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Você sabe quem são seus concorrentes?



Se existe uma coisa que não pode faltar ao se iniciar um negócio ou empresa, é identificar seus concorrentes. 

Uma empresa que não conhece seus concorrentes não está preparada para identificar o seu público alvo e seus interesses, consequentemente não está preparada para conquistar o sucesso em nosso mercado de trabalho, que é enorme.

É através da concorrência que o mercado se aprimora cada dia mais. Mas nem sempre seu concorrente é aquele que vende os mesmos produtos que você. Por este motivo, vamos te ajudar a identificar seus concorrentes.

Existem 5 tipos de concorrentes:

Concorrente direto

São aqueles que você provavelmente já conhece. Aqueles que oferecem os mesmos produtos e serviços que você, a preços similares, para o mesmo público de sua empresa. Estas empresas concentram suas ações (preços/produtos/marketing) no mesmo público alvo que você.

Expl.

Seu cliente precisa de um novo computador.

Sua empresa vende apenas computadores da Microsoft. Seu concorrente vende apenas computadores da Apple. Mas os dois possuem preços similares.

Neste momento o cliente precisará decidir de qual dos dois modelos ele gosta mais. E é nesta hora, mais que nunca, que sua empresa precisa chamar mais a atenção deste cliente.

Concorrente indireto

São as empresas que vendem os mesmos produtos e serviços que você, mas também vendem outros serviços e produtos, portanto o público-alvo destas empresas será maior que o seu, o que faz com que essas empresas se concentrem menos em seu público alvo do que as empresas de concorrência direta.

Expl.

Seu cliente está com vontade de comer um chips.

Sua empresa é uma padaria, e você vende chips. Seu concorrente é uma farmácia, mas também vende chips.

Seu cliente se lembra de que precisa comprar um remédio. Neste caso você está concorrendo com esta outra empresa em apenas um de seus produtos, portanto sua oferta deverá ser melhor que a dele, para que seu público decida comprar o chips de você e o remédio na farmácia, ao invés de comprar tudo em apenas um lugar

Concorrente de produtos

São empresas que vendem produtos ou serviços substitutos, ou seja, produtos diferentes do seu, mas que podem atender à mesma necessidade básica do público de sua empresa.

Expl.

Seu cliente está com sede.

Sua empresa vende apenas refrigerantes (Coca-Cola, Pepsi, Guaraná Antártica, etc.). Seu concorrente vende apenas sucos (Vale, Tampico, Maguary, etc.).

Vocês não vendem o mesmo produto, mas os produtos dos dois atendem às necessidades de seu público. E os preços são similares.

Concorrente setorial

São aquelas empresas que oferecem serviços ou produtos diferentes, mas na mesma área de atuação de sua empresa.

Expl.

Seu cliente não quer mais andar a pé

Sua empresa vende apenas carros. Seu concorrente vende apenas motocicletas.

As duas empresas atendem à necessidade do mesmo público, mas a diferença nos preços e nos produtos é grande.

Concorrente genérico

São basicamente todas as empresas que competem pelo dinheiro do seu público alvo.

Expl.

Seu cliente recebeu um dinheiro inesperado e não sabe com o que gastar.

Sua empresa está concorrendo com todas as outras empresas, de qualquer segmento, para que este cliente gaste este dinheiro em sua empresa e não nas outras.

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Identificar seus concorrentes poderá ajudá-lo a descobrir suas práticas e resultados, utilizando estes conhecimentos para melhorar o posicionamento de seus produtos ou serviços, consequentemente o posicionamento de sua empresa no mercado. 

Além de evitar surpresas, como as objeções de clientes, instabilidades no mercado, etc.

Dica: Você também pode usar estes conhecimentos até mesmo para se inspirar em algumas ideias. Estude seus concorrentes, identifique suas falhas e faça diferente, identifique seus pontos positivos e faça melhor!

Carolina Cordoval Melo - Redatora Web - Integrate Software e Technology

Redatora Web pela empresa Integrate Software e Technology especializada em Inbound Marqueting e Marqueting de Conteúdo.

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