Pages

Sistema Operacional Android

Android é um sistema operacional (SO) baseado na plataforma Linux, direcionado principalmente para dispositivos móveis, e possui um simpático robozinho como mascote. Um sistema aberto, onde diversos desenvolvedores podem atuar juntos, desenvolvendo melhorias conforma novas tecnologias vão surgindo.

O sistema operacional são programas que gerenciam todas as tarefas de um dispositivo, e nos fornece uma interface visual que permitem que qualquer pessoa consiga, de forma intuitiva, usar praticamente todos os recursos de um computador, ainda que o usuário não saiba escrever uma linha sequer de programação. Assim como o Windows nos computadores, o Android é o responsável por gerenciar todas as tarefas e recursos de um smartphone ou tablete, por exemplo.
Android surgiu em 2003, na cidade de Palo Alto na Califórnia, desenvolvido por Andy Rubin e uma equipe de empresários que fundaram a Android Inc. Durante a ascensão dos dispositivos touchscreen, o Android Inc. foi definido como uma nova forma de desenvolvimento e distribuição de softwares. A ideia era oferecer um sistema gratuito para todas as pessoas que quisessem ter acesso a ele e também ser simples aos desenvolvedores.
Com a chegada do Google, adquirindo o Android em 2005, e após o lançamento do primeiro celular a executar o Android T-Mobile G1 (HTC Drean) em 2008, o sistema operacional não demorou a conquistar espaço com centenas de dispositivos rodando Android com as mais variadas especificações de hardware.
Seu desenvolvimento é realizado atualmente pela Open Handset Alliance (consórcio entre diversas empresas de hardware, software e telecomunicações) juntamente com a empresa de tecnologia Google, o que permite fazer com que seus aplicativos móveis chegue ao máximo de mãos possíveis.

Várias versões do Android já foram lançadas e, curiosamente, todas essas versões receberam nomes de doces, como Android 4.4 KitKat ou 5.0 Lollipop. O sistema Android está entre os grandes serviços do Google e é o sistema mais usado em smartphones no Brasil, ultrapassando o iOS da Apple, usado apenas no iPhone, e também os celulares Windows Phone, que contam com o sistema operacional da Microsoft.
Uma das vantagens do Android é a grande quantidade de aplicativos disponibilizados por meio do Google Play Store. São mais de 1 milhão de aplicativos, gratuitos ou pagos, que permitem transferir muitas tarefas do seu computador para seu celular ou tablete.
Outra das vantagens do Android é a integração dos serviços Google à partir de uma conta de e-mail Google solicitado logo no primeiro login do dispositivo. Gmail, Agenda, Docs, Mapas, Buscador Google, Reader, dentre outros, são integrados diretamente no dispositivo com o sistema operacional Android.
O Android possui várias funcionalidades que permite que sejam realizadas diversas atividades com o celular na mão. Ele se encontra além de um sistema operacional, sendo toda uma linguagem de programação que pode ser aplicada em qualquer tipo de equipamento, desde celulares, tablet’s, televisores, geladeiras, vídeo games, câmeras digitais, etc.

Atualmente o Android é o sistema operacional móvel mais utilizado em todo o mundo, possuindo grande variedade de fabricantes que o disponibilizam em seus smartphones, sendo possível encontrar um smartphone na medida certa para vários perfis.

Conheça os serviços oferecidos pela Integrate em nossa Central do Cliente ou entre em contato pelo telefone (31) 3344-8177.


Autor(a): Carolina Cordoval Melo

Anônimo

Redator(a) Web - Integrate Software e Technology

Nenhum comentário:

Postar um comentário