Pages

Sites acessíveis para deficientes


Um site acessível permite que qualquer pessoa possa navegá-lo e interagir com o conteúdo, independente se ser uma pessoa sem ou com algum tipo de deficiência, seja ela visual, auditiva, motora, etc.

Segundo dados do Censo de 2010, 23,9% dos brasileiros, ou seja, 45,6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência. Dentre as apontadas, a deficiência visual foi a que mais figurou, chegando a 35,7 milhões de cidadãos com dificuldades visuais, sendo 529 mil deste total, deficientes totalmente cegos.

Um site acessível permite que qualquer pessoa tenha acesso às informações contidas nele, sem barreiras que impeçam sua navegação, ou a leitura de determinado conteúdo.  Para desenvolver um site acessível é necessário seguir alguns padrões, como as diretrizes da Word Wide Web (W3C ).

Para que um site seja acessível, não são precisos recursos especiais, ou implementações tecnológicas de ponta. Conheça abaixo algumas diretrizes para melhorar a acessibilidade de um site.

- Todos os elementos do site devem poder ser ativados pelo uso do teclado.

- O tamanho do texto deve poder ser aumentado pelas opções do navegador, pois para pessoas com dificuldades visuais, esse recurso é essencial. Mantendo sempre a proporção de largura de tela para sites responsivos (sites adaptáveis a qualquer tamanho de tela)

- Devem existir coerência e compreensão do conteúdo com a utilização de leitores de tela. Áudios gravados com a descrição do site são os ideais, pois assim podem ser descritas também as imagens existentes no site.

- Todas as imagens do site devem conter legendadas, ou descrições com texto, principalmente se forem botões de link. Esse tipo de recomendação facilita a leitura de tela;

- Todos os vídeos existentes no site devem conter a tradução para a linguagem de Libras.

- Com relação à usabilidade, os textos dos links devem ser compreendidos fora do seu contexto. Links como "clique aqui" não são compreensíveis para quem ouve, de forma isolada, somente a informação dos links.

- Devem conter opções de contraste de cores, para melhor visualização das informações por parte de deficientes visuais com pouca visão ou até mesmo para dislexos, evitando a perda de foco no conteúdo do site.

- A identificação dos campos de um formulário deve possuir a descrição da funcionalidade de cada elemento, e devem ser detectados com facilidade.

- Deve ser disponibilizado um canal simples de contato com o responsável pelo site.

O principal erro de sites que buscam ser acessíveis é não incluir um texto e/ou áudio alternativo para os elementos não textuais de um site, como imagens e vídeos. 

Um site não pode ser considerado realmente acessível se ao incluir uma imagem ou um vídeo, não for incluído também um texto e/ou áudio que tente transmitir o sentido desses elementos para os usuários que não podem acessá-los, como pessoas cegas, por exemplo.

Um site acessível permite o seu uso por qualquer pessoa, independente de suas características, ou formas de acesso, além de melhorar o desempenho de seu site e melhorar o posicionamento nos buscadores.

Gostaria de saber mais sobre como tornar seu site acessível? Entre em contato com a Integrate Tecnologia (31) 3344-8177 / (31) 986521253 - Whatsapp e retire suas dúvidas com nossos especialistas.


Conheça nossos serviços em nossa Central do Cliente.

Anônimo

Redator(a) Web - Integrate Software e Technology

Nenhum comentário:

Postar um comentário