Pages

Registro de domínio X Hospedagem de domínio

Quando falamos em domínio, muitos se confundem sobre o significado do registro e da hospedagem do domínio, achando que se tratam do mesmo assunto, mas se enganam. 

O registro de domínio é uma coisa e a hospedagem do domínio é outra completamente diferente. 

Explicaremos um pouco mais sobre os dois processos.

O registro de domínio; trata-se de escolher um nome que será usado na internet e registrar este nome nas empresas especializadas, para que outra pessoa não possa utilizar o mesmo nome que o seu na internet. Assim, quando uma pessoa procura por seunome.com.br ou seunome.com ou seunome.br, seja qual for a forma de registro dele, ela encontrará o seu endereço web e não o de outra pessoa, se esta estivesse usando o mesmo nome que o seu.
Após registrar este domínio (nome) para que nenhuma outra pessoa possa também utilizá-lo, você garante exclusividade na criação de um site, de um e-mail, de um blog. De qualquer coisa que você precise fazer na internet. E após registrar o domínio, é necessário hospedar este domínio nos serviços que você quer utilizá-lo.
A operadora de registro é a organização responsável por registrar o nome da sua empresa na web e fazer a manutenção do domínio, ou seja, cuidar para que seja acessado de qualquer lugar do mundo.

A hospedagem de domínio; trata-se do espaço que seu domínio irá utilizar na internet. Um espaço online utilizado para guardar todas as informações utilizadas por seu domínio. Quando acessamos um site na internet, vemos textos, imagens, etc. Para que possamos ver tudo isso, estas informações – são arquivos escritos em linguagem de programaçãoocupam espaço e precisam ficar guardadas em um lugar, um espaço online.
Agora que você já registrou seu domínio, é preciso escolher os serviços que quer utilizar para sua empresa utilizando o domínio (nome) que escolheu. Quer utilizar o domínio para e-mails mais profissionais, como contato@seunome.om.br? Então precisará hospedar este nome em uma empresa que oferece este serviço de e-mail personalizado. Quer criar um site e colocá-lo na internet para que seus clientes possam te achar, como www.seunome.com.br? Então terá que hospedar este nome (domínio) em uma empresa que oferece este espaço na internet para que possa colocar seu site no ar.
As empresas de hospedagem de domínio são responsáveis por oferecer um espaço em seus servidores conectados à internet. Elas possuem data centers, uma instalação projetada especificamente para este tipo de serviço, e contam com times de especialistas para gerenciar situações complexas que seriam muito difíceis de serem identificados e corrigidos por um usuário comum.
Generalizando um pouco para que possamos explicar de outra forma, usaremos o exemplo de uma empresa e seu CNPJ. Ao iniciar uma empresa, não basta apenas criar um CNPJ para que ela funcione. Após a sua criação, será necessário alugar um espaço para que você possa exercer as funções da empresa e guardar seus arquivos, seus dados empresariais. E na internet as coisas funcionam basicamente da mesma forma.

A Integrate trabalha com a hospedagem de domínios para o uso de e-mails personalizados, e-mails profissionais e também para a publicação de um site na internet, além de criar o site para você. Conheça nossos serviços em nossa Central doCliente.

Agradecemos a atenção de todos e desejamos um Feliz Natal à todos!!!


Autor(a): Carolina Cordoval Melo

Anônimo

Redator(a) Web - Integrate Software e Technology

Nenhum comentário:

Postar um comentário