A definição de spam são e-mails não solicitados,
enviados para um grande número de pessoas. O conteúdo pode conter
diversos assuntos, sendo o mais comum de assuntos comerciais. Famoso ao
ser considerado um tormento para os usuários de e-mail. Mas é importante
não confundir Spam com E-mail Marketing. Então como podemos identificá-los
e nos proteger deles?
O termo spam é de origem inglesa, de
significado “mensagem eletrônica” recebida, mas “não solicitada”
pelo usuário. Spamming é o termo utilizado para a prática de envio em
massa de spam e Spammer é o termo utilizado para descrever o autor
do spam. A linha que distingue o que é spam e o que é e-mail
marketing é muito tênue.
O e-mail marketing é utilizado para divulgação
de produtos, serviços e informativos, com o consentimento do usuário de
e-mail. Para receber um e-mail marketing o usuário deve se inscrever na
lista de contatos da empresa aceitando receber e-mail dela, podendo se descadastrar
e cadastrar novamente sempre que desejado.
O spam é utilizado para divulgação de
produtos, serviços, informativos, além de coletor de dados e
distribuição de arquivos maliciosos, sem consentimento do usuário
de e-mail. Enviado em grande escala, para muitos e-mails de uma vez. Para
receber um spam o usuário de e-mail não precisa se cadastrar em nenhuma
lista de contatos de nenhuma empresa, e em alguns casos o usuário não possui a
possibilidade de se descadastrar da lista de contatos que recebe os spams.
Basta ter seu e-mail exposto na internet para que qualquer um possa
pegá-lo e lhe encaminhar um spam.
O que fazer para evitar receber spams?
Não cadastre seu e-mail em qualquer site (procure se
cadastrar apenas quando o assunto da empresa realmente lhe interessar).
Evite responder correntes ou mensagens estranhas.
Utilize filtros antispam em sua conta de e-mail.
Mantenha seu antivírus sempre atualizado.
O impacto da internet no mundo da comunicação foi tão grande que acabou por absorver diversas práticas, boas e ruins. E a vantagem do baixo custo de investimento é um dos maiores motivadores para o envio de spam, causando inconveniência para o usuário.
É importante se proteger dos spams,
principalmente dos maliciosos, que podem infectar sua máquina e utilizá-la
para o envio de mais spams, sem seu conhecimento, dificultando a identificação
da origem do spam e seus autores, que buscam o anonimato para se
protegerem.
Leia tambem nosso artigo Como evitar que meu e-mail caia como spam?
Em caso de dúvidas a respeito do envio de spams e e-mail marketing, consulte-nos. A Integrate se mantém a disposição para esclarecer as dúvidas de seus clientes e leitores.
Em caso de dúvidas a respeito do envio de spams e e-mail marketing, consulte-nos. A Integrate se mantém a disposição para esclarecer as dúvidas de seus clientes e leitores.
Autor(a): Carolina Cordoval Melo
Nenhum comentário:
Postar um comentário