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O que significa UX?



O que significa UX?


Atualmente se ouve dizer muito sobre UX, mas muitos ainda não conhecem sua definição e onde ele é aplicado. Vamos tentar esclarecer estas dúvidas neste artigo.

Primeiro, UX é uma abreviação de User Experience (experiência do usuário). É basicamente o que o usuário sente ao utilizar um produto, sistema ou serviço. Já conseguiu entender tudo agora? Não? Tudo bem, explicaremos melhor.

Experiência do usuário


Vamos imaginar que você esteja com fome e prefira jantar fora a fazer sua própria comida. Então você vai a um novo restaurante e pode ter diferentes experiências. A comida pode ser muito boa, o atendimento perfeito, o ambiente maravilhoso.

Ou a comida pode ser ruim, o atendimento péssimo e ambiente muito barulhento. Ou ainda, a comida pode ser ótima, mas o atendimento é ruim e o ambiente era agradável.

É comum o termo UX ser associado a uma coisa boa, mas não é bem assim. A experiência do usuário é todo tipo de experiência, seja ela positiva, negativa ou ambas.

Onde podemos aplicar o UX?


O UX pode e deve ser aplicado em tudo e em todos os lugares. Seja em produtos ou serviços, a experiência do usuário sempre vai existir. Portanto é importante se preocupar em melhorar sempre esta experiência.

É aí que entram os profissionais de UX, que vão identificar e elaborar melhorias para que o produto ou serviço seja uma experiência positiva para o usuário.

Porque trabalhar a UX em sua empresa?


Trabalhar o UX é realizar um conjunto de práticas e mindsets que estudam os diversos processos dentro de um serviço ou produto, como usabilidade, design, acessibilidade, marketing, performance do sistema e utilidade, por exemplo. E as vantagens de se trabalhar o UX em sua empresa são:

  • Aumento da produtividade do usuário
  • Diminuição dos erros do usuário
  • Diminuição dos gastos com treinamento
  • Economia de dinheiro fazendo alterações mais cedo no ciclo de vida do produto
  • Diminuição dos gastos com suporte a clientes/usuários
  • Aumento das vendas
  • Redução de custos de suporte ao consumidor e SAC
  • Economia fazendo alterações mais cedo no ciclo de vida do produto
  • Redução dos custos de treinamento de vendedores externos e implementação
  • Uma UX positiva é tão importante para o usuário quanto para a empresa, pois um usuário feliz se torna um ótimo divulgador de sua marca.


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Anônimo

Redator(a) Web - Integrate Software e Technology

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