Pages

Sistema Operacional iOS

iOS é um sistema operacional móvel (antes chamado de iPhone OS) responsável por fornecer uma gama de serviços que busca tirar o máximo possível do hardware, desenvolvido pela Apple originalmente para o iPhone. Hoje utilizado também em iPod, iPad e Apple TV. Possui recursos nativos como mapas, notas, agenda, central de jogos, calendário e assistente de voz chamada Siri.

Lançado em junho de 2007 para ser utilizado nos gadgets da Apple, como tela multi-touch, navegador de internet, mapas e aplicativo de e-mail. Até então, visto apenas como uma adaptação do OS X, o sucesso foi tão grande que mais de 200 mil aparelhos foram vendidos em seu lançamento e o estoque precisou ser reabastecido às pressas.
No início o sistema foi o primeiro a introduzir gestos como a “pinça” pra ampliar e diminuir a tela e tocar a tela e arrastar para deslizá-la de um lado para outro, tudo isso utilizando os dedos ao invés de canetas stylus, e rodando apenas aplicativos nativos.
Em 2008 foi liberado a versão 2.0 do sistema operacional, com o lançamento do iPhone 3G, já batizado de iPhone OS. E assim foram surgindo ao longo dos anos, novas versões melhores do iOS, e cada vez mais novidades como o Game Center, a primeira central de jogos onde o jogador poderia fazer amigos e desafiá-los para partidas multiplayer. Aplicativos como o App Store e o MobileME fizeram sucesso, transformando um simples celular em uma máquina muito potente, mas suas maiores novidades foram: a assistente virtual Siri, sincronia com o iTunes via Wi-Fi, iCloud e o aplicativo de Banca.
O sistema operacional iOS possui atualizações imediatas. Quando identificado um erro que afeta determinados dispositivos, uma vulnerabilidade ou um ataque, a Apple faz a correção o mais rápido possível e a atualização fica disponível gratuitamente para todos os modelos e dispositivos, sejam novos ou antigos.
Possui integração completa com outros dispositivos. Seja utilizando o iPhone, iPad, Mac, Apple Watch ou Apple TV. Qualquer um destes dispositivos podem interagir entre si, em qualquer lugar onde estiver.
A Apple desenha, desenvolve e aperfeiçoa seu sistema operacional para um único hardware. Pode até parecer que o iPhone, o iPad ou a Apple TV são diferentes, mas eles são, essencialmente, o mesmo dispositivo, a mesma arquitetura, mais potente ou menos potente, mas tudo está otimizado para operar em apenas um ambiente, que permite melhores recursos e sistema de gestão de energia.

A versão mais recente do sistema operacional é o iOS 10.3.2, disponível para todos os usuários de iPads e iPhones/iPods touch compatíveis. No dia 05/06/2017 a Apple apresentou a nova versão (ainda não disponibilizada até o momento) do sistema operacional, o iOS 11. Nesta nova versão, foi feito uma reformulação no App Store, a assistente pessoal Siri passa a fazer traduções e será lançado um kit para desenvolvedores criarem jogos que explorem a realidade aumentada.

Fique por dentro das novidades em nosso blog com nossos artigos semanais. Conheça os serviços oferecidos pela Integrate em nossa Central do Cliente ou entre em contato pelo telefone (31) 3344-8177.


Autor(a): Carolina Cordoval Melo

Anônimo

Redator(a) Web - Integrate Software e Technology

Nenhum comentário:

Postar um comentário