Pages

Diferenças entre REALIDADE VIRTUAL e REALIDADE AUMENTADA

Muito se houve falar de realidade virtual, mas pouco se conhece da realidade aumentada e as diferenças entre as duas tecnologias. O conceito das duas é bastante parecido, mas existem grandes diferenças na execução delas.

O futuro já está no presente. São tecnologias que já fazem parte de nossas vidas e fará cada dia mais, portanto é importante entender o que são e suas diferenças.
REALIDADE VIRTUAL (VR)
A realidade virtual é completamente imersiva; uma interface utilizada para visualizar e interagir com uma simulação artificial ou até mesmo uma recriação de ambientes tridimensionais, em tempo real.
O objetivo desta tecnologia é criar o máximo de imersão através do tato, audição e principalmente visão.
Muito utilizada na área dos games, a realidade virtual permite que um jogador interaja com o ambiente do jogo. O jogador pode ir virtualmente a diversos ambientes, existentes ou não, interagir com pessoas, animais ou qualquer criatura virtual que se encontram ou não no mesmo ambiente que ele.
Similar ao mundo virtual do filme Matrix, na realidade virtual, tudo é criado e processado por meio de um computador. A imersão nesta realidade virtual se dá através de alguns aparelhos como o Oculos Rift – recentemente adquirido pelo Facebook – e o Project Morpheus –  desenvolvido pela Sony.

Principais diferenciais:
  • Criação de ambientes virtuais;
  • Interação com pessoas à distância;
  • Interação com objetos e itens dentro do mundo virtual apenas;
  • Limitada a uma experiência que não se move fisicamente;
  • Totalmente imersiva.

REALIDADE AUMENTADA (AR)
A realidade aumentada é parcialmente imersiva; interface utilizada para sobrepor imagens multidimensionais criadas por computador sobre a realidade existente.
O objetivo desta tecnologia é amplificar a experiência do mundo real, trazendo objetos ou itens criados digitalmente e adaptados ao ambiente.
Muito utilizada em casos de aplicação de móveis, onde é possível escolher um móvel desejado e coloca-lo no ambiente real escolhido para analisar a decoração do ambiente antes de realizar uma compra ou uma reforma, por exemplo.
A imersão nesta realidade aumentada se dá através de alguns aparelhos como o Microsoft HoloLens –  desenvolvido pela Microsoft - e o Google Glass –  desenvolvido pela Google.

Principais diferenciais:
  • Amplifica a experiência do local que a pessoa se encontra;
  • Traz itens virtuais para o mundo real;
  • Experiência contínua, sem cortes;
  • Parcialmente imersiva;

Muitas vezes as pessoas se confundem com a definição e a diferença entre as duas tecnologias. Para que você não se confunda mais, basta lembrar-se da seguinte dica:
  • Se o mundo real for substituído pelo mundo virtual, então é considerada realidade virtual.
  • Se o mundo virtual invadir o mundo real, então é considerada realidade aumentada.

Agora você pode interagir corretamente com as duas realidades. Fique ligado em nosso blog e se mantenha informado sobre o mundo web.

Conheça também os serviços que a Integrate oferece em nossa Central do Cliente.



Autor(a): Carolina Cordoval Melo

Anônimo

Redator(a) Web - Integrate Software e Technology

Nenhum comentário:

Postar um comentário