Pages

O que escrever em meu blog. Dicas para encontrar os melhores assuntos



É muito comum surgirem dúvidas quanto a os assuntos que devem ser abordados em um blog, principalmente quando este blog for corporativo, ou seja, de uma empresa.


Com tantos assuntos já disponíveis na internet, é normal ficarmos em dúvida sobre qual assunto devemos tratar em nosso blog. Mas existem algumas dicas que podemos seguir para encontrar um bom assunto.

Conheça bem seu Público-Alvo

Primeiramente, para que seus blogposts sejam lidos, é preciso que o texto seja muito bem escrito. E nada melhor do que conhecer as dúvidas de seus clientes, justamente para saber como esclarecê-las de uma forma simples, mas instrutiva.

Você não precisa adivinhas quais seriam as dúvidas e sonhos de seu público. Você pode perguntar diretamente para eles.

Aproveite os clientes que você já possui e pergunte a eles, seja por e-mail, telefone ou mensagem no “WhatsApp”.

Você pode aprender um pouco mais sobre o seu público-alvo com nosso artigo Como descobrir meu público-alvo?

Você pode fazer perguntas como:
  • Qual a sua maior dúvida em relação aos serviços/produtos que oferecemos?
  • O que você já conhece de nossos serviços/produtos, mas gostaria de explicações mais detalhadas?
  • O que você espera alcançar utilizando nossos serviços/produtos?
  • Quais seus sonhos e objetivos em nossa área?
  • Possui alguma dica ou sugestão que gostaria de compartilhar?

Com as diversas respostas para essas e outras perguntas que você fizer aos seus clientes, você terá uma gama de assuntos para abordar em seus textos. Sem contar que estes textos terão exatamente as informações que seu público-alvo está buscando.

Conheça sobre o que seu concorrente está falando

Fique sempre de olho no que seu concorrente está falando com seu público-alvo. Verifique suas atividades sociais; suas publicações em redes sociais, em blogs. Aprenda também a identificar não só os assuntos do seu concorrente, mas também as dúvidas dos clientes dele.

Fique de olho nos comentários dos clientes de seu concorrente. Se você puder esclarecer as dúvidas deles melhor e mais rápido que seu concorrente, estes clientes podem passar a ser seus.

Cadastre-se e/ou acompanhe os blogs de seus clientes e tenha sempre novas ideias de como abordar e melhorar os mesmos assuntos que ele aborda. Mas claro, não vale copiar o mesmo texto. 

Estude-o e crie textos próprios, com informações relevantes.

Pesquise por palavras chave no Google

Também vale procurar por palavras-chave no Google. Ao digitar, por exemplo, “dietas”, antes de dar enter na pesquisa, o próprio Google te dá algumas dicas dos assuntos mais buscados com aquela palavra-chave.

Lembrando que palavra-chave pode conter uma, duas ou mais palavras. Escolha as palavras-chave relacionadas a sua área de atuação e aproveite as dicas que o Google te dá para criar textos que são bastante procurados na internet.

Utilize ferramentas para te auxiliar

Existem algumas ferramentas que podem te auxiliar a encontrar alguns temas mais buscados na internet, como:

Google Trends: A ferramenta apresenta gráficos com a frequência em que um termo particular é procurado, a sua popularidade por regiões e linguagens e comparações de volume de procura entre duas ou mais condições.

Além disso, é uma ferramenta gratuita.

Com essas dicas, dificilmente você ficará sem assunto para o seu blog. Além de aprender muito mais sobre o seu público-alvo e como ajudá-lo.

Ainda restou dúvidas? Tem sugestões de assuntos para abordarmos? Deixe seu comentário abaixo e nos ajude a criar mais conteúdo para poder ajudá-los, e conheça mais sobre nossos serviços em nosso site!

Carolina Cordoval Melo - Redatora Web - Integrate Software e Technology

Redatora Web pela empresa Integrate Software e Technology especializada em Inbound Marqueting e Marqueting de Conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário