Se existe uma coisa que não pode faltar ao se iniciar um
negócio ou empresa, é identificar seus concorrentes.
Uma empresa que não
conhece seus concorrentes não está preparada para identificar o seu público
alvo e seus interesses, consequentemente não está preparada para conquistar o sucesso em nosso mercado
de trabalho, que é enorme.
É através da concorrência que o mercado se aprimora cada dia
mais. Mas nem sempre seu concorrente é aquele que vende os mesmos produtos que
você. Por este motivo, vamos te ajudar a identificar
seus concorrentes.
Existem 5 tipos de concorrentes:
Concorrente direto
São aqueles que você provavelmente já conhece. Aqueles que
oferecem os mesmos produtos e serviços que você, a preços similares, para o
mesmo público de sua empresa. Estas empresas concentram suas ações
(preços/produtos/marketing) no mesmo público alvo que você.
Expl.
Seu cliente precisa de um novo computador.
Sua empresa vende apenas computadores da Microsoft. Seu
concorrente vende apenas computadores da Apple. Mas os dois possuem preços
similares.
Neste momento o cliente precisará decidir de qual dos dois
modelos ele gosta mais. E é nesta hora, mais que nunca, que sua empresa precisa
chamar mais a atenção deste cliente.
Concorrente indireto
São as empresas que vendem os mesmos produtos e serviços que
você, mas também vendem outros serviços e produtos, portanto o público-alvo
destas empresas será maior que o seu, o que faz com que essas empresas se
concentrem menos em seu público alvo do que as empresas de concorrência direta.
Expl.
Seu cliente está com vontade de comer um chips.
Sua empresa é uma padaria, e você vende chips. Seu
concorrente é uma farmácia, mas também vende chips.
Seu cliente se lembra de que precisa comprar um remédio.
Neste caso você está concorrendo com esta outra empresa em apenas um de seus
produtos, portanto sua oferta deverá ser melhor que a dele, para que seu
público decida comprar o chips de você e o remédio na farmácia, ao invés de
comprar tudo em apenas um lugar
Concorrente de produtos
São empresas que vendem produtos ou serviços substitutos, ou
seja, produtos diferentes do seu, mas que podem atender à mesma necessidade
básica do público de sua empresa.
Expl.
Seu cliente está com sede.
Sua empresa vende apenas refrigerantes (Coca-Cola, Pepsi,
Guaraná Antártica, etc.). Seu concorrente vende apenas sucos (Vale, Tampico,
Maguary, etc.).
Vocês não vendem o mesmo produto, mas os produtos dos dois
atendem às necessidades de seu público. E os preços são similares.
Concorrente setorial
São aquelas empresas que oferecem serviços ou produtos
diferentes, mas na mesma área de atuação de sua empresa.
Expl.
Seu cliente não quer mais andar a pé
Sua empresa vende apenas carros. Seu concorrente vende apenas
motocicletas.
As duas empresas atendem à necessidade do mesmo público, mas
a diferença nos preços e nos produtos é grande.
Concorrente genérico
São basicamente todas as empresas que competem pelo dinheiro
do seu público alvo.
Expl.
Seu cliente recebeu um dinheiro inesperado e não sabe com o
que gastar.
Sua empresa está concorrendo com todas as outras empresas,
de qualquer segmento, para que este cliente gaste este dinheiro em sua empresa
e não nas outras.
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Identificar seus concorrentes poderá ajudá-lo a descobrir
suas práticas e resultados,
utilizando estes conhecimentos para melhorar o posicionamento de seus produtos
ou serviços, consequentemente o posicionamento de sua empresa no mercado.
Além
de evitar surpresas, como as
objeções de clientes, instabilidades no mercado, etc.
Dica: Você também pode usar estes conhecimentos até mesmo
para se inspirar em algumas ideias.
Estude seus concorrentes, identifique suas falhas e faça diferente, identifique
seus pontos positivos e faça melhor!
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