Pages

Porque meu site foi hackeado?

Por sermos uma empresa que hospeda e dá manutenção em sites de diversos clientes, algumas vezes nos deparamos com a seguinte pergunta: - Por que meu site foi hackeado?

Estamos acostumados com notícias de grandes empresas que tiveram seus sites e sistemas hackeados e não nos surpreendemos com essas notícias, pois sabemos, ou imaginamos que sabemos, que os hackers estão atrás de dados e informações que podem ser usadas a seu favor como uma forma de ganhar dinheiro na venda de informações ou do resgate delas.
Mas quando o site hackeado é um site simples, estático e que não possui informações relevantes que possam ser roubadas para distribuição ou resgate, então ficamos sem entender qual o motivo para que o site seja hackeado. E é para esclarecer estas dúvidas que escrevemos este artigo.
Alguns dos motivos para que seu site seja hackeado:
Curiosidade
É assim que os hackers iniciantes começam, por pura e simples curiosidade. Eles gostam de descobrir como as coisas funcionam, gostam de entender como um software é construído e é nesta busca por conhecimento que esbarram em falhas de segurança e bugs que permitem que o sistema seja invadido. E a invasão ocorre apenas por curiosidade de saber como é possível e quais seriam os passos necessários.
Dinheiro
A motivação por dinheiro pode fazer com que um hacker ataque seu site com diversos objetivos, assim como ataques drive-by-download, onde é implantado um vírus em seu site para que as pessoas que o acessam, façam downloads de softwares capazes de descobrir em seus computadores, seus dados bancários, por exemplo.
Existe também o ataque de spam de SEO Blakhat. Nestes ataques, o objetivo é utilizar de seu site como um guia para levar seu público a outras páginas que não são suas. São injetados alguns links em seu site que redirecionam seu público para páginas que geram receita para o hacker de acordo com a quantidade de acesso. Às vezes podemos ver estes links, outras vezes não, mas os buscadores sempre identificam os links e os contabilizam a favor de seus donos.
E em algumas ocasiões alguns hackers realmente gananciosos podem utilizar das informações coletadas em seu site ou computador para fraudes financeiras dentre outros tipos de crimes, em benefício próprio.


Concorrência
Pode não parecer possível, pois muitas vezes os concorrentes são de seguimentos iguais e que não tem nada haver com tecnologia. Mas existem hackers que trabalham para empresas que os contratam para atacar o site de seus concorrentes, fazendo com que o seu site ganhe o acesso do público alvo do site que foi atacado ganhando assim mais acesso e consequentemente mais clientes.
Ativismo
Neste tipo de ataque, a motivação é geralmente protestar contra uma questão política, religiosa ou ideológica. Em sua maioria são ataques benignos, com intuito de constranger e denegrir o dono do site sem prejudicar os usuários do site.
O ataque pode ser realizado por um grupo de hackers com ideais em comum ou apenas por um hacker que deseja se mostrar para seus colegas de comunidade.
Desafio
Algumas vezes um site pode ser hackeado apenas pelo desafio de ser hackeado. Muitos hackers gostam de provar que conseguem quebrar certos desafios quando instigados. Gostam de resolver problemas e quanto mais complexos forem, mais incentivados eles se tornam. Algumas empresas até mesmo promovem alguns desafios como estes, com prêmios em dinheiro para o hacker que encontrar uma falha de segurança em seus sites e sistemas, para que a empresa possa sempre se aperfeiçoar.
Tédio
É incrível pensar isso, mas sim, seu site pode ser hackeado por tédio. São pessoas que se sentem desmotivadas com o que é simples e buscam sempre o complexo. E no mundo tecnológico que vivemos, não tem nada menos tedioso do que conseguir resolver um problema que foi feito para não ser resolvido.


Não pense que acabou por aí... Estes são os motivos mais comuns para se hackear um site. Existem diversos outros motivos para que uma pessoa invada seu site. E já que sabemos disso agora, é bom ficarmos sempre atentos e seguir certas indicações de segurança para evitar que isso aconteça com seu site.

Além de darmos manutenção nos sites hospedados na Integrate, também realizamos backups regulares para que seu site esteja sempre seguro e no ar. Conheça nossos planos em nossa Central do Cliente.


Autor(a): Carolina Cordoval Melo

Anônimo

Redator(a) Web - Integrate Software e Technology

Nenhum comentário:

Postar um comentário