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Como evitar que meu e-mail caia como spam?


O e-mail ainda é uma das ferramentas de comunicação essenciais e eficientes para o disparo de campanhas de Marketing. Mas a maior preocupação de quem trabalha com este serviço é saber se sua campanha está realmente sendo enviada para a caixa de entrada de seu cliente e não caindo em spam.


Não existe uma fórmula mágica que evite que seu e-mail seja considerado como spam, porque as configurações variam de e-mail para e-mail e de servidor para servidor.

Mas existem práticas corretas que, se aplicadas em sua campanha de e-mail marketing, diminuirão em muito, as chances de seu e-mail ser classificado como spam.

Vamos mostrar algumas destas práticas:

1. CONSTRUA A SUA PRÓPRIA LISTA DE E-MAIL DE CLIENTES

Não compre lista de contatos. Elas não funcionam, pois grande parte de seus e-mails são inexistentes. Não adianta sair enviando e-mail para qualquer um.

Além disso, elas podem destruir a reputação de sua marca por atingir um público que não tem interesse em seus serviços ou produtos e não confiaram seus e-mails à sua empresa.

Muitos pensam que para quanto mais contatos sua campanha for enviada, maiores serão os resultados, mas estão muito enganados. 

Quanto mais pessoas que não possuem interesse em seus produtos ou serviços considerarem e marcarem seu e-mail como spam, sua chance de cair em uma blacklist será grande, e a partir de então todas as campanhas que enviar serão consideradas spam.

E uma vez que seu e-mail, IP ou domínio caem em ima black list, é muito difícil sair.

2. UTILIZE FERRAMENTAS PRÓPRIAS PARA O ENVIO DE E-MAIL MARKETING

Os servidores de e-mail gratuitos, como o GMAIL, HOTMAIL, YAHOO, etc., analisam e identificam os e-mails deste tipo, e os encaminham diretamente para a caixa de spam de seu cliente.

As ferramentas de e-mail marketing são próprias para este serviço, e por este motivo o disparo de uma campanha para uma lista com diversos e-mails não são considerados uma forma de análise para o critério do spam.


3. MANTENHA UMA BOA RELAÇÃO TEXTO x IMAGEM

Quando você faz um envio utilizando apenas imagens (em geral, salva no formato JPG), as chances de sua mensagem chegar à caixa de entrada diminuem bastante.

Quanto menos imagens, melhor. Sim, imagens incrementam seu e-mail, deixam ele apresentável. No entanto, para o e-mail marketing não são recomendadas. Isso acontece porque os programas antispam avaliam os e-mails que possuem somente imagem dando uma pontuação muito ruim, que poderá caracterizá-lo como spam.

Mas não precisa ser um e-mail só com textos. Basta equilibrar sua campanha de e-mail usando 50% de imagem e 50% de texto.

4. ESCREVA UM ASSUNTO CLARO, CURTO E OBJETIVO

Cuidado com o que escreve no assunto do e-mail. O título certo no assunto do e-mail pode te ajudar a obter os resultados esperados. Evite usar títulos longos e em caixa alta.

O ideal é criar títulos de até 50 caracteres e com a menor quantidade de pontuação possível, que seja simples e curto. Se quiser destacar alguma palavra, prefira utilizar o negrito ou sublinhado.

Evite também utilizar termos como; “Frete Grátis”, “Compre Agora”, “Consulte-nos”, “Promoção”, “Oferta”, “Grátis”, “Desconto”, “Clique Aqui”, “Não perca”, “Compre Já”, “Dinheiro”, “Crédito” ou valores com “R$”, etc.. Estes termos ou expressões são classificados automaticamente como spam.

5. PERMITA QUE O SEU CLIENTE POSSA SAIR DE SUA LISTA DE CONTATOS

Todos os usuários devem ter o direito de não querer mais receber suas campanhas de e-mail marketing. Por isso é importante dar ao usuário, a opção de opt-out (link de descadastramento) para retirar seu e-mail de sua lista de contatos e não receber mais suas campanhas de e-mail marketing.

Se um usuário não deseja mais receber seus e-mails e não tiver a opção de se descadastrar, a primeira reação deste usuário será encaminhar seu e-mail para a caixa de spam. E isso trará mais consequências negativas, além de perder o contato, como, gerar reclamações que reduzem a credibilidade de sua empresa.

6. ENVIE CONTEÚDO QUE SEU CLIENTE QUEIRA VER

É importante saber o interesse de seus clientes e montar listas de contatos de acordo com o interesse de cada usuário. Assim você pode segmentar campanhas com conteúdos que realmente interessam aos seus clientes.

Não foque apenas em promoções. Os interesses de seus contatos não estão apenas em descontos ou promoções. Dê um conteúdo relevante ao seu cliente e crie vínculos. Desta forma o usuário terá maior interesse em saber tudo o que sua empresa pode oferecer.

7. CUIDADO COM A FREQUÊNCIA DOS ENVIOS

Mesmo que o usuário tenha autorizado receber suas campanhas de e-mail marketing, se os envios forem excessivos, podem acabar incomodando seu possível cliente, fazendo com que ele os marque como spam.

Ao mesmo tempo que suas campanhas não podem ser excessivas, também não devem ser muito esporádicas, ou os usuários podem se esquecer que autorizaram o recebimento de suas campanhas e assim considera-las como spam futuramente.

O e-mail marketing é um grande canal de comunicação direta com o público alvo, ideal para campanhas de marketing e divulgação de produtos ou serviços.

 Portanto é importante respeitar as boas práticas citadas acima para que seu e-mail seja mais eficaz e chegue à caixa de entrada de seu contato.

Leia também nosso artigo O que é spam?

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Conheça mais dicas importantes como essa em nossos artigos semanais, ou entre em contato com a Integrate (31)33448177 / (31)986521253 – WhatsApp e conheça nossos serviços em nossa Central do Cliente.


Autor(a): Carolina Cordoval Melo

Anônimo

Redator(a) Web - Integrate Software e Technology

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