Pages

Tipos de mídias sociais

O que são Mídias Sociais?

As mídias sociais apresentam várias características que não estão presente nas mídias tradicionais (jornais, televisão, livros, rádio). As mídias sociais são canais em que os seus usuários conversam e trocam opiniões. Todos os membros, a qualquer momento, podem contribuir com opiniões, sejam elas negativas ou positivas.

Outro fator que difere a mídia social da tradicional é que as Mídias sociais não são finitas, ou seja, não existe um número determinado de páginas ou horas. Assim sendo, quem está ligado no mundo digital já está tirando proveito.

Para evitar que as pessoas fiquem confusas, é importante deixar bem claro que as redes sociais são uma espécie de categoria das mídias sociais, e com o objetivo de estabelecer relacionamentos com bases em comum. Podemos dizer que a mídia social abrange a rede social, para ficar de mais fácil entendimento.

O Twitter é uma ferramenta que costuma gerar muitas dúvidas se é rede social ou uma mídia social. Ele pode ser usado como mídia social se a intenção for de só compartilhar conteúdo, mas ele pode ser simultaneamente pensado como rede social, já que possibilita que pessoas possam conversar e se relacionar entre elas.

Exemplos de mídias sociais

Micro blogs: esse tipo de mídia social tem como objetivo compartilhar conteúdos, de maneira mais objetiva, sendo eficaz e rápida. Bem usada, pode trazer resultados excelentes, que hoje em dia a agilidade faz toda a diferença. Como exemplos, podemos citar: Tumblr, Pownce, Twitter,etc;

Redes sociais:
é o tipo de mídia social que tem como principal característica ter ferramentas de rápida divulgação, e os resultados são ainda mais favoráveis quando utilizados juntamente à um blog. Como exemplos, mencionaremos: Google+, Facebook, Orkut, etc.;) e sites que compartilham informações sobre multimídia (como Vimeo, Flickr, Youtube e Slide Share).

Redes sociais de conteúdo: é um tipo de mídia social que é bem parecida com outras redes sociais já conhecidas, como o Facebook, só que elas estão focadas na criação e no compartilhamento de conteúdo e informações. Como exemplos, temos: Flickr, SlideShare, Youtube, etc.;

Blogs: esse tipo de mídia social é formada por pensamentos e idéias que são expostos em uma página na internet. É interessante que as empresas utilizem essa ferramenta para ficar mais próximo do seu público-alvo, principalmente com a utilização da técnica do SEO (que são maneiras de otimizar o blog para que ele possua mais acesso e melhor alcance).

Leia também o nosso artigo: ENTENDA MELHOR O QUE É SEO 


Agora que você já entendeu que são mídias sociais São canais importantíssimos para uma estratégia de Marketing Digital e quais as principais usadas hoje em dia, comente abaixo o que achou.

Gabriela Gonçalves

Redatora Web pela empresa Integrate Software e Technology especializada em Inbound Marqueting e Marqueting de Conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário