Pages

O que é spam?

A definição de spam são e-mails não solicitados, enviados para um grande número de pessoas. O conteúdo pode conter diversos assuntos, sendo o mais comum de assuntos comerciais. Famoso ao ser considerado um tormento para os usuários de e-mail. Mas é importante não confundir Spam com E-mail Marketing. Então como podemos identificá-los e nos proteger deles?

O termo spam é de origem inglesa, de significado “mensagem eletrônica” recebida, mas “não solicitada” pelo usuário. Spamming é o termo utilizado para a prática de envio em massa de spam e Spammer é o termo utilizado para descrever o autor do spam. A linha que distingue o que é spam e o que é e-mail marketing é muito tênue.
O e-mail marketing é utilizado para divulgação de produtos, serviços e informativos, com o consentimento do usuário de e-mail. Para receber um e-mail marketing o usuário deve se inscrever na lista de contatos da empresa aceitando receber e-mail dela, podendo se descadastrar e cadastrar novamente sempre que desejado.
O spam é utilizado para divulgação de produtos, serviços, informativos, além de coletor de dados e distribuição de arquivos maliciosos, sem consentimento do usuário de e-mail. Enviado em grande escala, para muitos e-mails de uma vez. Para receber um spam o usuário de e-mail não precisa se cadastrar em nenhuma lista de contatos de nenhuma empresa, e em alguns casos o usuário não possui a possibilidade de se descadastrar da lista de contatos que recebe os spams. Basta ter seu e-mail exposto na internet para que qualquer um possa pegá-lo e lhe encaminhar um spam.
O que fazer para evitar receber spams?

Não cadastre seu e-mail em qualquer site (procure se cadastrar apenas quando o assunto da empresa realmente lhe interessar).

Evite responder correntes ou mensagens estranhas.

Utilize filtros antispam em sua conta de e-mail.

Mantenha seu antivírus sempre atualizado.

O impacto da internet no mundo da comunicação foi tão grande que acabou por absorver diversas práticas, boas e ruins. E a vantagem do baixo custo de investimento é um dos maiores motivadores para o envio de spam, causando inconveniência para o usuário.
É importante se proteger dos spams, principalmente dos maliciosos, que podem infectar sua máquina e utilizá-la para o envio de mais spams, sem seu conhecimento, dificultando a identificação da origem do spam e seus autores, que buscam o anonimato para se protegerem.



Leia tambem nosso artigo Como evitar que meu e-mail caia como spam?

Em caso de dúvidas a respeito do envio de spams e e-mail marketing, consulte-nos. A Integrate se mantém a disposição para esclarecer as dúvidas de seus clientes e leitores.


Autor(a): Carolina Cordoval Melo

Carolina Cordoval Melo - Redatora Web - Integrate Software e Technology

Redatora Web pela empresa Integrate Software e Technology especializada em Inbound Marqueting e Marqueting de Conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário