É muito comum
surgirem dúvidas quanto a os assuntos que devem ser abordados em um blog,
principalmente quando este blog for corporativo, ou seja, de uma empresa.
Com tantos assuntos já disponíveis na internet, é normal
ficarmos em dúvida sobre qual assunto devemos tratar em nosso blog. Mas existem
algumas dicas que podemos seguir para encontrar um bom assunto.
Conheça bem seu Público-Alvo
Primeiramente, para que seus blogposts sejam lidos, é preciso que o texto seja muito bem
escrito. E nada melhor do que conhecer as dúvidas de seus clientes, justamente
para saber como esclarecê-las de uma forma simples, mas instrutiva.
Você não precisa adivinhas quais seriam as dúvidas e sonhos
de seu público. Você pode perguntar diretamente para eles.
Aproveite os clientes que você já possui e pergunte a eles,
seja por e-mail, telefone ou mensagem no “WhatsApp”.
Você pode aprender um pouco mais sobre o seu público-alvo
com nosso artigo Como
descobrir meu público-alvo?
Você pode fazer perguntas como:
- Qual a sua maior dúvida em relação aos serviços/produtos que oferecemos?
- O que você já conhece de nossos serviços/produtos, mas gostaria de explicações mais detalhadas?
- O que você espera alcançar utilizando nossos serviços/produtos?
- Quais seus sonhos e objetivos em nossa área?
- Possui alguma dica ou sugestão que gostaria de compartilhar?
Com as diversas respostas para essas e outras perguntas que
você fizer aos seus clientes, você terá uma gama de assuntos para abordar em
seus textos. Sem contar que estes textos terão exatamente as informações que seu público-alvo está buscando.
Conheça sobre o que seu concorrente está falando
Fique sempre de olho no que seu concorrente está falando com
seu público-alvo. Verifique suas atividades sociais; suas publicações em redes
sociais, em blogs. Aprenda também a identificar não só os assuntos do seu
concorrente, mas também as dúvidas dos clientes dele.
Fique de olho nos comentários dos clientes de seu
concorrente. Se você puder esclarecer as dúvidas deles melhor e mais rápido que
seu concorrente, estes clientes podem passar a ser seus.
Cadastre-se e/ou acompanhe os blogs de seus clientes e tenha
sempre novas ideias de como abordar e melhorar os mesmos assuntos que ele
aborda. Mas claro, não vale copiar o mesmo texto.
Estude-o e crie textos
próprios, com informações relevantes.
Pesquise por palavras chave no Google
Também vale procurar por palavras-chave no Google. Ao
digitar, por exemplo, “dietas”, antes de dar enter na pesquisa, o próprio
Google te dá algumas dicas dos assuntos mais buscados com aquela palavra-chave.
Lembrando que palavra-chave pode conter uma, duas ou mais
palavras. Escolha as palavras-chave
relacionadas a sua área de atuação e aproveite as dicas que o Google te dá
para criar textos que são bastante procurados na internet.
Utilize ferramentas para te auxiliar
Existem algumas ferramentas que podem te auxiliar a
encontrar alguns temas mais buscados na internet, como:
Google Trends: A ferramenta apresenta gráficos com a
frequência em que um termo particular é procurado, a sua popularidade por
regiões e linguagens e comparações de volume de procura entre duas ou mais
condições.
Além disso, é uma ferramenta gratuita.
Com essas dicas, dificilmente você ficará sem assunto para o
seu blog. Além de aprender muito mais sobre o seu público-alvo e como ajudá-lo.
Ainda restou dúvidas? Tem sugestões de assuntos para
abordarmos? Deixe seu comentário abaixo e nos ajude a criar mais conteúdo para
poder ajudá-los, e conheça mais sobre nossos serviços em nosso site!
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