Pages

Saiba o que é e para que serve um Data Center

Um centro de processamento de dados (CPD). Um ambiente projetado para servidores, equipamentos de processamento e armazenamento de dados, dentre outros componentes de uma empresa ou organização, sendo vitais para as operações diárias das informações.

Trata-se basicamente de um local projetado para ser extremamente seguro, pois pode abrigar um ou milhares de servidores de bancos de armazenamento de dados, que processam grande quantidade de informações diariamente. Considerado o sistema nervoso de uma empresa.
O principal objetivo de um data center é processar de maneira adequada grande quantidade de informações, garantindo uma disponibilidade ininterrupta e confiável para o gerenciamento das informações contidas nele.
Todos nós dependemos, mesmo que indiretamente, de um data center. Qualquer atividade no mundo web tem algo relacionado a um data center. Você sabe, por exemplo, onde fica armazenado cada foto que você publica nas redes sociais?
Podemos dar o exemplo do Facebook, Youtube e Instagram, que atualmente são as redes sociais que mais recebem uploads de imagens e vídeos por mês em todo o mundo. E onde estão armazenados todos estes dados? Sim, está tudo em um data center.
Um data center eficaz precisa de investimento equilibrado nas instalações e nos equipamentos hospedados. A segurança e a confiabilidade dos datacenters e suas informações são uma prioridade para as empresas e organizações.
Sua infraestrutura de rede deve contar com conexões (links) redundantes que garantem o acesso aos sistemas hospedados mesmo se houver falhas com uma ou mais conexões com a internet.  Sua segurança física deve contar com mecanismos de segurança para restringir o acesso somente a pessoas autorizadas. A prevenção contra incêndios deve ser rigorosa, com sistemas que evitem e previnam que os equipamentos sejam danificados.


Por este motivo também se deve investir na refrigeração dos equipamentos, garantindo que a temperatura do ambiente e dos equipamentos esteja em níveis aceitáveis para o funcionamento adequado deles, o que garante melhor rendimento e eficácia. Quanto a energia do data center, o fornecimento de acesso a informações 24 horas por dia faz com que sejam uma das instalações que mais consomem energia no mundo. E justamente por isso é recomendado contar com um fornecimento composto por sistemas de no-breaks, geradores e alimentação por mais de uma substação.
Embora os projetos de data centers sejam exclusivos, eles podem ser divididos em duas categorias principais:
Data center privado; geralmente operados por corporações, instituições ou agências governamentais para armazenar dados de processamentos internos.
Internet data center; gerenciado por um provedor de serviços de telecomunicações, que oferecem serviços de hospedagem de sites, e-mails, equipamentos de empresas, armazenamento de conteúdo, dentre outros serviços oferecidos ao usuário.
Atualmente os equipamentos de um data center evoluíram muito, e garantem mais performance que a geração anterior, com novas tecnologias de segurança, como criptografia dos dados.

Apesar de ser extremamente eficaz para uma empresa ou organização montar um data center para manter seus dados seguros, a opção de contratar serviços de empresas especializadas neste segmento pode oferecer a mesma segurança para as empresas ou organizações à um preço mais em conta.

A Integrate oferece vários serviços essenciais para sua empresa com a proteção e segurança que sua empresa precisa. Entre em contato ou conheça nossos serviços em nossa Central doCliente.


Autor(a): Carolina Cordoval Melo

Anônimo

Redator(a) Web - Integrate Software e Technology

Nenhum comentário:

Postar um comentário