Um site ou website
refere-se a uma página ou agrupamento de páginas relacionadas entre si,
acessíveis na internet através de um determinado endereço.
São diferentes tipos de sites disponíveis na internet. E
neste post vamos mostrar os sete sites mais utilizados atualmente. Desta forma,
você poderá definir qual destes seria o melhor
tipo de site para sua empresa. Confira!
Vamos aos tipos de sites!
1 - SITE INSTITUCIONAL
Este modelo de site possui o objetivo de passar as
informações de uma empresa, negócio ou instituição de forma clara e organizada,
sobre a marca e suas funções e/ou produtos, sem se estender muito sobre cada
assunto.
Normalmente utilizado como a apresentação de um cartão de
visitas online, por empresas que já possuem um público cativo, e que já possui
certo conhecimento sobre algumas das informações sobre a empresa e seus
serviços.
São modelos limitados no ponto de vista do Marketing Digital,
pois desperdiça todo o potencial que a internet pode oferecer com outros
modelos que possuem grandes possibilidades e estratégias para buscar novos
acessos e contatos.
2 - SITE DINÂMICO
Este modelo de site possui o objetivo de oferecer além das
informações sobre a empresa e seus serviços, também informações importantes do
segmento, com o intuito de captar e fidelizar seus visitantes.
Normalmente utilizado por empresas que visam captar e
fidelizar clientes com informações dinâmicas, conteúdo constantemente
atualizado, seja ele textos, fotos ou o layout do site.
Também é considerado um ótimo modelo para trabalhar o
Marketing Digital, pois seu conteúdo vai além do institucional, como a
implantação de um Blog Corporativo, que oferece um conteúdo interessante e
atualizado para seus visitantes.
3 - E-COMMERCE
Este modelo também é conhecido como loja virtual ou comércio
eletrônico, que oferece um catálogo de produtos com descrições detalhadas para
venda e diversas formas de pagamento.
Normalmente utilizado por empresas que possuem grande
quantidade de produtos para venda. Este modelo de site é uma forma de vitrine
virtual de uma empresa, facilitando a escolha do usuário, sua forma de
pagamento e retirada/entrega do produto.
Considerado o melhor modelo para venda de produtos, como a
Livraria Saraiva e Lojas Americanas, por exemplo. No entanto, manter um
e-Commerce requer um trabalho intenso, pois é preciso ser atualizado sempre
(incluir produto, excluir produto, troca de preços, cálculo de frete, etc.).
4 - ONE-PAGE
Este modelo possui todas as informações principais em uma
única página. As informações são bem definidas, divididas e arquitetadas na
mesma página. O site pode conter também outras páginas, mas as principais
informações devem ser apresentadas na Home.
No site One-Page, ao clicar em certos links do menu, o site
desce verticalmente para a sessão da informação desejada na mesma página.
Normalmente utilizado para um público mobile, ou seja, um
público que acessa a internet através de dispositivos móveis, como tablete e
smartphone, pois este modelo de site possui a vantagem de serem responsivos e
possuírem um carregamento mais rápido.
Entre todos os modelos, este site está ganhando cada vez
mais espaço no mundo web e também podem
ser trabalhados com o Marketing de Conteúdo.
5 - HOTSITE
Este modelo de site possui um maior apelo visual, geralmente
focado em um público específico, com um tempo de vida útil predeterminado.
Normalmente utilizado para reforçar ações de Marketing, como
lançamento de produtos, serviços ou eventos. Todas as informações deste modelo
sobre um único assunto ou tema, referente a ações específicas.
Muito utilizado em estratégias de Marketing para divulgar
uma ação com um período predeterminado, ou seja, o site é criado para ficar no
ar por um determinado período e logo após deve ser excluído.
6 - LANDING PAGE
Este modelo de site, como o nome diz “Página de
Aterrissagem” possui o objetivo de captar informações de possíveis clientes.
Semelhantes ao Hotsite, sua diferença é oferecer algum tipo de material (ebook,
infográfico, vídeoaula, etc.) em troca de algumas informações de seus
visitantes.
Normalmente utilizado por empresas que buscam captar Leads
(possíveis clientes), através de listas segmentadas. Estas listas permitem um
contato bem direcionado com os Leads, já que através da Landing Page, é
possível identificar o interesse do Lead naquele assunto específico.
No ponto de vista do Marketing Digital, é uma das melhores
estratégias para captar possíveis clientes no meio digital, principalmente
quando vinculadas a campanhas pagas.
Você também pode saber um pouco mais sobre este modelo de
site em nosso artigo “O que
é uma Landing Page?”
7 - PORTAIS
Este modelo é basicamente a junção de todos os sites e muito
mais. Um portal é um site que engloba diversas áreas, como; notícias, serviços,
fóruns, citações, moda, entretenimento. Alguns exemplos de portais são sites
como; G1 ou Yahoo.
Normalmente utilizado por empresas que trabalham com dados e
notícias, vendendo “informação”, e buscam o retorno recorrente de seus
visitantes.
O gerenciamento deste modelo de site é complexo e pode ser
preciso mão de obra terceirizada.
Agora que você conhece os principais sites utilizados na internet, é capaz de identificar a
melhor opção para sua empresa.
Entre em contato com a Integrate
e peça seu orçamento!
(31) 3344-8177 / (31) 98652-1253 - WhatsApp
Nenhum comentário:
Postar um comentário