Felizmente a internet no Brasil não possui censura. A internet pode ser utilizada por qualquer pessoa sem
nenhuma restrição. Podemos comemorar por um lado e lamentar por outro.
Claro que não
sermos censurados na internet é um motivo de comemoração, mas infelizmente os usos que fazemos da internet, muitas vezes acabam mais por prejudicar do que beneficiar o usuário. Isso devido ao fato que não possuímos com maior
alcance a chance de descobrirmos a
maneira correta de se comportar na
internet.
A forma correta de se utilizar a internet, hoje deveria ser
matéria de ensino nas escolas. Desta
forma poderíamos evitar diversos erros
que muitos cometem no uso da internet.
Pois, como já sabemos, nem tudo o que se lê
(ou até mesmo vê) na internet é verdadeiro.
Mesmo não
havendo censura na internet
brasileira, não significa que
podemos utilizá-la da forma que bem
entendermos, dizer o que quisermos etc. Tudo o que fizermos na internet afetará
as pessoas de alguma forma. Por isso
é importante pensar antes de agir.
Não devemos fazer com ninguém, o que
não gostaríamos que fizessem conosco.
Vamos dar
algumas dicas de como utilizar a
internet adequadamente:
- Evite publicar informações de identificação pessoal, como endereço, telefone, escola, trabalho, a não ser em casos de empresas, locais ou pessoas que buscam promover seus negócios e serviços pela internet.
- Preste atenção ao expor suas ideias na internet ou ao enviar uma mensagem na web. As palavras podem ser interpretadas de forma errônea e causar desentendimentos e desgostos. Às vezes os emoticons (figuras) podem ajudar na interpretação correta, quando a mensagem ou ideia for informal.
- Evite o uso de caixa alta em suas publicações na internet. Isso passará a impressão de que você está falando em voz alta e chamando a atenção de alguém. Isso não é bom. O uso da caixa alta deve destinar-se apenas para quando for necessário realçar a importância de uma palavra ou outra no meio de um texto.
- Ao encaminhar e-mail para um grupo de pessoas, tenha o cuidado de saber quando utilizar as opções “Cc” (Com cópia) ou “Co” (Cópia oculta), para que as pessoas possam ou não identificar quem, além delas, recebeu a mesma mensagem. E sempre preencha de forma clara e objetiva o campo “Assunto”, para que possa ser compreendido sobre o que se trata o conteúdo do e-mail.
- Não abra nenhum endereço da internet, ou imagem, associados a uma mensagem eletrônica, se esta informação vier de pessoas ou organizações desconhecidas. Estes links e imagens podem te conduzir a locais inadequados ou liberar o acesso a suas informações pessoais e máquinas através de vírus.
- Cuidado com o que diz e publica em redes sociais. Atualmente as empresas utilizam as redes sócias como fonte de pesquisa sobre candidatos e podem desclassifica-los à vaga devido à má utilização de suas redes sociais. As pessoas podem se esquecer do que falamos ou fazemos, mas a internet não se esquece. A internet é sua vitrine pessoal e pode transmitir mensagens a seu respeito, sejam elas positivas ou negativas.
- Cuidado com os erros de ortografia. Na internet é permitido utilizar algumas gírias próprias para este meio de comunicação, mas erros de português devem ser evitados. Lembre-se que a forma como escreve certamente refletirá na interpretação que as pessoas terão da sua imagem pessoal e profissional.
- Ao realizar compras na internet, tenha a certeza de que o site é confiável, buscando informações ao seu respeito e seu histórico de confiabilidade antes de repassar dados pessoais, assim como o número do cartão de crédito, por exemplo.
As informações de como utilizar a internet
de forma adequada são extensas. Por
este motivo o assunto deveria ser estudado
nas escolas desde cedo. Não é possível transmitir todas as dicas de um uso correto da internet em um único artigo.
Mas a principal dica que podemos passar é que
devemos ter cuidado com o que
falamos ou fazemos na internet. Somos sempre julgados por nossas ações
seja onde for. Mas não é preciso se excluir
da internet. Basta apenas utilizá-la da forma correta para que você não se prejudique profissionalmente ou de
forma pessoal e nem que possa prejudicar
outras pessoas.
Utilizando a internet da forma adequada, poderá tirar bons proveitos da internet, inclusive fechar grandes negócios através dela. E a Integrate pode te ajudar neste assunto. Conheça nossos serviços em nosso site www.integrate.com.br.
Autor(a): Carolina Cordoval Melo
Nenhum comentário:
Postar um comentário