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Como descobrir meu público alvo



Identificar para quem sua empresa irá vender, pode ser determinante para seu sucesso a curto, médio e longo prazo. Imaginar que “praticamente todo mundo” ou “qualquer pessoa interessada em meus produtos ou serviços” é seu público alvo, é o maior erro que sua empresa pode cometer.

Mas então, como podemos descobrir o meu público alvo?

A identificação do público alvo ajuda na estruturação da empresa, assim como nos objetivos comerciais e de marketing, tornando seu trabalho de divulgação mais fácil. Se a empresa não souber quem é seu público alvo, como ela será capaz de desenvolver produtos e serviços melhores, que atendam ao interesse de seus clientes?

Para abrir sua empresa, com certeza foi necessário uma pesquisa de capital, pesquisa de mercado, definição de produtos e/ou serviços, entre outras pesquisas. Para identificar seu público alvo não será diferente, é preciso fazer pesquisas.

O público alvo é primordial no planejamento de uma empresa e poderá sofrer alterações e adaptações ao longo do tempo. Nada é definitivo, portanto não é preciso tentar abraçar o mundo de uma só vez. Vamos mostrar algumas dicas para que você possa descobrir e segmentar seu público alvo:

1.             Identifique seus concorrentes


É importante conhecer o mercado onde sua empresa irá atuar. Existem dois tipos de concorrência.

Concorrência direta: Um negócio que oferece produtos iguais, com o objetivo de alcançar o mesmo nicho de mercado do mesmo ramo.

Concorrência indireta: Um negócio que oferece produtos semelhantes à sua empresa. O objetivo é conquistar o mesmo perfil de consumidor.

Identifique e analise ações como; preço, qualidade, diferentes formas utilizadas para disponibilizar o produto/serviço, a abordagem e atendimento ao cliente e o perfil destes clientes.

2.             Identifique o público regional


Reúna o máximo de informações sobre a região onde sua empresa atua.

Exemplos:
  • Região comercial ou residencial?
  • Mais edifícios ou casas?
  • Mais casais ou pessoas solteiras?
  • Mais famílias com filhos ou sem filhos?
  • Faixa etária predominante?
  • Faixa de renda?

Estes são só alguns exemplos que você pode utilizar. Mas é preciso tomar cuidado para não sair muito do foco dos serviços ou produtos que sua empresa oferece.

3.             Segmente seu público


É importante segmentar seu público e não tentar atingir tudo e todos.

Exemplos:
  • Segmentação geográfica: por localização
  • Segmentação demográfica: por faixa etária
  • Segmentação de interesse: pelo interesse do público

Crie grupos e subgrupos que possuem comportamentos de compra semelhantes ou diferentes de acordo com os produtos/serviços de sua empresa e delimite um grupo específico para o qual valerá a pena manter um foco inicial.

4.             Evite opiniões e gostos pessoais


A menos que o perfil de seu público alvo seja totalmente idêntico ao seu perfil, não tente imaginar o que seria interessante para ele. Muitas vezes o que é interessante para você pode não ser o que seu público alvo está buscando.

Quando for definir os produtos, a arquitetura do ponto de venda, as ofertas, a abordagem dos clientes, coloque-se no lugar do público alvo que foi identificado nas etapas anteriores.

5.             Crie canais de comunicação


Procure os principais canais de comunicação utilizados por seu público alvo. Interaja com seu público alvo, abordando-os na mesma linguagem deles, tornando a comunicação mais assertiva.

Exemplos:
  • Redes sociais
  • E-mail marketing
  • Jornal de bairro
  • Panfletagem

Defina as ações que podem ser utilizadas para chegar até seu público alvo.

Leia também:

6.             Crie um cadastro de clientes


Utilize as informações de seus clientes para montar um cadastro detalhado. Pois é este cadastro que irá te ajudar a aprimorar a definição de seu público alvo, assim como também identificar quando houver alterações em seu publico alvo.

Exemplos:
  • Nome
  • Endereço
  • E-mail
  • Data de nascimento
  • Produto adquirido
  • Valor da compra
  • Desconto utilizado
  • Valor do frete

Todos os clientes possuem características específicas que os diferem uns dos outros. Mas com um cadastro detalhado e atualizado é possível identificar os pontos em comum entre eles e assim conseguir definir com maior confiança o público alvo de sua empresa.

DICA BÔNUS
Faça pesquisas com seus clientes, buscando por suas experiências ao adquirirem um produto ou serviço seu. Pergunte como sua empresa poderia melhorar seus serviços. Desta forma você conseguirá entender melhor as opiniões e interesses de seu público alvo.

Saber quem é seu público alvo fará com que sua empresa evite riscos que podem afetar seus negócios de forma bastante negativa. Lembre-se: “Quem agrada a todo mundo, não agrada ninguém!”

Carolina Cordoval Melo - Redatora Web - Integrate Software e Technology

Redatora Web pela empresa Integrate Software e Technology especializada em Inbound Marqueting e Marqueting de Conteúdo.

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