Pages

O que são Startups?


Atualmente se ouve falar muito em Startup no mundo empresarial e tecnológico. Mas o que é uma Startup? É uma palavra com definição ainda pouco conhecida pelos brasileiros, mas já está ganhando bastante espaço no mercado, tornando o conhecimento de sua definição mais buscado em dicionários, sites e blogs que abordam sobre o assunto. Possivelmente você pode ter uma startup e não saber.

O termo Startup é muito utilizado para definir uma pessoa ou um grupo de pessoas executando uma ideia diferenciada na criação de uma empresa que gere lucro. Na época denominada por “Bolha da Internet”, entre 1996 e 2001, foi quando o termo começou a ganhar força e maior conhecimento nos Estados Unidos, mas no Brasil só há pouco tempo o termo vem ganhando força e conhecimento do mercado.
As primeiras empresas a seguirem o modelo Startup no Brasil começaram a surgir por volta do ano 2010, de acordo com dados da Associação Brasileira de Startups – ABSartups. E já que atualmente o termo está tão em alta, vamos explicar o porquê de uma empresa ser chamada de Startup.
Existem algumas definições famosas do que seria uma Startup, como por exemplo:
- Uma startup é uma organização empreendedora formada para a busca de um modelo de negócios escalável e repetitivo Mark Habit
- