Pages

Modelos de computação em nuvem

A computação em nuvem é uma tecnologia que nos permite ter acesso remoto a programas, arquivos e serviços, tudo por meio da internet.

A maior vantagem da computação em nuvem é não depender de uma máquina específica para ter acesso aos seus arquivos salvos em nuvem. E com isso, o mercado está buscando capacitar desenvolvedores e departamentos de TI para que possam agilizar e aprimorar seus serviços, evitando desperdiçar tempo com trabalhos de aquisição, manutenção e planejamento em programas internos em suas máquinas.
Desde que a computação em nuvem ganhou força no mercado, diferentes estratégias de implantação do serviço estão sendo utilizadas pelas empresas, para atender suas necessidades. E cada uma destas estratégias possuem diferentes níveis de controle e gerenciamento.
Existem hoje, três modelos de computação em nuvem. E cada um deles possui um modelo diferente da pilha de computação em nuvem. Estes modelos são:


 - IaaS (Arquitetos de Rede)
É um modelo de infraestrutura como serviço, com a contratação de servidores virtuais. Este modelo contém componentes básicos de TI, que dão acesso a recursos de rede e computadores, como também a espaço para o armazenamento de dados.
Neste tipo de infraestrutura, o cliente é tarifado por alguns fatores, como o número de servidores virtuais, quantidade de dados trafegados, dados armazenados e outros itens. A infraestrutura oferece o mais alto nível de flexibilidade e controle de gerenciamento sobre os seus recursos de TI.
É utilizado o modelo pay-per-use, onde a cobrança é baseada no serviço e não em produto. Você contrata a quantidade de servidores desejada pelo período determinado e depois pode ser feito o cancelamento da utilização. Muito parecido com a compra de um plano de serviço de dados para celular.
 - PaaS (Desenvolvedores de Aplicações)
É um modelo de infraestrutura com uma plataforma mais robusta e flexível para a utilização de muitos recursos de tecnologia, onde pode ser utilizados softwares de maneira mais flexível com a possibilidade de desenvolver suas próprias aplicações.
Neste tipo de infraestrutura, as empresas não precisam gerenciar a infraestrutura subjacente, que permite a concentração na implantação e gerenciamento de suas aplicações, permitindo mais eficiência, sem a preocupação em aquisições de recursos, planejamento, capacidade, manutenção, etc.
Exemplificando melhor; é um modelo de infraestrutura que pode utilizar a mesma estrutura que você teria “em casa”, porém, utilizando um modelo “as a service”, sem precisar de aquisição de hardware, licenças de softwares, etc. e utilizando a mesma estrutura como serviço.
- SaaS (Usuários Finais)
É um modelo de infraestrutura como um serviço que oferece um pacote completo, executado e gerenciado pelo provedor de serviços. A utilização do software não está relacionada com a compra de licenças.
Neste tipo de infraestrutura, se você utiliza apenas o recurso de videoconferência em grupo, pode contratar apenas este recurso, porém é possível combinar vários recursos oferecidos adaptáveis à sua necessidade. É um modelo flexível que permite que seja pago apenas pelo serviço utilizado, em determinado período ou situação pontual.
Não é necessário pensar sobre como o serviço é mantido ou como a infraestrutura é gerenciada, só é preciso pensar em como utilizar um tipo específico de software, assim como no serviço de webmail, onde você envia e recebe e-mail sem precisar gerenciar recursos adicionais ou manter servidores e sistemas operacionais no qual o programa de e-mail está sendo executado.


É importante descobrir qual a sua necessidade para poder escolher o modelo de computação em nuvem ideal para sua empresa. Esta escolha pode variar de acordo com o tamanho da empresa, número de funcionários, área de atuação, dentre alguns outros fatores.
Podemos dizer que os modelos SaaS, IaaS e Paas em Cloud Computing são substitutos para a infraestrutura tradicional com o diferencial do modelo de comercialização, que, ao invés de licenciamento, utiliza um modelo baseado em pagamento por utilização de recursos.

A Integrate se mantém à inteira disposição de sua empresa ou negócio para o esclarecimento de mais dúvidas sobre a computação em nuvem e os planos oferecidos. Entre em contato conosco no e-mail atendimento@integrate.com.br


Autor(a): Carolina Cordoval Melo

Anônimo

Redator(a) Web - Integrate Software e Technology

Um comentário: