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Como criar uma persona?





Ao criar a persona, você precisa de informações que descrevam as características do seu cliente em potencial. Destacamos que quanto mais informações você tiver sobre seu público, mais completas suas personas serão.

Para isso, você pode usar as seguintes perguntas para ajudá-lo a construir uma imagem do seu comprador: 



  • Trabalho (cargo, função, rotina) 
  • Empresa (segmento, tamanho, etc.) 
  • Objetivos (o que pretende alcançar) 
  • Desafios (problemas enfrentados) 
  • Informação e conteúdo (como busca informações) 
  • Hábitos de compra (onde compra, como compra, produtos que já usou, etc) 

Esse planejamento permitirá que você possa entender os aspectos do seu cliente para atendê-lo melhor. Claro que não são as únicas perguntas possíveis. Confira mais alguns exemplos:

  • Qual é o seu cargo? 
  • O que você faz no trabalho? 
  • Como seu trabalho é mensurado? 
  • Conte-me como é a sua rotina no trabalho? 
  • Quais habilidades são necessárias para executar suas tarefas? 
  • Quais são as ferramentas que você usa diariamente? 
  • Qual é o segmento de sua empresa? 
  • Qual é o tamanho da empresa? Quais são suas principais responsabilidades? 
  • Quais são seus principais objetivos? 
  • Para você, o que é ser bem sucedido em seu trabalho? Quais são os maiores desafios em seu trabalho? 
  • Quais são os maiores problemas que você encontra para atingir seus objetivos? Como você aprende novas habilidades e informações para o seu trabalho? 
  • Quais são as principais publicações e/ou blogs que você consome? 
  • Quais são as redes sociais que você faz parte e com qual frequência você as utiliza para aprender algo? 
  • Descreva um pequeno histórico sobre você. (Idade, nacionalidade, família, estado civil, filhos e etc.) 
  • Descreva sobre seu histórico educacional. 
  • Conte um pouco sobre sua trajetória como profissional. 
  • Onde você costuma fazer a maior parte de suas compras? (Loja física / online) 
  • Com qual frequência você realiza compras online? 
  • Você costuma realizar pesquisas antes de fazer compras? 
  • Conte um pouco sobre sua última compra. Onde foi, o que te levou a fazer a compra, houve pesquisa de preço? 

Utilize ferramentas que possam te ajudar com isso, como o e-mail, formulários online e aplicativos de pesquisa de mercado, disponibilizados na internet.

Usando as informações coletadas para criar sua persona

Após finalizar seu quadro, você tem uma serie de informações para fazer a ficha de persona. É por ela que será possível inserir as informações sobre o comprador e entender melhor o mercado no qual você atuará.

A ficha de persona deve conter as seguintes informações:

  • Nome (fictício) 
  • Alguma imagem que ilustre quem é sua persona 
  • Idade 
  • Trabalho 
  • Média salarial 
  • Nível de estudo 
  • Desejos da pessoa 

Como criar uma persona sem ter clientes?


Se você chegou até aqui, percebeu que pode criar a sua persona tendo como base os seus clientes. Mas o que fazer quando você ainda não tem clientes? Te explicaremos a seguir

1. Defina sua área


Se você está começando agora, que tal pensar em um produto/serviço que você já conhece bem?

Depois que você decidir sobre o que falará, qual será sua área de atuação, você perceberá quem são as pessoas que acessam mais seu material. Mesmo que eles não tenham comprado nada em sua página de vendas ainda, você já terá informações sobre quem são as pessoas que mais se interessam pelo ser serviço/produto.

2. Interaja com as pessoas


Para entender melhor o que os seu clientes em potencial precisam, você precisa conversar com eles. Você pode procurar fóruns que estejam relacionados a sua área de atuação.

O Facebook é uma opção. Lá, você encontra grupos voltados para diversos nichos específicos. Aproveite os fóruns de perguntas nesses grupos e analise o perfil das pessoas que estão lá, assim, você consegue definir quem seriam seus clientes, e assim montar sua persona.

3. Crie formulários de pesquisa


Outra maneira para criar uma persona é fazer formulários de pesquisas para que as pessoas respondam. Nesses formulários, você precisa colocar perguntas que relacionem sua área e que sejam uteis para te ajudar a definir um publico.

Disponibilize seus formulários em fóruns sobre o seu nicho, na sua página do Facebook e em seu blog. Depois analise as respostas para entender o perfil do seu comprador ideal.

Porem você precisa tomar cuidado em certos aspectos:

Não faça perguntas demais. Caso seu formulário fique muito grande, pode ser que as pessoas não tenham vontade de responder. Além disso, quanto mais perguntas, mais dados você terá que analisar. 


Leia tambem nosso artigo: PORQUE TER UM BLOG E COMO ELE INFLUENCIA SEUS NEGÓCIOS

E você, possui alguma experiência com a criação de personas? Tem alguma dica que não citamos aqui que acha legal comentar? O que funcionou pra você? Sinta-se em casa e compartilhe comigo nos comentários. E qualquer duvida entre em contato com a Integrate

Unknown

Redator(a) Web - Integrate Software e Technology

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