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O QUE É OUTBOUND MARKETING?



Ao contrário do Inbound Marketing, o Outbound Marketing pode ser definido como a estratégia tradicional de marketing. Exemplo: enquanto no Inbound Marketing você aguarda o peixe morder a isca, no Outbound Marketing você joga uma rede. São consideradas ações de Outbound Marketing comerciais de TV, rádio, internet, telemarketing, mala direta, flyers e links patrocinados, por exemplo.

Esse tipo de marketing cresceu muito com o uso de propagandas no rádio, TV, jornais, revistas, mala direta, cartazes, patrocínio de eventos, enfim, nos meios mais tradicionais de publicidade.

Mas, além desses meios, podemos encontrar o Outbound no meio digital também. Você provavelmente já foi interrompido por uma propaganda enquanto assistia a um vídeo na internet, certo? Banners, emails em massa e pop-ups são alguns tipos de publicidade presentes no outbound marketing.

O investimento no Outbound difere bastante do Inbound pois as mídias são bem mais caras. No Outbound, se, por exemplo, você precisar cortar o investimento de uma hora para outra, você “some” da mídia. Isso é algo que não acontece no Inbound, já que seus conteúdos continuam na internet e podem ser acessados a qualquer momento.

EXEMPLO DE OUTBOUND MARKETING NA PRÁTICA

Engana-se quem pensa que o Outbound serve só para empresas antiquadas ou muito tradicionais. Essa metodologia pode ser usada por varias empresas.

Ações que podem funcionar para atração de novos clientes, por exemplo, seria fazer folhetos de promoções e distribuir nos comércios mais próximos, um anuncio na rádio da região e, até mesmo, uma ação de panfletagem na porta do estabelecimento.

Pensando também no digital, a empresa poderia fazer mídia paga direcionando para um público específico da região onde a empresa se encontra.

Usando essas ações mais tradicionais não necessariamente a empresa vai atingir quem está interessado, mas no meio dessas pessoas expostas a esses tipos de ações podem ter aquelas que no momento se sentirão atraídas pela oferta e se tornarão clientes.

VANTAGENS DO OUTBOUND MARKETING PARA A SUA EMPRESA

Como já dito, as novas tecnologias têm rapidamente mudado o comportamento do consumidor. Fica cada vez mais difícil chamar a atenção do seu público e mantê-lo interessado no que você tem a dizer. Isso exige novas soluções para velhos problemas.

Inclusive, um novo conceito de outbound marketing foi. A estratégia foi batizada de outbound marketing 2.0. Tal cenário parte da ideia de que diferentes pessoas têm diferentes habilidades e conhecimentos.

Essa modernização do conceito deu vida nova ao outbound marketing. Antes dada como uma técnica morta por muitos profissionais, acabou tendo a sua importância renovada. Desde então, contar com uma boa estratégia de outbound marketing no negócio passou a ser visto não apenas como interessante, mas necessário.

ROI(Retorno sobre Investimento) mais rápido

Ao contrário do inbound marketing, no qual os resultados são esperados para longo e médio prazo, o retorno sobre investimento (ROI) do outbound pode se dar muito mais rápido.

Por exemplo, as boas práticas de SEO, características do inbound, podem levar algum tempo até atingirem o público. E isso acontece até mesmo porque o método leva em consideração como os consumidores pesquisas nos mecanismos de busca – e isso pode ser algo bem subjetivo.

Por mais bem conduzida que seja a estratégia, seu conteúdo não vai para a primeira página do Google de maneira instantânea. Leva tempo, por vezes um longo prazo.

Agora, quando você anuncia sua oferta no display do Google, por exemplo, você tem a certeza de que seu anúncio irá começar a ser exibido imediatamente para um público segmentado.

Além disso, para avaliar se esse prazo para o ROI está bom ou não, é preciso levar em consideração o tempo do ciclo de vendas de cada produto.

Mensurável
As estratégias de outbound não permitem uma análise com dados precisos sobre o desempenho de cada ação. É diferente do que acontece no inbound marketing, graças às ferramentas de web analytics.

Mas isso não significa que você não possa colher dados e insights importantes sobre o seu negócio. Afinal de contas, como o ROI se dá em curto prazo, você consegue ter uma amostra para análise mais rápida.

