Pages

O que é a Extranet?

A extranet é uma rede de computadores que permite o acesso externo controlado para negócios específicos. Muito confundido com a intranet que só permite o acesso interno da rede. Extranet refere-se a uma rede de computadores que utiliza a internet para partilhar parte de seu sistema de informação com segurança.

A extranet é uma rede privada que utiliza da mesma tecnologia da internet, que pode ser acessada via web, mas com restrições de segurança, que pode ser vista como parte da intranet de uma empresa, mas, que é estendida para os funcionários fora do ambiente da empresa.
Ou seja, quando as informações de sua empresa são abertas a clientes ou fornecedores, esta rede passa a ser chamada de extranet. Se a empresa possui uma intranet e seus clientes ou fornecedores também possuem uma intranet e essas duas redes privadas compartilham uma rede entre si, seja para facilitar pagamentos, pedidos, etc., essa rede compartilhada é uma extranet. Ainda que a empresa abra apenas uma parte da rede para usuários externos ou permita uma interface de acesso aos usuários externos, esta rede ainda assim é chamada de extranet.
Possui a vantagem de uma conexão remota e em total segurança, protegida de diferentes formas, como mensagens criptografadas, firewalls, login e senha para acesso e com um sistema que registra todos os acessos, dentre outras proteções que abrem caminho de maneira segura pela rede pública, sendo possível identificar quem, quando e onde o sistema foi acessado e o que nele foi acessado.

Esta conexão remota e segura aumenta a agilidade da equipe sem colocar em risco a segurança das informações. Assim é possível acompanhar detalhadamente cada passo do sistema, com o controle de todas as informações disponíveis na extranet.

A extranet é uma ferramenta poderosa para melhorar a comunicação entre parceiros, enriquecendo a base de conhecimentos, criando novas soluções. O acesso via internet, de qualquer lugar do mundo que cria uma interação entre a empresa com os funcionários e com os demais colaboradores. Esta relação traz benefícios para ambas às partes, como a redução de transação de informações, os custos com serviços, o controle de acesso à informação, facilidade de acesso, integração das informações e muito mais.
Existem alguns exemplos para facilitar a compreensão sobre a extranet, assim como o Internet Banking; que além de sites públicos que além de disponibilizar informações sobre produtos e processos bancários, também disponibilizam o acesso às contam dos clientes. Existe também o exemplo dos sites de pedidos; onde se pode fazer pedidos, consultar bônus e comissões, promoções, etc. Ou até mesmo o exemplo dos portais de clientes; que disponibilizam informações, opção de solicitações, reclamações de empresas que prestam algum tipo de serviços para o usuário.
Estes foram alguns exemplos de redes de extranet, onde ocorre a designação da parte privada de um site ou portal que reúne e compartilha informações de maneira segura, onde somente usuários registrados podem navegar previamente autenticados por login e senha.
Resumidamente, podemos dizer que uma extranet é uma rede de conexões privadas, baseadas na internet, utilizada entre departamentos de uma empresa e/ou parceiros externos.

A extranet possui diferentes características que podem ser utilizadas de diversas maneiras de acordo com a especialidade de cada negócio ou segmento. Conheça um pouco mais de seus benefícios com a Integrate. Mantemos nossos clientes sempre atualizados sobre todos os processos que possam auxiliar sua empresa tecnologicamente. Entre em contato conosco em nosso site www.integrate.com.br e saiba mais!


Autor(a): Carolina Cordoval Melo

Anônimo

Redator(a) Web - Integrate Software e Technology

Nenhum comentário:

Postar um comentário