Muitas pessoas possuem o interesse em investir em Marketing
Digital por conta própria, mas quando se depara com tantas siglas desconhecidas
nos diversos textos sobre o assunto, parece que sai mais perdido do que quando
entrou.
No mundo do Marketing Digital existem muitas siglas, que são
desconhecidos para o público de fora. Por isso, muitos desistem de começar o
marketing digital de sua empresa.
Exemplo:
Nós precisamos
trabalhar o SEO do texto para essa keyword e aumentar o CRO do nosso site.
Assim nosso tráfego orgânico cresce e o número de leads também deve subir
junto.
Conseguiu entender esta frase?
Não se preocupe! Montamos uma lista com X siglas utilizadas
no mundo do Marketing Digital, para que você, que está começando a ingressar
neste meio, possa entender essa e outras frases sobre o assunto.
Confira nossa lista:
AIDA
Abreviação das etapas do processo
de conversão: Atenção, Interesse, Desejo e Ação.
É um modelo que se baseia no comportamento
humano em todo o trajeto para uma tomada de decisão.
CRM
Sigla para Customer Relationship
Managemen (Gerenciamento de relacionamento com clientes).
Geralmente relacionado a
softwares que ajudam a organizar e gerenciar informações e atividades de uma
base de contatos (telefone, e-mail, conversas, reuniões, agendamentos, etc.).
CRO
Sigla para Conversion Rate
Optimization (Otimização de taxa de conversão).
São estratégias adotadas para maximizar a taxa de conversão, que o
visitante realiza, desejada pela empresa.
CTA
Sigla para Call to Action
(Chamada para Ação).
Geralmente apresentado em formato de botão ou links; é um convite para
que o visitante realize uma ação ou tomada de decisão, como clicar no botão,
comprar, fazer um download ou se inscrever em uma newsletter.
CAC
Sigla para Custo de Aquisição de
Cliente.
Uma métrica que avalia o quanto uma empresa está gastando para
conquistar cada novo cliente. É calculado somando o valor investido e dividindo
esse número pelo total de clientes conquistados dentro de um determinado
período. Ajuda no orçamento de ações futuras no marketing.
CPC
Sigla para Custo por Clique.
Uma forma de cobrança de anúncios pagos como Google Ads e Facebook Ads,
por exemplo, no qual o pagamento é feito por cada clique realizado no anúncio.
Muito utilizado em campanhas de link patrocinado, com o objetivo de levar o
consumidor ao site do anunciante.
CPA
Sigla para Custo por
Aquisição.
Uma
forma de cobrança, assim como o CPC, porém calculada em cima de conversões
realizadas, e não cliques.
CTR
Sigla para Click Through Rate
(Taxa de Cliques).
Número de cliques em um anúncio, dividido pelo número de impressões
(visualizações). Quantas vezes seu anúncio foi visto e quantas vezes seu
anúncio foi clicado. Métrica utilizada para avaliar o desempenho de um anúncio.
KPI
Sigla para Key Performance
Indicator (Indicadores Chave de Performace).
São
os indicadores utilizados para medir o progresso de suas campanhas de acordo
com a meta determinada.
MRR
Sigla para Monthly Recurring
Revenue (Receita Recorrente Mensal).
O
valor que sua empresa recebe mensalmente de um cliente.
LTV
Sigla para Lifetime Value of
Customer (Valor do Tempo de Vida – de um cliente).
Esse
é um pouco mais complicado, mas a fórmula geral é a seguinte:
LTV= (MRR médio por
conta x Tempo de vida do cliente)/Taxa de evasão de clientes.
ROI
Sigla para Returno n Investment
(Retorno sobre o Investimento).
É através dessa métrica que identificamos o retorno de investimento em
uma campanha. Quanto sua campanha gerou de lucro, ou não, para sua empresa.
SEO
Sigla para Search Engine
Optimization (Otimização para Ferramentas de Busca).
Conjunto
de técnicas com o objetivo de destacar uma página ou site nas páginas dos
buscadores (Google, Bing, Yahoo, etc.) de forma orgânica.
SEM
Sigla para Search Engine Marketing
(Marketing de Ferramenta de Busca).
Conjunto de técnicas com o objetivo de destacar uma página ou site nas
páginas dos buscadores (Google, Bing, Yahoo, etc.). Utilizado em conjunto com o
SEO e links patrocinados.
CSS
Sigla para Cascading Style Sheets
(Folhas de Estilo em Cascata).
Uma linguagem de estilo para fazer a apresentação de páginas, como
layout de página, cores, fontes, etc.
API
Sigla para Application
Programming Interface (Interface de Programação de Aplicação).
Conjunto de programações que permite a interação entre dois softwares.
E então? Conseguiu entender um pouco? Não fique preocupado,
estamos apenas começando a entender o ramo do marketing.
São tantas siglas e termos que é difícil colocar em apenas
um artigo. Portanto, vamos falar um pouco mais sobre o assunto, com mais siglas
e termos nos próximos artigos. Portanto fique ligado!
Se inscreva em nossa newsletter e receba nossos artigos em
seu e-mail. Você em dia com o mundo digital!
Nenhum comentário:
Postar um comentário