Pages

Tecnologia no Mundo Empresarial




Nas últimas décadas houve tantas mudanças sociais, políticas e econômicas no Brasil, que não seria de se espantar que a tecnologia tivesse um grande papel como principal responsável por estas mudanças.


Como vivemos em um mundo globalizado, tudo que a sociedade precisa e até mesmo o que ela não precisa é inventado, desenvolvido, produzido e comercializado. São muitas inovações. E com todas essas inovações e avanços tecnológicos, a competição empresarial ficou cada vez mais acirrada. As empresas estão percebendo que precisam modificar e se adaptar às novas tendências tecnológicas do mercado.

É imprescindível hoje para as empresas que pretendem competir neste mercado, ter uma boa estratégia tecnológica para alcançar um desempenho diferenciado e sustentado frente a seus competidores, ou seja, mudanças significativas para a obtenção de retornos positivos em seus negócios.

As novas tecnologias se encontram presentes em nossas vidas em praticamente qualquer aspecto, seja no nível pessoal ou profissional. E isso alterou a forma de pensar, as tomadas de decisões rápidas, o aproveitamento de recursos, o aumento de produtividade e também a expansão empresarial em todos nós. E é por este motivo que as empresas de hoje precisam conhecer e usar essa tecnologia a seu favor.

Existem vários modelos de gestão que transformam o dia-a-dia das empresas e pessoas, e são estes modelos que orientam os resultados da empresa. E justamente por conta das mudanças constantes no uso da tecnologia pelas empresas, é preciso focalizar onde deve ser concentrado este esforço tecnológico, onde devem ser priorizados os recursos tecnológicos para a empresa.

O telefone, o computador, o celular, o tablet , a impressora, copiadora ou mesmo máquina fotográfica são algumas das tecnologias utilizadas em nosso dia-a-dia, seja por empresas ou pessoas físicas. Assim como também a tecnologia invisível, softwares e sistemas, e até mesmo o sistema de ar condicionado. Todas essas e muitas outras formas de tecnologias estão ligadas à melhoria na estrutura organizacional de qualquer empresa, otimizando a prestação de serviços, melhorando a interação entre gestores e aumentando o nível de motivação das pessoas envolvidas nos processos de trabalho.

Uma empresa pode ter as tecnologias mais recentes do mercado e não conseguir alcançar suas metas e competir com seus concorrentes, pois ter as ferramentas certas e não saber utilizá-las ou não utilizá-las corretamente é a pior situação para uma empresa. Não é suficiente ter a tecnologia e não desenvolver e gerenciar as informações que possam contribuir e fazer a diferença para a empresa.

A tecnologia veio para ajudar no processo produtivo, e inovar não significa pensar somente em lucratividade, mas também em sustentabilidade e responsabilidade. O sucesso de uma empresa depende dos níveis de qualidade e algo sem qualidade não atende as expectativas do consumidor. A qualidade de serviço leva credibilidade e valorização para sua empresa. E hoje a tecnologia é o fator chave deste sucesso, pois o uso destas ferramentas tecnológicas proporcionam melhorias na comunicação interna e externa de uma empresa, aumentando sua produtividade e movimentando o mercado, acirrando ainda mais a competitividade.

A tecnologia permite que a empresa conheça seus clientes. O perfil de cada um deles. Desta forma conseguem criar respostas personalizadas, antecipando a vontade destes clientes e atendendo aos seus desejos.

Mas para isso é preciso que a empresa tenha um encarregado por essas inovações. Um funcionário que comande e monitore as atividades tecnológicas da empresa, buscando soluções constantes para um resultado positivo imediato da empresa. Um funcionário que mantenha a empresa atualizada acerca das exigências do mercado e de seus clientes.

Não basta uma empresa existir no mundo Web, por exemplo. É preciso atender aos clientes, seja com notícias, eventos ou lançamento de produtos e serviços. Se a empresa utilizar de forma correta a tecnologia, sua marca fica visível com a ajuda de seus próprios clientes; com comentários e opiniões em blogs, sites, redes sociais e todos os meios de veiculação da informação.

A Integrate salienta que no meio de tantas inovações tecnológicas, é preciso considerar os perigos que lhe são associados, tendo de existir um maior cuidado em relação à proteção de dados e informações divulgadas e guardadas pelas empresas.

Esperamos que este artigo tenha mostrado a importância da renovação das empresas no uso de tecnologias para melhor competição no mercado. E semana que vem, voltamos com mais novidades do mundo tecnológico para todos. E não deixem de comentar em nosso artigo!!!




Autor(a): Carolina Cordoval Melo

Anônimo

Redator(a) Web - Integrate Software e Technology

Nenhum comentário:

Postar um comentário