Identificar para quem sua empresa irá vender, pode ser
determinante para seu sucesso a curto, médio e longo prazo. Imaginar que
“praticamente todo mundo” ou “qualquer pessoa interessada em meus produtos ou
serviços” é seu público alvo, é o maior erro que sua empresa pode cometer.
Mas então, como
podemos descobrir o meu público alvo?
A identificação do público alvo ajuda na estruturação da
empresa, assim como nos objetivos comerciais e de marketing, tornando seu
trabalho de divulgação mais fácil. Se a empresa não souber quem é seu público
alvo, como ela será capaz de desenvolver produtos e serviços melhores, que
atendam ao interesse de seus clientes?
Para abrir sua empresa, com certeza foi necessário uma
pesquisa de capital, pesquisa de mercado, definição de produtos e/ou serviços,
entre outras pesquisas. Para identificar seu público alvo não será diferente, é
preciso fazer pesquisas.
O público alvo é primordial
no planejamento de uma empresa e poderá sofrer alterações e adaptações ao
longo do tempo. Nada é definitivo, portanto não é preciso tentar abraçar o
mundo de uma só vez. Vamos mostrar algumas
dicas para que você possa descobrir e segmentar seu público alvo:
1. Identifique seus concorrentes
É importante conhecer o mercado onde sua empresa irá atuar.
Existem dois tipos de concorrência.
Concorrência direta: Um negócio que oferece produtos
iguais, com o objetivo de alcançar o mesmo nicho de mercado do mesmo ramo.
Concorrência indireta: Um negócio que oferece
produtos semelhantes à sua empresa. O objetivo é conquistar o mesmo perfil de
consumidor.
Identifique e analise ações como; preço, qualidade,
diferentes formas utilizadas para disponibilizar o produto/serviço, a abordagem
e atendimento ao cliente e o perfil destes clientes.
2. Identifique o público regional
Reúna o máximo de informações sobre a região onde sua
empresa atua.
Exemplos:
- Região comercial ou residencial?
- Mais edifícios ou casas?
- Mais casais ou pessoas solteiras?
- Mais famílias com filhos ou sem filhos?
- Faixa etária predominante?
- Faixa de renda?
Estes são só alguns exemplos que você pode utilizar. Mas é
preciso tomar cuidado para não sair muito do foco dos serviços ou produtos que
sua empresa oferece.
3. Segmente seu público
É importante segmentar seu público e não tentar atingir tudo
e todos.
Exemplos:
- Segmentação geográfica: por localização
- Segmentação demográfica: por faixa etária
- Segmentação de interesse: pelo interesse do público
Crie grupos e subgrupos que possuem comportamentos de compra
semelhantes ou diferentes de acordo com os produtos/serviços de sua empresa e
delimite um grupo específico para o qual valerá a pena manter um foco inicial.
4. Evite opiniões e gostos pessoais
A menos que o perfil de seu público alvo seja totalmente
idêntico ao seu perfil, não tente imaginar o que seria interessante para ele.
Muitas vezes o que é interessante para você pode não ser o que seu público alvo
está buscando.
Quando for definir os produtos, a arquitetura do ponto de
venda, as ofertas, a abordagem dos clientes, coloque-se no lugar do público
alvo que foi identificado nas etapas anteriores.
5. Crie canais de comunicação
Procure os principais canais de comunicação utilizados por
seu público alvo. Interaja com seu público alvo, abordando-os na mesma
linguagem deles, tornando a comunicação mais assertiva.
Exemplos:
- Redes sociais
- E-mail marketing
- Jornal de bairro
- Panfletagem
Defina as ações que podem ser utilizadas para chegar até seu
público alvo.
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6. Crie um cadastro de clientes
Utilize as informações de seus clientes para montar um
cadastro detalhado. Pois é este cadastro que irá te ajudar a aprimorar a
definição de seu público alvo, assim como também identificar quando houver
alterações em seu publico alvo.
Exemplos:
- Nome
- Endereço
- Data de nascimento
- Produto adquirido
- Valor da compra
- Desconto utilizado
- Valor do frete
Todos os clientes possuem características específicas que os
diferem uns dos outros. Mas com um cadastro detalhado e atualizado é possível
identificar os pontos em comum entre eles e assim conseguir definir com maior
confiança o público alvo de sua empresa.
DICA BÔNUS
Faça pesquisas com seus clientes, buscando por suas
experiências ao adquirirem um produto ou serviço seu. Pergunte como sua empresa
poderia melhorar seus serviços. Desta forma você conseguirá entender melhor as
opiniões e interesses de seu público alvo.
Saber quem é seu público alvo fará com que sua empresa evite riscos que podem afetar seus
negócios de forma bastante negativa. Lembre-se: “Quem agrada a todo mundo, não
agrada ninguém!”
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