizados para determinar o ranking de cada página. É como se ele desse uma "nota" para cada página na web seguindo alguns critérios.




Vamos entender alguns dos algoritmos que os mecanismos de busca levam em conta para posicionar bem sua página na web:





Técnicas On Page

- Title ou Título das páginas:
Escolha um título bom de memorização e que seja relevante ao conteúdo exibido. Não adianta uma palavra-chave muito procurada se o conteúdo não tiver relação com a tag Title.

- Hierarquia nos títulos:
Os buscadores também observam a hierarquia de suas páginas como, por exemplo, a página de maior importância, ou seja, a página principal deve estar na tag H1. Vamos dizer que seu site tenha cinco páginas. As páginas devem seguir uma ordem de importância juntamente com suas tags. A página de maior relevância na tag H1 e a página com menor relevância na H5. Caso seu site não siga este critério, poderá sair prejudicado em relação aos “pontos” nos mecanismos de busca.

- URL das páginas:
Para ter um bom posicionamento é preciso que a URL de cada página esteja utilizando a mesma palavra-chave para o conteúdo da mesma. E quanto mais amigável, ou seja, menor ou de melhor memorização for a URL, melhor será para seu site. URLs grandes ou com muitas palavras-chave podem ser considerados um SPAM

- Conteúdo das páginas:
Um dos fatores hoje que são mais levados em conta nos algoritmos dos buscadores é o conteúdo de suas páginas. Se o conteúdo de seu site não for um conteúdo de relevância e bem elaborado, o trabalho de SEO não valerá de nada. O conteúdo precisa ser original. Não pode ser copiado. Os algoritmos conseguem identificar conteúdos copiados, e nesse caso, eles comparam qual página inseriu o conteúdo primeiro. E se seu conteúdo for copiado não será levado em consideração. E é claro que entre o conteúdo é de extrema importância que nele contenha as palavras-chave de sua página, mas não é preciso abusar na frequência de sua utilização.

- Site Responsivo:
Desde Abril de 2015 o Google passou a levar em conta se o site é responsivo ou não em seus algoritmos de busca. Se seu site não for responsivo (estrutura adaptável para todos os dispositivos móveis), sofrerá punições que poderão diminuir e muito o seu posicionamento.

Técnicas Off Page

- Link building ou back-links:
Quando outros sites utilizam links que apontam diretamente ou indiretamente para seu site é quando você consegue medir o sucesso da aplicação do SEO em seu site. Quando um site, blog ou qualquer página direciona um lik para seu site, ou uma página específica, significa que seu conteúdo é apontado como um conteúdo de confiança. Mas não adianta sair pedindo para todos que conhecem colocarem um link o seu site ou página do deles. É preciso que a página que fez o link seja o mesmo segmento que o seu, ou que esteja falando sobre um assunto relevante ao serviço que seu site oferece. Não adianta uma página com o conteúdo voltado para o assunto de advocacia colocar em sua página um link para um site ou página cujo conteúdo é voltado para o tema de moda por exemplo.

- Texto Âncora:
O texto âncora é o texto contido no seu link. Se um site apontar para o seu com um texto âncora com a palavra-chave principal de seu site, os mecanismos de busca também levam em consideração e ajuda na classificação dos resultados.

- Mídias Sociais:
Atualmente as mídias sociais também são levadas em consideração no algoritmo dos mecanismos de busca. Divulgar sua empresa nas redes sociais somente não ajuda, mas se for feito um Marketing Digital para sua empresa, divulgando seu conteúdo nas redes sociais e incluindo links para seu site, sua posição pode melhorar e muito junto aos buscadores.Quanto mais gente acessando seu conteúdo e o compartilhando em redes sociais, melhor será seu posicionamento, além de gerar mais tráfego para seu site e espalhar para vários lugares a sua marca ou seus serviços.

A Integrate deixa claro que não existe uma forma de garantir que seu site apareça em primeiro lugar nos buscadores, mas seguindo corretamente as técnicas do SEO, sua empresa colherá grandes frutos no mercado web. E quem sabe com um trabalho de SEO bem feito, seu site alcance boas posições e talvez a tão sonhada primeira posição.

Conheça os serviços de SEO da Integrate e melhore seu posicionamento nos buscadores.





Autor(a): Carolina Cordoval Melo

Carolina Cordoval Melo - Redatora Web - Integrate Software e Technology

Redatora Web pela empresa Integrate Software e Technology especializada em Inbound Marqueting e Marqueting de Conteúdo.

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