Pages

O que são botnets?

Uma coleção de programas conectados à internet que se comunica com outros programas similares, a fim de executarem certas tarefas. Muito utilizado para fins ilegais e prejudiciais aos usuários. Entenda como e por que.

Antes de entender o que são botnets, é preciso entender o que são os bots.
Este tipo de ameaça leva este nome por se parecer com um robô. É um tipo de malware que transforma um computador infectado em um zumbi, pois permite que o hacker ou cracker obtenha o controle completo do computador infectado através de uso remoto sem o conhecimento do usuário. Em outras palavras, os criminosos distribuem um malware que transforma seu computador em um bot. E o computador passa a executar tarefas automatizadas via internet sem que você fique sabendo.
O principal interesse na criação de um bot é o reconhecimento e ganho financeiro. Os bots são comumente utilizados para infectar grandes quantidades de computadores. E estes computadores infectados formam uma rede chamada de botnets. Este tipo de malware é extremamente perigoso e um dos menos conhecidos pelos usuários.
Os botnets são basicamente redes de computadores infectados por bots semelhantes, que executam tarefas automaticamente. Com centenas de computadores ligados com bots sob o seu comando, o criminoso pode captar dados bancários, enviar mensagens de spam, disseminar vírus, etc.. Passam a ser utilizados para uma série de atividades ilegais.
Com centenas ou milhares de computadores infectados, os ataques são facilmente acobertados, dificultando a identificação dos criminosos invasores. O rastreamento, quando realizado, pode levar a máquina de usuários que nem sequer sabem que seu computador era um bot, que ajudava os criminosos sem seu conhecimento.

Os botnets causam muitos prejuízos. Estima-se que a infecção por botnets atinge anualmente cerca de 500 milhões de máquinas no mínimo, podendo haver aumento deste número a cada ano. Muitos botnets já foram encontrados e removidos da Internet.
E por este motivo vale lembrar o ditado; “é melhor prevenir do que remediar”. Pois nem sempre nossos programas antivírus estão preparados para remover estes malwares. Portanto, é fundamental ter um bom firewall instalado em seu computador e manter seu sistema operacional sempre atualizado.

Aproveite as informações e dicas que a Integrate traz em seus artigos e fique sempre em dia com o mundo da web. Conheça nossos serviços em nossa Central do Cliente.


Autor(a): Carolina Cordoval Melo

Anônimo

Redator(a) Web - Integrate Software e Technology

Nenhum comentário:

Postar um comentário