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O crescimento do Marketing Mobile – Parte I


Poucas coisas impactaram tanto o nosso estilo de vida quanto os dispositivos móveis. Justamente por isso é preciso entender que as tendências no mercado mobile só tende a aumentar. Em 2015 o uso de dispositivos móveis ultrapassou o uso de computadores, tornando-se imprescindível a otimização da publicidade on-line voltada para dispositivos móveis.



Os dispositivos móveis hoje fazem parte de toda a nossa rotina, e especialistas apontam que o avanço da tecnologia mudará o cenário da indústria, permitindo que as marcas conheçam melhor o seu cliente e possam praticar ações mais direcionadas. Sejam em aplicativos, vídeos, etc., os dispositivos móveis já dominam as estratégias de marketing.



O ano de 2016 promete ser ainda maior a tendência do marketing digital, e já é possível vislumbrar um aumento significativo da presença de pequenas e médias empresas no mercado on-line. 



Como a lista de tendências o Marketing Mobile é grande, vamos dividir este artigo em três partes, para que o conteúdo não fique tão longo e para que permita o melhor processamento das informações pelos nossos leitores. Então vamos ver quais são algumas das tendências do Marketing Mobile a partir de 2016:



- A DOMINAÇÃO DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS SOBRE O DESKTOP

Com o uso de dispositivos móveis ultrapassando o uso de computadores, as pesquisas mostram que os dados com origem em volume de tráfego em dispositivos móveis vêm crescendo significativamente. Só no ano passado, este aumento foi de 77%. O aumento no uso de smartphones oferece uma grande oportunidade para as empresas atingirem seu público em qualquer lugar e em qualquer momento.

O mundo está cada vez mais barulhento em nossos dispositivos móveis e a publicidade explícita já não funciona mais. Isso mostra que é preciso um maior e melhor orçamento em marketing para que o conteúdo de uma empresa chegue até seu público. Por isso em 2016 os comerciantes estão priorizando a contratação de marketing mobile para chamar a atenção de seus clientes.

Estamos sempre conectados, pois não existe mais a expressão “vou olhar na internet” porque já estamos o tempo todo. Novos aplicativos são lançados no mercado todos os dias, dificultando o sucesso das empresas. E quanto mais conectados estamos, precisamos e exigimos mais conteúdo para competir pela atenção na nossa empresa.

- A MUDANÇA NA PUBLICIDADE COM A DOMINAÇÃO DOS VÍDEOS

Mesmo que a publicidade nativa não seja uma nova notícia, só agora os mercados estão começando a adotá-la, e isso inclui também o vídeo móvel e vários formatos de anúncios in-app. Os posts nas redes sociais com vídeos já engajam muito mais que posts contendo apenas imagens ou texto. Só para ter uma noção, o YouTube é o segundo maior buscador no mundo, depois do Google.

Mas propagandas no formato de vídeo não são algo novo. O diferencial a partir de 2016 é que as publicidades em vídeo serão implementadas na serp pelo Google. O Google já exibe vídeos em resultados de pesquisa, devido ao aumento de usuários que estão se tornando mais receptivos a anúncios desse tipo. O que faz com que surjam inúmeras oportunidades de publicidade móvel.

Plataformas como o Facebook e o Twitter já usam esses tipos de anúncios em forma de vídeos que rodam automaticamente. Vídeos que duram um determinado tempo no ar, como no Snapchat, oferecem conteúdo a sua audiência e se fortificam como ferramentas para negócios. O Snapchat já é a terceira rede social mais utilizada pelos Millennials entre 18 a 34 anos.

- MAIS INFORMAÇÕES DETALHADAS SOBRE NOSSOS CLIENTES

Com o constante desenvolvimento da tecnologia de segmentação, atingir o público certo está mais fácil que nunca. E atingir este público com a mensagem certa, no momento certo é ainda mais importante para o objetivo da empresa.

Finalmente podemos fazer um uso mais adequado e eficiente com a grande quantidade de dados coletados, criando interações mais significativas, e isso será mais fácil com a ajuda dos dispositivos móveis.

A quantidade de dados que coletamos hoje em dia é muito grande e dar sentido a esses dados para criar o impacto desejado pela empresa não é fácil. Segundo a Gartner Research, até 2020, mais de 20 milhões de dispositivos irão gerar dados sobre quase todos os temas imagináveis. E a empresa que aproveitar o poder que vem desse mar de informações e souber usar em seu benefício, ultrapassarão seus concorrentes no processo.

- CONEXÃO COM CLIENTES EM MARKETING DE CONTEÚDO

Um aplicativo perde em média 77% de seus usuários diários nos primeiros três dias de seu lançamento. Manter um cliente é mais barato do que tentar adquirir um novo. Agora é preciso realmente se importar com seu público. Mais de 80% das campanhas são focadas em cliques e não dão muita atenção ao conteúdo exibido. Mas com o crescente avanço do marketing mobile, isso precisa mudar para gerar resultados melhores.

As mídias sociais permitiram que as pessoas soubessem tudo o que queriam saber sobre qualquer assunto. E isso deu voz ao consumidor. A tendência agora é ser realmente honesto e humano, pois em algum momento o marketing perdeu este sentido e começou a produzir publicidade chata, intrusiva, falsa e explícita para chamar a atenção dos clientes. Mas hoje em dia se a empresa não construir um marketing de conteúdo, os consumidores irão rejeitá-la.

A maneira de ganhar a confiança do consumidor é a criação de um marketing que agregue valor e informação ao dia a dia das pessoas. É preciso construir progressivamente um relacionamento com seu público alvo. As empresas que possuem fãs de seus conteúdos publicitários, ganha muito com a ajuda destes indivíduos, pois eles sabem de tudo sobre a empresa, são capazes de defendê-la e divulgam seu serviço gratuitamente. Como não se importar com este indivíduo e todos os outros que só fazem agregar a sua empresa? Por isso o marketing de conteúdo é uma tendência em destaque, além de suas táticas custarem 60% menos que as ações do marketing convencional.

- MELHORES ANÁLISES DE DADOS PARA AS BUSCAS MOBILE

Com a introdução da indexação de apps pelo Google, as empresas que possuem este recurso, logo terão as vantagens dessa visibilidade online. Isso pode fazer com que o aplicativo móvel domine o mercado web móvel. Mas como deixar este serviço atraente ao consumidor?

Informação. Este é o verdadeiro poder do marketing de conteúdo. Na parte de análise de dados web, nós tivemos importantes avanços este ano, permitindo obter dados cada vez mais detalhados e informações sobre os acessos em nossos sites e resultados de campanhas de marketing.

O Big Data tende a se tornar cada vez mais, uma presença maior no arsenal de ferramentas do marketing online. Os dados são analisados de forma cada vez mais refinados para planejar estratégias, público alvo e retenção de clientes. Os dados são usados para segmentar à publicidade e entregar conteúdo de relevância. E estes dados que a web fornece, poderão definir o que funciona ou não.


No próximo artigo, a Integrate continuará falando das tendências do Marketing Mobile. Fique por dentro do que pode fazer a diferença para sua empresa na busca pelo sucesso.




Autor(a): Carolina Cordoval Melo

Anônimo

Redator(a) Web - Integrate Software e Technology

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