Atualmente se
ouve falar muito em Startup no mundo empresarial e tecnológico. Mas o
que é uma Startup? É uma palavra com definição ainda pouco
conhecida pelos brasileiros, mas já está ganhando bastante espaço no
mercado, tornando o conhecimento de sua definição mais buscado em
dicionários, sites e blogs que abordam sobre o assunto. Possivelmente
você pode ter uma startup e não saber.
O termo
Startup é muito utilizado para definir uma pessoa ou um grupo
de pessoas executando uma ideia diferenciada na criação de uma empresa
que gere lucro. Na época denominada por “Bolha da Internet”,
entre 1996 e 2001, foi quando o termo começou a ganhar força e
maior conhecimento nos Estados Unidos, mas no Brasil só há
pouco tempo o termo vem ganhando força e conhecimento do mercado.
As primeiras
empresas a seguirem o modelo Startup no Brasil começaram a surgir
por volta do ano 2010, de acordo com dados da Associação Brasileira de
Startups – ABSartups. E já que atualmente o termo está tão em alta,
vamos explicar o porquê de uma empresa ser chamada de Startup.
Existem
algumas definições famosas do que seria uma Startup, como por
exemplo:
- Uma startup é uma organização empreendedora formada
para a busca de um modelo de negócios escalável e repetitivo – Mark Habit
- Uma startup é uma instituição de
pessoas tentando criar algo novo sob condições de extrema incerteza – Eric Ries
- Uma startup é uma organização projetada para crescer rapidamente.
— Paul Graham
- Uma startup
é uma organização construída para encontrar um modelo de negócios repetível e escalável.
— Steve Blank
Esclarecendo melhor, as Startup’s
são empresas que nascem de ideias de
empreendedores, principalmente associadas à tecnologia, que se reúnem para oferecer um produto ou serviço significativo
e rentável para a empresa.
São negócios feitos de baixo
custo, mas com grande possibilidade de lucro,
com crescimento rápido, mas também com a marca da incerteza, pois a empresa não sabe afirmar que aquela ideia e/ou projeto irão realmente dar certo.
Além do quesito de incerteza
nos negócios, para uma empresa ser
considerada uma Startup, ela precisa
ser repetível, ou seja, precisa ser
capaz de entregar um mesmo produto
em escala potencialmente ilimitada, sem muitas customizações ou adaptações
para cada cliente. Assim como em Startups que distribuem um código desenvolvido uma única vez para várias pessoas.
A empresa precisa
ser também escalável, ou seja, a
empresa precisa crescer cada vez
mais, com custos baixos, sem
influenciar no modelo de negócio.
Mas quem deseja investir em uma
Startup precisa entender que a fase inicial,
como dissemos antes, é sempre repleta de incertezas.
Quando falamos de repetível
e escalável, queremos dizer que não
pode ser considerada uma Startup,
uma empresa que só funcionaria para um pequeno
grupo de pessoas. Ela precisa atender a um grande
grupo de pessoas, de diversos perfis
e com um único produto ou modelo de negócio.
Alguns exemplos
de Startups são:
- PayPal; empresa
que recebe e paga dinheiro em transações online, onde um programa criado pela
empresa, foi vendido para várias empresas sem precisar modificar seu modelo e
negócios.
- LinkedIn; um
simples site para profissionais que se expandiu para a maior rede social
corporativa, revolucionando a forma como os usuários buscam empregos.
Empresas Startup então significam
o ato de começar algo novo, buscando
explorar inovações em qualquer área
ou ramo de atividade gerando lucro
com repetição e escalada da empresa. Muitas são as Startup’s na área da tecnologia,
mas as Startup’s não são apenas empresas na internet. Mas a web torna a expansão
de negócios bem mais fácil, rápida e barata.
Resumindo, uma
startup é uma empresa de incertezas,
que pode dar certo ou não. Foram muitas Startup’s que surgiram ao longo dos anos, nasceram,
tentaram e morreram, mas outras conseguiram prosperar e foram compradas por gigantes do mercado por muito
dinheiro. Montar qualquer tipo de negócio
não é uma tarefa fácil, mas é fácil
obter sucesso com uma Startup se você souber se planejar e escolher o melhor caminho a seguir.
Em nosso blog
temos diversos artigos que podem ajudar
seu negócio a prosperar. Leiam nossos artigos e fiquem sempre em dia com o mercado tecnológico. E se quiserem sugerir algum assunto, não deixem de comentar aqui em baixo!!!
Autor(a): Carolina Cordoval Melo
Autor(a): Carolina Cordoval Melo
Nenhum comentário:
Postar um comentário