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O que é lead e por que você deveria trabalhar com esta estratégia?


O que é Lead?

Lead, em Marketing Digital, é um potencial consumidor de uma marca.

Mas como esse interesse é demonstrado?

Geralmente, isso acontece através do preenchimento de dados por parte do usuário em um formulário para receber uma oferta ou uma assinatura de newsletter.

O lead passa a fazer parte do funil de vendas daquela empresa e é trabalhado pela equipe de marketing e vendas em esforços conjuntos no sentido do fechamento do negócio.

Com isso, lead se tornou sinônimo de qualquer visitante que informe seus contatos em troca de algum tipo de conteúdo. Lead também pode ser definido como alguém que entra em contato com a sua empresa interessado em mais informações sobre o seu produto ou serviço.

Um bom programa de gestão de Leads possui diversas vantagens:

  • Permite atrair e reter os potenciais clientes que ainda não estão no momento certo da compra, evitando o “tudo ou nada”
  • Aumenta o número de oportunidades concretas geradas pela área de Marketing;
  • Encurta o ciclo de vendas pela educação e estímulo aos Leads 
  • Aumenta a eficiência e a produtividade da equipe de Vendas por entregar Leads mais preparados e no momento certo
  • Aumenta a retenção do cliente depois da compra, também pela educação e relação de confiança. 

Portanto, a missão de um programa de gestão de Leads é identificar os diferentes estágios pelos quais os potenciais clientes passam e alinhar as informações/conhecimentos adequados para entregá-los em cada estágio.

Mas antes de falarmos sobre gestão de Leads, precisamos definir o que é um Lead.

Leads qualificados


Infelizmente não há garantia de que uma lead se transformará num cliente ou mesmo que retornará ao seu site. Contudo, o mesmo não se aplica à lead qualificada.

E o que é lead qualificado? É uma pessoa que já identificou um problema e está em busca da solução, ou seja, alguém que está realmente considerando comprar seu produto ou contratar seu serviço.

Saber claramente quem são suas leads qualificados permitirá que o time de marketing crie campanhas mais eficientes para alcançar esse consumidor.

Neste estágio é preciso que o conteúdo das suas ações seja mais específico para convencer a lead qualificada de que você oferece a melhor solução.

Mas para realmente conseguir criar uma lista de contatos qualificados, você precisa tanto de autorização por parte do usuário quanto de seu engajamento.

Por isso, jamais compre listas de email.

Aquelas pessoas não solicitaram (nem autorizaram) receber os emails de sua empresa. A consequência será uma péssima imagem para sua empresa e uma insatisfação por parte dos usuários.

Ok, mas qual a importância de um lead?


Entendeu o que são leads? Então agora precisa entender qual a importância deles para o negócio.

No momento que alguém oferece seu e-mail em troca de um conteúdo, esta pessoa se torna um ativo valioso e está mais próxima de se converter em cliente.

Ao se tornar lead, a pessoa está sinalizando que o conteúdo é relevante para ela. Nesse momento a empresa deve intensificar a relação com o lead, oferecendo mais conteúdos de qualidade. Mais para frente isso permitirá realizar uma oferta para ele se tornar um cliente efetivo.

Ou seja, o lead é responsável por potencializar as chances de conquistar um cliente, pois se trata de alguém predisposto a ouvir uma proposta ou a comprar determinado produto.

Por que sua empresa precisa gerar leads?


O segredo do lead está no uso do marketing como isca digital.

Assim, ao lançar um post em blog, uma newsletter ou um e-book, por exemplo, cada uma dessas estratégias se destina a fisgar o público. Para ter acesso a esses materiais, ele deixa seu e-mail registrado.

Pronto: você fisgou um potencial cliente e, de posse de seu contato, pode avançar na relação com ele até que se torne, efetivamente, um consumidor de suas soluções.

Quando se trabalha com leads, uma ação leva à outra, sempre revertendo em benefícios ao negócio. Ao formar uma lista de clientes, você tem um grupo de características homogêneas.

Assim, crescem consideravelmente as suas chances de uma mesma estratégia ser bem aceita por todos eles. É aqui que se encaixa o cultivo de relacionamento com seu público, ou nutrição de leads. Não se trata ainda de vender, mas de agregar valor, de se mostrar parceiro, de ganhar relevância e autoridade.

Assim, quando a necessidade do cliente surgir, de quem você acha que ele irá se lembrar?


O Inbound marketing com uma boa estratégia de geração de Leads pode ser uma das melhores formas de fazer um bom marketing digital com baixo custo.

Sua relação custo benefício é vantajosa para pequenas e médias empresas, e as permite se posicionar no mercado criando autoridade e confiança.

E você, já trabalha com leads ou já pensou em implementar algo assim na sua empresa?

Gabriela Gonçalves

Redator(a) Web - Integrate Software e Technology

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