Muitos se confundem e até acreditam que os dois termos
possuem o mesmo significado, mas cada um possui o um propósito diferente. De
fato, existe sim, uma diferença entre os dois termos.
Você sabia que os termos Mídia Social e Redes Sociais já
existiam antes mesmo da internet?
Claro que antes da internet eles possuíam significados um
pouco diferentes do que vemos hoje, pois foram sendo adaptados ao longo do
tempo para atender a realidade atual.
O Marketing Digital, atualmente é focado em grande parte em
mídias sociais e redes sociais. Por isso, se você deseja trabalhar o marketing
de seu negócio utilizando o meio digital, é importante conhecer a diferença
entre os termos Mídia Social e Rede Social.
Mídias Sociais
Anteriormente definido como “o poder de difundir uma
mensagem de forma descentralizada dos grandes meios de comunicação em massa”,
hoje é definido como “todos os canais ou ferramentas online onde é possível
compartilhar informações e conteúdos, que permitem alguma relação (interação)
com outras pessoas e os conteúdos disponibilizados”.
Diferente da Mídia (televisão, jornal, radio, etc.), a Mídia
Social permite que as vozes individuais possam ser ouvidas. Ou seja, tudo que
está na Mídia Social está disponível para todos lerem, se envolverem e
contribuírem.
O melhor exemplo de Mídias Sociais são os Blogs. São
ferramentas com objetivo de compartilhamento de conteúdo, sendo as relações em
segundo plano.
Os blogs disseminam conteúdo e informações ao mesmo tempo em
que abre espaço para os leitores interagirem com quem compartilhou o conteúdo
(através de comentários, por exemplo).
Segundo Fabio Cipriani, autor de Estratégia em Mídias
Sociais: “qualquer plataforma que permita às pessoas se conectarem mantendo
listas estáveis ou não de relacionamentos para interagir com outras pessoas”.
Agora que já conseguiu entender o que são as mídias sociais,
vamos descobrir o que são as redes sociais!
Redes Sociais
Anteriormente, Rede Social era definida apenas como “criar
relacionamento com as pessoas compartilhando objetivos e valores em comum”,
pois não era preciso estar conectado à internet para fazer parte de uma rede
social.
Atualmente, o termo possui basicamente o mesmo significado,
mas quando voltado para a área digital, ele é definido como “criar
relacionamentos através de ferramentas online (sites de relacionamentos, como
Facebook, Instagram, etc.) com pessoas com as quais possuímos alguma ligação
e/ou interesses em comum”.
Segundo Claudio Torres, autor do livro A Bíblia do Marketing
Digital: “redes sociais são sites ou recursos que permitem a interação e troca
de informações entre pessoas”.
Diferenças entre os termos
Por definição, uma Rede Social não possui o mesmo
significado, mas é uma parte da Mídia Social. Por isso a grande dificuldade em
diferenciar os termos.
Mídia Social
- Foco principal no compartilhamento de conteúdo.
- Plataformas utilizadas para compartilhar conteúdo e
informações.
Rede Social
- Foco principal na criação e/ou manutenção de relacionamentos
entre as pessoas.
- Relacionamento entre pessoas com os mesmos interesses.
- Seleciona uma lista de “amigos” (seguidores) com quem se
deseja manter contato.
Parece complicado, né? Mas fique tranquilo, é comum se
confundir com os termos. Por isso vamos dar um pequeno exemplo:
Quando nos comunicamos com um grupo de amigos no Facebook,
podemos dizer que estamos utilizando uma Rede Social. Quando utilizamos o
Facebook para distribuir conteúdos de uma empresa, por exemplo, podemos dizer
que estamos utilizando uma Mídia Social.
A plataforma (ferramenta) citada no exemplo acima pode ser
considerada tanto uma Mídia Social quanto uma Rede Social, dependendo do uso
que se faz dela. A mesma coisa serve para diversas outras plataformas, tais
como: Twitter, Blogger, WordPress, Instagram, Youtube e etc…
Ou seja, enquanto as Mídias Sociais englobam um cenário mais
amplo, as Redes Sociais são relações entre um grupo de pessoas.
E então, conseguiu entender as diferenças entre os dois
termos? Ainda não? Não se preocupe, basta ficar ligado em nossos artigos que
logo logo você se tornará um mestre no assunto.
Assine nossa Newsletter no campo abaixo e receba e-mails com
nossos artigos semanais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário