Pages

Aprendendo com a Internet

Desde o surgimento da Internet, a forma de aprendizado vem mudando em todo o mundo. Acessível a todos, a Internet hoje se tornou uma ferramenta de conhecimentos úteis, ou não. É sempre bom aprender coisas novas. E com a Internet possuímos uma grande quantidade de informações que nos ensinam tudo que queremos saber.

Com a grande expansão da Internet ficou fácil conseguir dividir conhecimentos com o mundo todo. Sejam em forma de cursos pagos, cursos gratuitos ou tutoriais, se tivermos tempo e disciplina, podemos aprender de tudo um pouco com toda a informação disponível na Internet.
Claro que para ter uma qualificação desejável, não basta apenas assistir alguns vídeos no Youtube, mas para aquelas pessoas que desejam aplicar este conhecimento em sua rotina particular, basta procurar uma informação na rede, que logo surgem diversas formas de ensinar e aprender determinada coisa.

Além dos conhecimentos básicos que precisamos para sobreviver, como matemática, português, história, geografia, etc... Com a Internet podemos aprender também, a cozinhar desde pratos simples a pratos sofisticados, aprendemos a tocar um instrumento (qualquer instrumento), aprendemos a desenhar, a fazer artesanatos, a construir um móvel, a aplicar dinheiro na bolsa, a falar qualquer idioma, a programar, e muitas coisas mais.
Sites como o YouTube comportam uma infinidade de canais especializados nos mais variados temas, e é ele que tem concentrado grande parte dos criadores desse tipo de conteúdo. No YouTube, todo usuário é um professor em potencial. Qualquer conhecimento é compartilhado por cidadãos geradores de conteúdo.
Tutoriais são ótimas ferramentas de estudo, porém, em determinados assuntos é necessário buscar por aqueles que são feitos por profissionais adequados e que entendam sobre todo o processo de trabalho. Pois é preciso entender que isso abre margem para a atuação de maus profissionais, o que pode gerar uma falta de qualidade no conteúdo exposto.
É possível encontrar cursos interessantes e gratuitos, realizados por profissionais qualificados, distribuídos pela Internet. E alguns deles possuem até mesmo certificados aceitos como qualificação para uma vaga de emprego, por exemplo. Listamos abaixo alguns sites que oferecem diversos cursos gratuitos:
  • Buzzero

O Buzzero é um site com mais de 1500 cursos em diversas áreas. Outros cursos custam em média R$20,00. Ao total são 21.000 cursos online (entre pagos e gratuitos).
  • Sebrae

O Sebrae possui diversos cursos online para quem está iniciando uma empresa ou está planejando abrir uma empresa. Todos os cursos são gratuitos e bem informativos.
  • LearnCafe

A LearnCafe é um site com mais de 600 cursos diferentes. A maioria dos cursos são bem básicos. Os cursos são produzidos pelos próprios usuários, ou seja, é uma colaboração entre os dois usuários: estudantes e professores.
  • e-Aulas da USP

O portal da USP possui uma gama incrível de cursos. Lançado recentemente, o número de aulas está crescendo. A tendência dentro da USP é disponibilizar cada vez mais conteúdo digital. Não apenas aulas, mas também artigos científicos, etc.
  • Fundação Bradesco

A Fundação Bradesco possui cursos voltados ao administrativo e tecnologia como Banco de Dados, Desenvolvimento de Aplicações, Governança de TI, Informática, Infraestrutura, Segurança, Sistemas Operacionais e Microsoft Office.
  • FGV Online

A Fundação Getúlio Vargas possui uma lista de diversos cursos, voltados para empreendedores. Ela foi a primeira instituição brasileira a ser membra do OpenCourseWare Consortium – OCWC, um consórcio de instituições de ensino que oferecem cursos de graça pela internet.
  • Senado Federal

O Senado Federal também possui uma série de cursos totalmente grátis e ministrados online. São cursos voltados sobre o Legislativo, Gestão Administrativa no Setor Público, Direito Eleitoral, entre outros. Alguns cursos possuem tutoriais.

Com a correria do dia-a-dia e preços elevados, não existe muito tempo e disposição para aprender algo novo. Mas com a Internet esta realidade não bate. Praticamente todo o conhecimento do mundo está disponível mediante um simples clique.
Pesquise nos motores de busca da internet etiquetas como: “utilidades”, “tutoriais”, “conselhos”, “empreendedorismo”, “dicas”, entre outros, com o intuito de encontrar artigos interessantes e educacionais, vídeo aulas ou tutoriais e terá todo o conhecimento que precisa.

Fique atento às dicas que a Integrate oferece em nosso Blog e fique por dentro de tudo que é interessante e relevante no mundo web. Conheça também nossos serviços em nossa Central do Cliente ou entre em contato pelo telefone (31) 33448177.




Autor(a): Carolina Cordoval Melo

Anônimo

Redator(a) Web - Integrate Software e Technology

Nenhum comentário:

Postar um comentário