Pages

UX e UI no mundo digital



UX e UI no mundo digital

São termos muito utilizados no meio digital, mas poucas pessoas sabem o que ele significa e como ele é aplicado. Por mais que suas siglas e termos sejam parecidos, eles não são a mesma coisa.

Para que possamos entender o papel do UX e do UI no mundo digital, vamos relembrar um pouco sobre o que cada termo significa:

UX – A experiência (sentimento) de uma pessoa ao utilizar um produto ou serviço.

UI – A interação (a forma como interage) de uma pessoa ao utilizar um produto ou serviço.

Para saber mais sobre UX e UI, leia os artigos:


O mundo digital


Com as constantes mudanças tecnológicas, é normal ver que os usuários se tornaram mais exigentes. A tecnologia facilitou a vida das pessoas, sem falar no tempo que as pessoas gastavam para realizar uma tarefa, que hoje pode ser realizada em minutos ou segundos.

Portanto, os usuários de hoje valorizam mais seu tempo e exigem mais do meio digital para que isso seja levado em consideração.

No mundo digital a UI é utilizada para entregar uma boa interação entre máquina e usuário. Ela cuida de toda a estrutura e ações que uma interface (sites, app, sistemas, etc.) deve possuir, ou seja, todas as transições, cores, formas, layout. Tudo o que o usuário precisa identificar para que aconteça uma interação.

Já a UX é utilizada para identificar a experiência (sensação, sentimento) entre o produto ou serviço e o usuário. 

Ela é responsável por facilitar a aproximação do usuário com a ferramenta (site, app, sistemas, etc.) de forma mais intuitiva, sempre observando o sentimento que aquela interação proporciona.

Vamos a um exemplo:


No meio digital, podemos explicar um UI como o desenho (layout, apresentação) de um site e como o usuário o utiliza, por exemplo. O site consegue mostrar todas as funções de forma clara e objetiva para que o usuário consiga interagir com ele?

Já o UX no meio digital poderia ser explicado como o sentimento relacionado a este site. O usuário conseguiu realizar as tarefas que ele buscava naquele site? Ele ficou contente/satisfeito com a interação que ele teve com aquele site? Sim, não? Por quê?

Conclusão:


A UI e a UX podem não ter o mesmo significado, mas devem ser trabalhadas em conjunto, para que a experiência do usuário seja a melhor possível.

Antigamente, bastava ter um site para bastava. Mas hoje é preciso pensar além de ter um site. É preciso pensar no usuário para conseguir alcançar suas metas. Por este motivo a UI e UX se tornaram grande referência para um projeto bem sucedido.

Pensando nisso, a Integrate trabalha sempre com a união destes dois termos em nossos projetos. Conheça nossos serviços em nosso site www.integrate.com.br ou entre em contato pelo telefone (31) 33448177.

Anônimo

Redator(a) Web - Integrate Software e Technology

Nenhum comentário:

Postar um comentário