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Marketing de Conteúdo | Entenda sobre o assunto



O que é marketing de conteúdo?


O Marketing de Conteúdo consiste em criar, distribuir e promover conteúdos relevantes para seu cliente, com a intenção de atrair, captar e fidelizar.

Este conteúdo pode ser educacional, profissional, tutorial ou até mesmo conteúdo de entretenimento. Mas o conteúdo precisa entregar certo valor ao consumidor. Portanto, não é escrever sobre o que sua empresa faz, sobre seus produtos e suas vantagens.

Marketing de Conteúdo é o oposto disso. É falar sobre seu nicho de mercado, mas com conteúdos que ajude seu público a identificar suas necessidades. Tudo isso sem impor os produtos e serviços que sua empresa oferece.

Porque utilizar?


Mas se o conteúdo divulgado não pode ser sobre os produtos ou serviços que a empresa oferece, porque devo utilizar o Marketing de Conteúdo?

Seu principal objetivo é formar um público fiel. E através de conteúdo valioso, é possível atrair, envolver e estimular seus clientes. Este conteúdo pode ser entregue através de artigos em um blog, download de e-books ou vídeos, etc..

Dependendo da qualidade do material, é possível solicitar algo em troca, por exemplo;

Conteúdos simples, mas de qualidade entregue de forma gratuita.

Conteúdo mais específico, que agregue maior conhecimento para o usuário, pode ser entregue mediante o cadastro de e-mail, por exemplo.

Conteúdo técnico, que ensine determinado assunto ou tarefa ao usuário, pode ser entregue mediante o cadastro de e-mail, nome e telefone, por exemplo.

Ou seja, quanto mais valioso o conteúdo que sua empresa disponibiliza, mais informações você pode solicitar para seu público. Claro que alguns conteúdos devem ser disponibilizados gratuitamente para que seu público possa ter interesse em se aprofundar no assunto e assim te passar as informações solicitadas.

Desta forma, sua marca fica conhecida como uma empresa que entende tudo sobre seu nicho de mercado e que possui um bom relacionamento com seus clientes, ajudando-os com materiais relevantes, que possam auxiliar com seus problemas e suas dúvidas sem custo.

Vantagens


  • Maior visibilidade na internet: Com diversos conteúdos, de qualidade, seu site ou blog pode ganhar bastante destaque na internet, ganhando os primeiros resultados nos buscadores.
  • Reconhecimento da marca: Sua empresa passa a ser conhecida como uma expert em seu nicho de mercado, gerando fidelização. 
  • Maior interação com o público: Novos canais de interação com seu público, onde ele possa entrar em contato e tirar suas dúvidas.
  • Educa o mercado: Com conteúdos ricos, muitas pessoas conseguem entender o que seu nicho de mercado oferece e conseguem identificar a necessidade de seus serviços ou produtos.
  • Gera e qualifica leads: Os conteúdos atraem leads e os qualificam durante o processo para se tornarem clientes, pois eles já conhecem o que sua empresa oferece e identificaram suas necessidades.
  • Gera defensores da marca: Com clientes fidelizados, é possível criar defensores de sua marca, que ajudam na divulgação de seus produtos/serviços, divulgando os valores e a cultura de sua empresa, se tornando propagadores de sua marca e atraindo novos leads.


Conclusão


O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing de longa duração com o intuito de atrair e fidelizar seu público através de entrega de conteúdos relevantes e de maneira consistente.

Com ele sua empresa constrói um forte relacionamento com seu público, com a intenção de captar e educar seus leads para um cliente satisfeito e defensor de sua marca.

Gostou do Marketing de Conteúdo? Quer utilizá-lo em sua empresa? Conheça algumas dicas para começar a utilizá-lo imediatamente em nosso artigo “O que escrever em meu blog”.

Tem mais dúvidas sobre o assunto? Deixe seu comentário abaixo. Ele pode se tornar nosso próximo artigo!

Carolina Cordoval Melo - Redatora Web - Integrate Software e Technology

Redatora Web pela empresa Integrate Software e Technology especializada em Inbound Marqueting e Marqueting de Conteúdo.

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