Pages

Como criar um podcast


Entre os formatos de conteúdo hoje disponíveis, o podcast é um dos que mais tem gerado interesse no público, devido ao seu uso em situações que requerem mobilidade, como no trânsito ou ao caminhar na rua.

O que é um podcast?

Os podcasts são arquivos de áudio transmitidos pela internet, que funcionam de forma análoga ao rádio digital.
Este tipo de formato é recomendado para quem quer consumir conteúdo enquanto realiza outra atividade. É utilizado para transmitir palestras, debates e programas. Mas também é possível criar um podcast para falar sobre os assuntos que você domina e que possam ser atrativos e ensinar algo seu público.

Como criar um podcast?

Para criar um podcast, basta seguir estes oito passos básicos:
1) Escolha um tema para seu podcast – Foque em um tema que domine e lhe agrade.
2) Defina os participantes do podcast – Convide pessoas que sejam autoridade nos temas escolhidos.
3) Planeje o conteúdo que será abordado – Elabore um roteiro simples do que vai falar. Faça, no mínimo, alguns tópicos  e anotações com dados e estatísticas.
4) Faça uma preparação vocal – Desenvolva sua dicção e faça alguns exercícios vocais antes de gravar.  Treine falar o conteúdo antes de gravar, para ficar mais confortável na “hora da verdade”.
5) Separe o equipamento para gravar – Procure dispor de um bom microfone, seja ele de mesa, de lapela ou de mão. Até seu smartphone pode ser utilizado, desde que você controle o silêncio no ambiente.
6) Edite seu podcast – Há diversos aplicativos disponíveis para edição de áudio. Procure cortar partes desnecessárias.  Se for usar fundo musical, escolha músicas adequadas para a dinâmica de sua fala.
7) Publique seu podcast – Existem plataformas gratuitas exclusivas para hospedagem de áudio, como a Soundclound, que contam com ferramentas de publicação e até estatísticas de downloads.
8) Divulgue seu podcast – Utilize suas redes sociais, canal no YouTube e até blog para que mais pessoas tenham acesso a seu conteúdo em áudio. Faça chamadas atrativas e divulgue trechos do seu conteúdo . Vale até mesmo compartilhar em seus grupos de Watsapp, por exemplo.
Seguindo os passos acima, você terá maior possibilidade de alcançar seus objetivos de comunicação com melhor qualidade de conteúdo. Siga as dicas e boa sorte!
Quer saber mais sobre marketing digital? Inscreva-se abaixo em nossa newsletter e veja mais dicas para turbinar  o seu negócio.

Elias Rodrigues de Sousa

Redator(a) Web - Integrate Software e Technology

Nenhum comentário:

Postar um comentário