Pages

Segurança na Web. O que é Capcha?

O CAPCHA é um termo acrônimo, ou seja, a junção das iniciais de Completely Automated Public Turing Test to Tell Computers and Humans Apart. Sua função é o teste de Turing público, que diferencia, de forma automática, a diferença entre computadores e humanos.

O capcha serve como proteção contra spam ou mensagens disparadas por outros computadores ou robôs. São utilizados para impedir o abuso de um recurso gerando desafios que os computadores atuais não são capazes de resolver. Mas o capcha deve ser um problema simples para um ser humano, permitindo somente a ele, o acesso a determinados conteúdos ou distribuição de informações.
Na década de 50 o matemático Allan Turing, em uma publicação chamada “Computing Machinery and Intelligence”, propôs um teste que tinha como objetivo identificar se um computador era inteligente ou não.
O método, que posteriormente ficou conhecido como Teste de Turing, consiste em a própria máquina propor uma questão que, presumivelmente, somente um ser humano será capaz de responder corretamente. O termo foi designado no início desta década, na Universidade de Carnegie-Mellon.
Além de servir como segurança contra spams e outros abusos, o capcha também auxilia nas pesquisas com a Inteligência Artificial, fazendo com que o computador analise as respostas que o ser humano dá aos desafios apresentados.
O capcha mais conhecido é o que utiliza imagens distorcidas de um código alfanumérico, seguidos da frase “você é uma pessoa de verdade?” ou frases similares.


Existe também o capcha que utiliza imagens do google maps com numerações de imóveis, também seguidos da mesma frase acima ou de frases similares.


E também existe o capcha que utiliza apenas um campo selecionável, onde é necessário clicar para responder a frase “eu não sou um robô” ou frases similares.


Existem também a junção de alguns modelos; como o alfanumérico com imagens do google maps, também seguidas pelas frases acima ou similares.


Em alguns casos, o capcha pode atrapalhar a navegação de seres humanos com deficiências como os daltônicos e cegos. E para estes casos foi elaborada uma forma de resolver o problema, com a opção de áudio, que auxilia o usuário na resposta.
Mesmo com o avanço da tecnologia e desafios cada vez maiores, ainda não se chegou a uma forma ideal de identificação na web que não permita o reconhecimento a partir de programas de computador.
Mas mesmo assim, o uso do capcha ainda é uma forma eficaz e segura de se proteger de certos abusos e spams. O capcha tem a vantagem de uma segurança avançada, fácil usabilidade e a criação de valor.

É interessante utilizar este recurso quando queremos proteger nosso site, nossos sistemas e até os próprios usuários. A Integrate se dispõe a esclarecer qualquer dúvida sobre o capcha e outras que surgirem quando o assunto for à segurança de nossos clientes. Entre em contato no telefone (31) 33448177 e conheça nossos serviços.


Autor(a): Carolina Cordoval Melo

Anônimo

Redator(a) Web - Integrate Software e Technology

Nenhum comentário:

Postar um comentário