Pages

Se os dados se perderem, sua empresa está preparada?

Atualmente as empresas reconheceram o valor de manter sua empresa conectada com a rede de dados da internet para uma melhor estrutura, armazenamento e analises de dados.

Mas infelizmente o que muitas destas empresas não consideram é que imprevistos acontecem. E quando acontece, a maioria das empresas não se encontram preparadas para eles. Apenas 10% das empresas que passam por um desastre sem um plano de recuperação de dados, se recuperam em seguida.
É preciso proteger os dados e informações importantes, que servem para previsões estratégicas da empresa. Nos dias de hoje, o capital estratégico mais valioso das empresas é sem dúvida a informação. Alguns desastres podem acontecer sem nenhum aviso, como enchentes, incêndios, terremoto, roubo, furto ou até mesmo erro humano.
Por este motivo se faz necessário se pensar em um plano contra a perda de dados, um plano de recuperação destas informações, implantando políticas eficazes de recuperação de dados.
Ao pesquisar sobre a melhor forma de preservar estas informações vitais, optar por uma solução tecnológica mais segura, que possibilite a criação de uma cópia de seus arquivos na nuvem ou um backup externo pode ser um bom caminho. O melhor e mais econômico meio de evitar perda de arquivos é fazer cópias de segurança.
Além de armazenar seus dados em nuvem e realizar backups, sua empresa também pode adotar as redes privadas virtuais (VPNs), uma conexão privada entre dispositivos autenticados e a nuvem de uma empresa ou internet. Assim, para acessar os dados restritos da empresa, será preciso fazer login em uma VPN, uma rede onde só trafegam usuários autenticados e sem interferência de terceiros.
A forma como sua empresa irá proteger seus dados deve ser estudada detalhadamente, para que não haja problemas com dados perdidos ou roubados. O importante é proteger seus dados de forma segura e que permita a recuperação deles, caso seja necessário.


É preciso ressaltar, que mesmo com uma proteção, seja interna ou externa, é indicado que as empresas realizem backups de todos os seus sistemas sempre que possível, para prevenir situações de prejuízo. Afinal, cuidar dos dados de sua empresa é cuidar de sua solidez em longo prazo.
Então dê a devida importância ao plano de recuperação de dados. O prejuízo para empresas, caso informações cruciais sejam perdidas, é com certeza muito maior do que o investimento que poderia ter sido feito para evitar tais perdas.

Leia também nosso artigo O poder do armazenamento em nuvem

Entre em contato com a Integrate para qualquer esclarecimento e conheça nossos planos em nossa Central do Cliente.




Autor(a): Carolina Cordoval Melo

Anônimo

Redator(a) Web - Integrate Software e Technology

Nenhum comentário:

Postar um comentário