Pages

O que é a Intranet?

A intranet é uma rede interna de computadores baseada em protocolos TCP/IP, mas com o uso exclusivo de um determinado local, com versão particular da internet, e pode ou não estar conectada a ela. Basicamente a intranet é uma rede restrita e fechada a membros de um grupo, funcionários de uma empresa ou terceiros com autorização de acesso.

Geralmente a intranet é utilizada em servidores locais, instalados em empresas com o intuito de acessar ou trocar informações somente com computadores desta empresa. Mas em algumas situações podem existir credenciais de acesso à internet. Porém nesses casos é comum existir dispositivos de segurança para barrar os dados indevidos que tentam transitar entre a rede pública e a rede privada.
Uma ótima oportunidade a baixo custo para as empresas, pois é uma ferramenta que auxilia na comunicação interna (entre os funcionário e departamentos) e externa (entre clientes e fornecedores). São muito utilizadas para o compartilhamento de informações.
O termo intranet foi utilizado pela primeira vez em 19 de Abril de 1995, em um artigo de autoria técnica de Stephen Lawton, na Digital News & Reviews.
São utilizadas por meio de servidores geralmente instalados na empresa, com um serviço web ativado. Ou seja, possui basicamente os mesmos serviços disponíveis na internet, como por exemplo: correio eletrônico, agenda corporativa, páginas web, etc.. Atualmente as intranets já demandam sistemas de busca tão sofisticados quanto o papel do Google na internet. Estes sistemas permitem a indexação de documentos, arquivos, imagens, e muito mais.

Uma forma de entender é; uma série de sites interligados que são acessados somente nos computadores da empresa. Normalmente apresentam alguma forma de identificação do usuário que está navegando, assim é possível reconhecer o perfil de acesso e identificar tudo o que foi feito neste perfil.



O objetivo da intranet é compartilhar informações entre os usuários, com intuito de facilitar e melhorar o trabalho em grupo. Por ela, o fluxo de dados é constante, e reduz os custos, ganhando velocidade, versatilidade e flexibilidade na divulgação e distribuição de informações.
Seu uso tornou-se muito importante no ramo empresarial, pois através da intranet é possível comunicar as principais estratégias, para os mais diferentes níveis hierárquicos, centralizando as informações e aperfeiçoando os métodos de comunicação de forma rápida, barata, eficiente e principalmente, segura. Com a intranet o nível de segurança aumenta, pois os usuários da empresa só poderão acessar as informações através de usuário e senha.
A intranet pode ser interpretada como uma versão privada de internet ou uma mini-internet confinada a uma organização ou empresa, que visa gerir, controlar e proteger o seu negócio.
Esperamos ter explicado de forma simples e eficaz o que é uma intranet. A Integrate tem por objetivo manter seus clientes e amigos sempre bem informados sobre o meio tecnológico com nossos artigos semanais.



Conheça também os serviços que a Integrate oferece para o sucesso de sua empresa em nossa Centraldo Cliente.


Autor(a): Carolina Cordoval Melo

Anônimo

Redator(a) Web - Integrate Software e Technology

Nenhum comentário:

Postar um comentário