Pages

Diferenças entre Internet, Intranet e Extranet

Nomes tão parecidos, mas aplicações e tipos de redes diferentes e ainda assim utilizadas no mundo todo. São variações simples, mas que fazem grande diferença no objetivo de cada rede. Vamos identificar as diferenças entre estas redes neste artigo.

São redes muito utilizadas no meio empresarial, e muitas pessoas que as usam nem se dão conta do que são cada uma delas.

  • A Internet

É um conjunto de redes de computadores mundialmente interligados, que possibilitam a interligação destes computadores, utilizando o protocolo de internet para o acesso a informações em qualquer lugar do mundo. Possui a capacidade de transmitir dados à longa distância, o que faz com que tenha milhões de usuários diários.
É a rede mais utilizada dentre todas. E qual empresa hoje não conta com um computador conectado à internet? Ela permite que sejam coletados dados de forma mais rápida, barata e fácil, tornando-se um dos principais meios de comunicação, proporcionando um trabalho mais produtivo.
Com ela podemos transmitir texto, fotos, vídeos, ligações por voz e vídeo com pessoas em qualquer lugar do mundo instantaneamente. A necessidade da informação criou a internet que conhecemos hoje. Uma das melhores formas de pesquisa atualmente.

Leia também nosso artigo Entenda o que é a Internet

    • A Intranet


    É caracterizada por uma rede exclusiva e fechada. Possui os mesmos recursos que a internet oferece, mas com o objetivo de manter as informações exclusivamente em um determinado lugar. Seu acesso é feito através de um servidor local, geralmente instalada na própria empresa.
    Muito utilizada por empresas e redes locais que buscam centralizar suas informações com o objetivo de reduzir custos. Restrita a certo público, exige o acesso à internet mediante a um nome de usuário e senha devidamente especificados pela coordenação da empresa.
    Com ela possuímos os mesmos recursos que a internet oferece, contudo seu objetivo é ser um espaço restrito a determinado público, como funcionários de uma empresa, por exemplo. Muito interessante por manter as informações em determinados locais, sendo fácil manter um controle sobre as informações restritas da empresa.
    Leia também nosso artigo O que é a Intranet?
    • A Extranet

    É caracterizada como uma extensão da Intranet, porém sua principal diferença é a utilização da Internet para poder ser acessada. Utilizada para manter um relacionamento tanto com o público interno da empresa quanto com seus parceiros, clientes e fornecedores.
    É uma rede que demanda um planejamento detalhado para sua implementação, tanto das tecnologias utilizadas como dos benefícios que ela traz para a empresa. Seu acesso é permitido a funcionários, fornecedores, clientes ou qualquer pessoa autorizada, ou seja, mediante a um usuário e senha de acesso.
    Com esta rede é permitido que os usuários possam acessar os dados da empresa de qualquer parte do mundo, proporcionando maior flexibilidade. Seu objetivo é melhorar a comunicação, acumulando uma base de conhecimento para ajudar a criar novas soluções entre funcionários e parceiros.

    Leia também O que é a extranet?
    Para melhor entender as diferenças entre essas redes, montamos a planilha abaixo:


    Desta forma, podemos resumir da seguinte forma:
    • A Internet é utilizada como uma forma de comunicação entre pessoas de todo o mundo.
    • A Intranet é utilizada como uma forma de comunicação interna de uma empresa. Gerenciada apenas pela empresa dona da rede.
    • A Extranet é utilizada como uma forma de comunicação interna e externa de uma empresa com o acesso à Internet. Gerenciada por várias empresas que compartilham a rede.

    Cada rede possui suas variações e objetivos. Só resta sua empresa identificar qual delas é a melhor escolha para o seu negócio.
    Em caso de dúvidas, a Integrate se disponibiliza a dar maiores esclarecimentos para ajudar a sua empresa a ter o sucesso planejado. Entre em contato pelo telefone (31) 3344-8177 e conheça nossos serviços em nossa Central do Cliente.





    Autor(a): Carolina Cordoval Melo

    Anônimo

    Redator(a) Web - Integrate Software e Technology

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário