Pages

As informações que devem ter em seu site



Chegou o momento mais importante para sua empresa no meio digital, a hora de criar um site. Mas você não sabe por onde começar? Não se preocupe. Ajudaremos você!
O primeiro passo que indicamos é procurar por referências na internet. Procure por empresas concorrentes, que trabalhem no mesmo seguimento que o seu e identifique no site deles os pontos fortes e os pontos fracos.
Desta forma ficará fácil ter uma ideia inicial de como seria a cara de seu site. Mas existem certas informações que devem ter em seu site e não podem faltar. Confira quais são elas!

- LOGOMARCA

Toda empresa deve possuir uma identidade visual. É comum utilizar a Logomarca como base para a identidade visual de uma empresa, como as cores e formas com que ela foi construída. A mesma base pode ser utilizada para o site de sua empresa.
Esta categoria deve ser vista em todas as páginas do site.

- INFORMAÇÕES SOBRE A EMPRESA

É importante informar, mesmo que em um texto curto, quem é sua empresa, o que ela faz, seus objetivos e valores. O visitante deve poder entender o que sua empresa faz e se identificar com suas diretrizes.
As informações podem ser mais completas também, contendo informações como histórico, equipe, certificações, prêmios, etc.
Esta categoria costuma ser vista em uma página do site dedicada especialmente para estas informações.

- PRODUTOS E SERVIÇOS

É uma das partes mais importantes de um site, pois a grande maioria dos visitantes entra em seu site justamente para verificar estas informações. As informações dos produtos e serviços devem ser apresentadas de forma clara e detalhadas.
Também podem ser usadas imagens e vídeos para melhor apresentá-los. Como também é indicado acrescentar um Call to Action (chamada para ação), ou seja, um botão que levará o visitante para uma ação seja ela; colocar o produto no carrinho, comprar o produto ou serviço, realizar contato por ligação, ou preencher um formulário de orçamento.
Esta categoria pode ser dividida em duas áreas do site, por exemplo: na página inicial do site pode conter uma pequena apresentação dos serviços e produtos que sua empresa trabalha e para maiores detalhes sobre eles o visitante é direcionado para uma página específica com maiores informações.

- NOVIDADES/NOTÍCIAS/DICAS

Com a oportunidade de trabalhar o Marketing de Conteúdo, muitos sites possuem uma párea dedicada para um blog corporativo, onde podem publicar sobre diversos assuntos, como artigos, notícias, dicas, eventos e muito mais.
Mas é importante saber que esta categoria precisa de atualização constante, pois informações muito velhas podem passar a impressão de um site abandonado e que a empresa não possui muito interesse em seus visitantes.
Assim como a categoria de produtos e serviços, ela pode ser vista em mais de uma área do site. Isso vai depender do layout que deseja manter em seu site.
Alguns utilizam uma pequena descrição na página inicial com um call to action que encaminha o visitante para uma página específica do site com o texto desejado, ou o encaminham para um blog corporativo, fora do site. Outros não deixam nenhuma descrição na página inicial, mas deixam a opção de acesso ao blog diretamente no menu do site.

- CONTATO

Não adianta ter um site na internet se as pessoas não conseguem entrar em contato com sua empresa. Portanto as informações de contato são essenciais em todo site. As informações devem conter endereço completo, telefone e formulário de contato.
Esta categoria costuma ser vista em mais de uma área, como por exemplo;
·         Telefone no cabeçalho, antes do menu
·         Informações completas e formulário na página inicial (comum em sites One –Page)
·         Informações de telefone e endereço no rodapé do site, que aparece em todas as páginas
·         Informações completas e formulário em uma página específica do site, acessível através do menu.

- LOCALIZAÇÃO

Atualmente são bastante utilizados mapas de localização. Assim o visitante poderá pesquisar a melhor rota para chegar até sua empresa.
Esta categoria pode ser vista, junto com as informações de contato no rodapé do site e/ou em uma página específica de contato e localização.

 - CADASTRO DE E-MAIL

Um pequeno formulário que permite ao visitante cadastrar seu e-mail para receber notícias de sua empresa, como a assinatura de uma newsletter, por exemplo.
Esta categoria costuma ser vista no rodapé do site, que aparece em todas as páginas. Mas também pode ser inserido no blog do site, caso este site possua um blog.

- REDES SOCIAIS

Nos dias de hoje, mesmo sendo uma empresa, é praticamente impossível não fazer parte de algumas redes sociais. É importante apresentar os ícones de suas redes sociais para que o usuário possa ter acesso a elas, caso tenha interesse de conhecer um pouco mais de sua empresa.
Mas é importante a empresa saber quais as redes sociais são as mais indicadas para seu seguimento de mercado e também manter um gerenciamento e atualizações constantes em suas redes sociais.

É claro que existem diferentes tipos de empresas, com diferentes informações. Portanto alguns sites podem conter mais informações que outros. Essa identificação deve ser feita antes de contratar um designer ou empresa especialista.
Uma dica para começar a planejar seu site é identificar primeiro, suas referências, conforme citado no começo do artigo e depois, identificar o melhor tipo de site para sua empresa; institucional, dinâmico, e-commerce, one-page, etc.
Você pode saber mais sobre os tipos de site em nosso artigo “7 tipos diferentes de site. Qual é o melhor tipo de site para sua empresa?”.
Esperamos que nossas dicas tenham ajudado você a dar os primeiros passos para construir um site para sua empresa. Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro de várias outras dicas para sua empresa!


Carolina Cordoval Melo - Redatora Web - Integrate Software e Technology

Redatora Web pela empresa Integrate Software e Technology especializada em Inbound Marqueting e Marqueting de Conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário