Pages

Utilizando a internet de forma adequada

Felizmente a internet no Brasil não possui censura. A internet pode ser utilizada por qualquer pessoa sem nenhuma restrição. Podemos comemorar por um lado e lamentar por outro.

Claro que não sermos censurados na internet é um motivo de comemoração, mas infelizmente os usos que fazemos da internet, muitas vezes acabam mais por prejudicar do que beneficiar o usuário. Isso devido ao fato que não possuímos com maior alcance a chance de descobrirmos a maneira correta de se comportar na internet.
A forma correta de se utilizar a internet, hoje deveria ser matéria de ensino nas escolas. Desta forma poderíamos evitar diversos erros que muitos cometem no uso da internet. Pois, como já sabemos, nem tudo o que se (ou até mesmo ) na internet é verdadeiro.
Mesmo não havendo censura na internet brasileira, não significa que podemos utilizá-la da forma que bem entendermos, dizer o que quisermos etc. Tudo o que fizermos na internet afetará as pessoas de alguma forma. Por isso é importante pensar antes de agir. Não devemos fazer com ninguém, o que não gostaríamos que fizessem conosco.
Vamos dar algumas dicas de como utilizar a internet adequadamente:
  • Evite publicar informações de identificação pessoal, como endereço, telefone, escola, trabalho, a não ser em casos de empresas, locais ou pessoas que buscam promover seus negócios e serviços pela internet.

  • Preste atenção ao expor suas ideias na internet ou ao enviar uma mensagem na web. As palavras podem ser interpretadas de forma errônea e causar desentendimentos e desgostos. Às vezes os emoticons (figuras) podem ajudar na interpretação correta, quando a mensagem ou ideia for informal.

  • Evite o uso de caixa alta em suas publicações na internet. Isso passará a impressão de que você está falando em voz alta e chamando a atenção de alguém. Isso não é bom. O uso da caixa alta deve destinar-se apenas para quando for necessário realçar a importância de uma palavra ou outra no meio de um texto.

  • Ao encaminhar e-mail para um grupo de pessoas, tenha o cuidado de saber quando utilizar as opções “Cc” (Com cópia) ou “Co” (Cópia oculta), para que as pessoas possam ou não identificar quem, além delas, recebeu a mesma mensagem. E sempre preencha de forma clara e objetiva o campo “Assunto”, para que possa ser compreendido sobre o que se trata o conteúdo do e-mail.

  • Não abra nenhum endereço da internet, ou imagem, associados a uma mensagem eletrônica, se esta informação vier de pessoas ou organizações desconhecidas. Estes links e imagens podem te conduzir a locais inadequados ou liberar o acesso a suas informações pessoais e máquinas através de vírus.

  • Cuidado com o que diz e publica em redes sociais. Atualmente as empresas utilizam as redes sócias como fonte de pesquisa sobre candidatos e podem desclassifica-los à vaga devido à má utilização de suas redes sociais. As pessoas podem se esquecer do que falamos ou fazemos, mas a internet não se esquece. A internet é sua vitrine pessoal e pode transmitir mensagens a seu respeito, sejam elas positivas ou negativas.

  • Cuidado com os erros de ortografia. Na internet é permitido utilizar algumas gírias próprias para este meio de comunicação, mas erros de português devem ser evitados. Lembre-se que a forma como escreve certamente refletirá na interpretação que as pessoas terão da sua imagem pessoal e profissional.

  • Ao realizar compras na internet, tenha a certeza de que o site é confiável, buscando informações ao seu respeito e seu histórico de confiabilidade antes de repassar dados pessoais, assim como o número do cartão de crédito, por exemplo.

As informações de como utilizar a internet de forma adequada são extensas. Por este motivo o assunto deveria ser estudado nas escolas desde cedo. Não é possível transmitir todas as dicas de um uso correto da internet em um único artigo.
Mas a principal dica que podemos passar é que devemos ter cuidado com o que falamos ou fazemos na internet. Somos sempre julgados por nossas ações seja onde for. Mas não é preciso se excluir da internet. Basta apenas utilizá-la da forma correta para que você não se prejudique profissionalmente ou de forma pessoal e nem que possa prejudicar outras pessoas.

Utilizando a internet da forma adequada, poderá tirar bons proveitos da internet, inclusive fechar grandes negócios através dela. E a Integrate pode te ajudar neste assunto. Conheça nossos serviços em nosso site www.integrate.com.br. 




Autor(a): Carolina Cordoval Melo

Anônimo

Redator(a) Web - Integrate Software e Technology

Nenhum comentário:

Postar um comentário