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O crescimento do Marketing Mobile – Parte III


Assim com informamos, esta é a terceira e última parte do artigo. Para não ficar por fora dos tópicos dos artigos anteriores, leia também “O crescimento do Marketing Mobile – Parte I” e “O crescimento do Marketing Mobile – Parte II”.

Esperamos que nestas três partes deste tema, possamos ajudar nossos leitores a entenderem o funcionamento do mercado web nos dispositivos mobiles, que hoje predominam praticamente todos os mercados.
 

Segue então a continuação da lista das tendências do marketing mobile:
 
- A DOMINAÇÃO DOS APLICATIVOS E MÍDIAS SOCIAIS
 
O ano de 2016 será o ano da inovação em aplicativos. A integração entre aplicativos, mídias sociais e e-commerce será cada vez maior e melhor. Algumas plataformas sociais bastante conhecidas, como o Instagram e o Pinterest, já deram os primeiros passos para se transformarem em centros comerciais. O Instagram tem agora a opção “Compre Agora”, e o Pinterest a opção “Pins”. Ainda vai demorar até que os aplicativos substituam completamente os websites, mas 2016 será um ano crucial para a adoção de aplicativos.
 
Muitos dizem que as pessoas não compram em mídias sociais, pois elas só servem para relacionamento. Mas estas plataformas estão buscando mudar este conceito acabando com as barreiras entre web, mídia social, aplicativo e e-commerce. E com todos eles se misturando, muitas possibilidades se abrem.
 
Até agora os aplicativos só tinham uma funcionalidade, mas a partir deste ano de 2016, os aplicativos se preocupam mais em como se tornar parte integrante da vida do usuário, pois os aplicativos escolhidos por estes usuários refletirão em seus estilos de vida. A partir daí as empresas perceberão as vantagens de visibilidade on-line de se ter um aplicativo dedicado. Então as empresas terão a obrigação de proporcionar uma experiência positiva para os usuários que navegam através de um dispositivo móvel. Acompanhar as tendências é uma das maneiras de não ficar para trás.
 
- O MARKETING E A INTERNET DAS COISAS
 
Novas possibilidades surgirão com as novas tecnologias, como criar experiências interativas. Temos alguns exemplos, como; iBeacons e RFIDs.
 
O iBeacon são transmissores pequenos, que através do BLE - Bluetooth Low Tecnology Energia - detectam os dispositivos nas proximidades, possibilitando o envio de conteúdo e ofertas direcionadas.
 
O RFID (Radio Frequency Identification) é um dispositivo que possui um chip e uma antena, que faz uma identificação única para uma marca. Exemplo disso serão pulseiras e cartões RFID que junto de aplicativos permitem que participantes de um evento interajam de novas maneiras. Os visitantes de um evento podem compartilhar suas experiências com seus amigos online, baseado em localização e permitindo interação em tempo real.
 
Além da tecnologia das coisas, claro, que adicionará uma camada de serviços em objetos e equipamentos do seu dia a dia, assim como o exemplo de uma geladeira que se conecta à web e faz pedidos de itens que estão faltando, permitindo novas maneiras do envolvimento com clientes.
 
- A EXPANSÃO DA TECNOLOGIA VESTÍVEL
 
Não será de se espantar quando a tecnologia vestível estiver cada vez mais presente em nosso cotidiano. Um chapéu, em relógio, calças, sapatos e até camisas poderão ser capazes de se comunicarem com a web. E isso significará um novo canal para os profissionais de marketing digital, que precisarão entender e dominar novas técnicas de marketing.
 
A tecnologia vestível não chega ao mesmo nível da tecnologia de realidade virtual, mas esses dispositivos ganharão mais destaque e atração em 2016. Esses dispositivos mudarão o cenário de marketing local e diminuirá as linhas entre marketing digital online e o marketing tradicional.
 
- ENFIM A REALIDADE VIRTUAL
 
Já não é nenhuma novidade que dispositivos de realidade virtual estejam sendo preparados para serem lançados nos próximos anos. E em 2016 já podemos ver um destes dispositivos disponíveis no mercado, como o Oculus Rift, mais dedicado a uma aplicação específica como jogos e vídeos. Mas com certeza haverá outros dispositivos em breve, para uso geral.
 
Estes dispositivos irão introduzir uma nova forma de publicidade on-line. Mídias sociais, vídeos, mensagens, e-mail, todos terão nova forma de interação com seus usuários através dos dispositivos de realidade virtual.
 
Existe sempre a chance de a realidade virtual não cobrir as expectativas de seus investidores, não passando de um modismo temporário, mas assim como os Oculus Rift, muitos milhões de dólares foram investidos neste segmento, de forma que será difícil fazer com que não tenham um impacto positivo na maneira como os consumidores serão envolvidos.
 
- OS PROFISSIONAIS DO MARKETING MOBILE
 
Na velocidade em que as transformações e as dinâmicas do marketing evoluem, profissionais, mesmo formados, não serão capazes de dominarem tudo o que o mercado requer sem certa prática no seguimento.  Hoje existem profissionais focados em sucesso do cliente e outros focados em Growth Hacker, algo novo no Brasil, profissionais focados em produção de conteúdo.
 
Justamente por essas grandes mudanças, surgirão novas funções e carreiras em marketing, e estes profissionais serão cada vez mais necessários. Para o profissional de marketing digital, o ano de 2016 promete ser um ano de grandes oportunidades e muito trabalho. E os que possuírem uma boa formação serão cada vez mais disputados por agências e empresas que oferecerão generosas remunerações devido à escassez dessa mão de obra cada vez mais solicitada.
 
Mas olhando por outro lado, estes profissionais precisarão entender o porquê as coisas acontecem ou devem acontecer. As equipes precisarão estar por dentro de tudo isso, pois apesar de cada profissional trabalhar em um setor, todas as estratégias se complementarão. Serão necessários novos formatos e horários de trabalho, pois poderá ser necessário ter uma pessoa interagindo nos canais da empresa nos sábados de madrugada ou moderando comentários e gerenciando crises em um domingo de tarde, pois os clientes serão cada vez mais exigentes.
 


E com essas informações, a Integrate espera manter seus leitores informados sobre as novas tendências, e que estejam preparados para o que a evolução da tecnologia proporciona e proporcionará para melhorar seus empreendimentos.
 
A Integrate se mantém sempre atualizada neste seguimento e em outros também, para melhor poder atender a seus clientes, sempre com o objetivo de crescimento para ambos.




Autor(a): Carolina Cordoval Melo

Carolina Cordoval Melo - Redatora Web - Integrate Software e Technology

Redatora Web pela empresa Integrate Software e Technology especializada em Inbound Marqueting e Marqueting de Conteúdo.

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