Pages

16 siglas do marketing digital que você precisa conhecer



Muitas pessoas possuem o interesse em investir em Marketing Digital por conta própria, mas quando se depara com tantas siglas desconhecidas nos diversos textos sobre o assunto, parece que sai mais perdido do que quando entrou.

No mundo do Marketing Digital existem muitas siglas, que são desconhecidos para o público de fora. Por isso, muitos desistem de começar o marketing digital de sua empresa.

Exemplo:
Nós precisamos trabalhar o SEO do texto para essa keyword e aumentar o CRO do nosso site. Assim nosso tráfego orgânico cresce e o número de leads também deve subir junto.

Conseguiu entender esta frase?

Não se preocupe! Montamos uma lista com X siglas utilizadas no mundo do Marketing Digital, para que você, que está começando a ingressar neste meio, possa entender essa e outras frases sobre o assunto.

Confira nossa lista:

AIDA

Abreviação das etapas do processo de conversão: Atenção, Interesse, Desejo e Ação.
É um modelo que se baseia no comportamento humano em todo o trajeto para uma tomada de decisão.

CRM

Sigla para Customer Relationship Managemen (Gerenciamento de relacionamento com clientes).
Geralmente relacionado a softwares que ajudam a organizar e gerenciar informações e atividades de uma base de contatos (telefone, e-mail, conversas, reuniões, agendamentos, etc.).

CRO

Sigla para Conversion Rate Optimization (Otimização de taxa de conversão).
São estratégias adotadas para maximizar a taxa de conversão, que o visitante realiza,  desejada pela empresa.

CTA

Sigla para Call to Action (Chamada para Ação).
Geralmente apresentado em formato de botão ou links; é um convite para que o visitante realize uma ação ou tomada de decisão, como clicar no botão, comprar, fazer um download ou se inscrever em uma newsletter.

CAC

Sigla para Custo de Aquisição de Cliente.
Uma métrica que avalia o quanto uma empresa está gastando para conquistar cada novo cliente. É calculado somando o valor investido e dividindo esse número pelo total de clientes conquistados dentro de um determinado período. Ajuda no orçamento de ações futuras no marketing.

CPC

Sigla para Custo por Clique.
Uma forma de cobrança de anúncios pagos como Google Ads e Facebook Ads, por exemplo, no qual o pagamento é feito por cada clique realizado no anúncio. Muito utilizado em campanhas de link patrocinado, com o objetivo de levar o consumidor ao site do anunciante.

CPA

Sigla para Custo por Aquisição.
Uma forma de cobrança, assim como o CPC, porém calculada em cima de conversões realizadas, e não cliques.

CTR

Sigla para Click Through Rate (Taxa de Cliques).
Número de cliques em um anúncio, dividido pelo número de impressões (visualizações). Quantas vezes seu anúncio foi visto e quantas vezes seu anúncio foi clicado. Métrica utilizada para avaliar o desempenho de um anúncio.

KPI

Sigla para Key Performance Indicator (Indicadores Chave de Performace).
São os indicadores utilizados para medir o progresso de suas campanhas de acordo com a meta determinada.

MRR

Sigla para Monthly Recurring Revenue (Receita Recorrente Mensal).
O valor que sua empresa recebe mensalmente de um cliente.

LTV

Sigla para Lifetime Value of Customer (Valor do Tempo de Vida – de um cliente).
Esse é um pouco mais complicado, mas a fórmula geral é a seguinte:
LTV= (MRR médio por conta x Tempo de vida do cliente)/Taxa de evasão de clientes.

ROI

Sigla para Returno n Investment (Retorno sobre o Investimento).
É através dessa métrica que identificamos o retorno de investimento em uma campanha. Quanto sua campanha gerou de lucro, ou não, para sua empresa.

SEO

Sigla para Search Engine Optimization (Otimização para Ferramentas de Busca).
Conjunto de técnicas com o objetivo de destacar uma página ou site nas páginas dos buscadores (Google, Bing, Yahoo, etc.) de forma orgânica.

SEM

Sigla para Search Engine Marketing (Marketing de Ferramenta de Busca).
Conjunto de técnicas com o objetivo de destacar uma página ou site nas páginas dos buscadores (Google, Bing, Yahoo, etc.). Utilizado em conjunto com o SEO e links patrocinados.

CSS

Sigla para Cascading Style Sheets (Folhas de Estilo em Cascata).
Uma linguagem de estilo para fazer a apresentação de páginas, como layout de página, cores, fontes, etc.

API

Sigla para Application Programming Interface (Interface de Programação de Aplicação).
Conjunto de programações que permite a interação entre dois softwares.

E então? Conseguiu entender um pouco? Não fique preocupado, estamos apenas começando a entender o ramo do marketing.

São tantas siglas e termos que é difícil colocar em apenas um artigo. Portanto, vamos falar um pouco mais sobre o assunto, com mais siglas e termos nos próximos artigos. Portanto fique ligado!

Se inscreva em nossa newsletter e receba nossos artigos em seu e-mail. Você em dia com o mundo digital!

Gabriela S Gonçalves

Redator(a) Web - Integrate Software e Technology

Nenhum comentário:

Postar um comentário