Independente do meio de comunicação escolhido para o contato
com seu público, é necessário ter um planejamento bastante cuidadoso. E com
relação às redes sociais, não adianta sair se cadastrando em todas as redes
existentes, ou escolher aleatoriamente. É preciso saber escolher aquela que
melhor se encaixa ao perfil da sua empresa e do seu público
E para ajudar a sua empresa a escolher a rede social ideal
para o seu negócio, vamos falar um pouco sobre as qualificações das redes
sociais mais utilizadas no Brasil.
FACEBOOK
A rede social mais utilizada do mundo oferece diversas
possibilidades para o investimento das empresas. Hoje são mais de 2 bilhões de
usuários*. Com uma interface amigável, o Facebook conta com várias ferramentas
para ajudar os administradores a cuidarem de suas publicações e anúncios de
forma simples e rápida.
Na FanPage é possível divulgar conteúdo em fotos, gifs,
vídeos e textos, receber curtidas, ganhar seguidores e compartilhar conteúdo.
Seus anúncios possuem um alto poder de segmentação, alcançando mais pessoas do
seu público alvo.
Devido à grande base de usuários, é possível segmentar seu
anúncio para perfis bastante específicos, como; sexo, idade, localização,
estado civil, se moram com os pais, se fizerem faculdade, se estão trabalhando,
se são pais, dentre vários outros seguimentos. São informações bem precisas,
pois elas veem do perfil do usuário, o qual ele mesmo preencheu.
YOUTUBE
A maior plataforma de publicação de vídeos tem mais de 1
bilhão de usuários*. Adquiriu contornos de rede social, uma vez que é possível
comentar, compartilhar e curtir os vídeos, e os próprios youtubers podem
interagir com sua audiência.
A publicidade no YouTube é indicada para marcas que
trabalham com palestras, entrevistas, tutoriais e até comerciais e depoimentos.
É a oportunidade de o cliente ver o funcionamento e a aparência do que quer
comprar praticamente como se estivesse em uma loja física.
Uma das opções no YouTube é a inserção do seu anúncio antes
dos vídeos visualizados. Seus vídeos e anúncios são um pouco mais complexos, já
que exige a edição dos vídeos e a familiaridade com download e upload de
mídias, mas a repercussão e o alcance viral são enormes. Se sua empresa se focar
em um bom roteiro e uma boa produção, o sucesso é praticamente garantido.
WHATSAPP
Embora não seja considerada rede social, o Whatsapp possui
mais de 1 bilhão de usuários* e merece sua total atenção. É um veículo de
comunicação que está crescendo sem parar. As empresas podem se aproximar ainda
mais dos clientes por meio dessa ferramenta.
Muitas empresas o estão utilizando para fazer atendimentos e
dar suporte a compras realizadas via e-commerce. Mas para que o usuário
interaja com uma empresa, ele terá de detectar algum benefício ou deverá ter
algum interesse nesse contato. Por isso, é preciso ter cuidado para que a sua
empresa não se torne invasiva, ao tentar manter um relacionamento com os seus
clientes.
Mas pode também ser uma grande oportunidade. Se o trabalho
for bem feito, você poderá criar uma boa proximidade entre o seu cliente e a
sua marca.
INSTAGRAM
A rede social que mais cresceu nos últimos anos, possui mais
de 700 milhões de usuários*. É uma rede social focada em conteúdo visualmente
diferenciado, por meio de fotos e vídeos curtos, ideal para quem trabalha com
produtos que tenham um forte apelo visual, como roupas, comida, maquiagem, paisagens,
etc.
O Instagram preza por imagens bonitas e bem trabalhadas, que
também podem levar filtros diferenciados. Por isso é preciso levar em
consideração um investimento em imagens de melhor qualidade.
Outro diferencial, é que seus anúncios também são
controlados pelo Facebook, portanto, podemos contar com um rico banco de dados
da rede social para promover seus anúncios no Instagram, além de poder publicar
links que levam o usuário direto para seu site.
TWITTER
Uma rede social extremamente objetiva, com mais de 300
milhões de usuários*, voltada para mensagens curtas, de no máximo 140
caracteres, mas em compensação alcança milhares de pessoas rapidamente, também é
aceito publicações de fotos e vídeos.
O Twitter é ideal para empresas que tenham a possibilidade
de atualizar constantemente sua conta e, mais do que isso, tenham conteúdo para
atualizar. Se sua empresa não possui tanto conteúdo para ser compartilhado por
dia, talvez esta não seja uma boa rede social para seu negócio.
O Twitter tem uma plataforma bastante versátil de
publicidade e as possibilidades são relacionadas aos interesses do público. Ao
patrocinar um tweet, você pode fazer com que ele apareça na timeline de um
grande número de pessoas, sendo possível, inclusive, impulsionar o uso de
hashtags estratégicas nos trending topics.
LINKEDIN
Com mais de 106 milhões de usuários*, esta é uma rede
estritamente profissional. É o lugar ideal para empresas do segmento B2B (business
to business) ou que lidem com assuntos relacionados a trabalho, recursos
humanos, administração, entre outros.
O objetivo principal é estreitar o relacionamento
profissional e promover o networking. Ao anunciar no LinkedIn, o que chama mais
a atenção são as opções de segmentação do conteúdo para pessoas em cargos e
níveis específicos.
GOOGLE PLUS
No Brasil, a plataforma ainda não é uma unanimidade, os
brasileiros representam uma pequena parcela dos usuários, mas é muito
importante criar uma estratégia de social media marketing para o Google Plus.
Esta rede social propõe gerar novas relações com base em
suas paixões, preferências, profissão ou carreira. Ela oferece um espaço para
encontrar informação relevante, compartilha-la entre as pessoas que possuem os
mesmos interesses e desta maneira, ampliar e construir uma nova rede de
contatos.
Mais que uma rede social, o Google+ tem como principal
vantagem ser um braço do Google e integrado às outras ferramentas
colaborativas. Além disso, a rede tem grandes vantagens no trabalho de SEO de
um site. Os conteúdos do Google+ podem ser indexados pelo motor de busca do
Google.
*dados de agosto de 2017
As redes sociais são muito importantes para a divulgação e interação de uma marca com
seu público. Mas antes de decidir qual rede social mais se adequa a seu público
é preciso ter uma boa estratégia de negócio, para que a rede social escolhida
gere algum resultado.
Defina seu público alvo, monte sua estratégia e escolha a rede social mais adequada às
necessidades da empresa. Eleja uma equipe competente só para cuidar dessa área,
se for possível, ou contrate uma empresa especializada nesta área. Uma empresa
que está na rede social que seu cliente usa, sairá na frente de seus
concorrentes.
Se ainda possuir alguma dúvida sobre qual rede social
escolher para sua empresa. Entre em contato com a Integrate. Podemos te ajudar com nossos serviços de Marketing
Digital.
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Autor(a): Carolina Cordoval Melo
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