Informações como sazonalidade das vendas de cada produto e qual a melhor abordagem e discurso para falar com seu público são exemplos de dados que podem ser analisados. Eles têm o poder de ajudar sua empresa a ajustar as estratégias para que o resultado desejado seja atingido.

Velocidade para validar premissas

Por consequência, com a possibilidade de ter dados qualitativos e quantitativos em menos tempo, o outbound marketing permite validar suas premissas rapidamente.

Já no inbound marketing, isso acontece geralmente entre seis meses e um ano. Assim, você consegue avaliar se seu lead realmente condiz com seu público-alvo. E também se o seu discurso e os canais de comunicação estão transmitindo o posicionamento que você quer da forma correta.

Segmentação assertiva

Lembra quando falamos de outbound 2.0?

Então, essa evolução do outbound marketing proporciona uma equipe de vendas muito mais segmentada em um nicho de mercado. Ela conhece as necessidades do público-alvo e pode utilizar isso a seu favor durante seu discurso.

A estratégia também se revela particularmente eficaz com transações envolvendo produtos de alto valor agregado, nas quais o processo de vendas é mais complexo e consultivo. Embora o público ainda possa pesquisar outras empresas, ele busca por um contato mais pessoal através de encontros presenciais ou eventos da indústria e feiras comerciais.

Vem daí a grande importância de contar com um time de vendas bem preparado. O contato do vendedor ou representante pode acontecer de forma muito mais segmentada, personalizada e assertiva.

EXEMPLOS DE ESTRATÉGIA DE OUTBOUND MARKETING

Como você deve ter notado, o outbound marketing integra vários elementos com os quais as equipes e profissionais de marketing já estão acostumados. São ações e estratégias clássicas e tradicionais, mas não menos importante.

Vamos falar em detalhes sobre algumas delas agora.

Geração de leads

Um dos principais objetivos do outbound marketing também é trazer leads e gerar interesse para os produtos ou serviços oferecidos por uma empresa. Na maioria das vezes, os leads começam a chegar em maior quantidade quando se oferece um incentivo.

Ou ainda convidando o público para participar de um concurso ou promoção que tenha o potencial de resultar em uma recompensa, seja ela monetária ou não.

Telemarketing

O telemarketing se resume em uma comunicação direta através de ligações, para uma lista de contatos previamente adquirida. O ideal é que, ao abordar o possível cliente, você tenha um script definido para conduzir a conversa. Isso ajuda a contornar qualquer objeção imposta pela pessoa do outro lado da linha.

E-mail marketing

Logicamente, as clássicas campanhas de e-mail marketing, oferecendo produtos e serviços com ofertas exclusivas, também se colocam entre as estratégias utilizadas pelas empresas no outbound marketing. Certifique-se que o material conquiste a atenção do cliente já pelo assunto do e-mail, utilizando pouco texto e imagens leves.

São pequenos truques que ajudam para estimular a abertura e a leitura do seu conteúdo.

Links patrocinados

Os anúncios nesse formato são uma ótima estratégia para impactar e gerar tráfego para seu site através dos mecanismos de buscas. Mas não apenas neles como também em outros sites que tenham espaços reservados para esse tipo de publicidade. Sua eficácia se dá, principalmente, pelo fato de eles corresponderem em grande parte com aquilo que seu público possa estar procurando.

Anúncios em mídias sociais

Da mesma forma que os links patrocinados, os anúncios nas redes sociais, como Facebook e Instagram, podem ter um efeito bastante positivo na sua prospecção de clientes. O que acontece é que você segmenta de forma mais assertiva quem será impactado pela sua mensagem. Além disso, aumenta as chances de interação e de conversão da sua campanha.

CONCLUSÃO

Se você quiser saber mais sobre como alcançar resultados, iniciando ou aperfeiçoando suas estratégias de outbound, é só continuar acompanhando nosso blog.

O ideal é integrar as duas metodologias em sua estratégia de marketing geral para que haja um crescimento constante e sustentável.

Agora, se quiser ainda mais resultados e todo um time empenhado em garantir o seu sucesso, é só entrar em contato com o time da Integrate.

Leia também nosso artigo O que é Inbound Marketing?

Gabriela Gonçalves

Redator(a) Web - Integrate Software e Technology

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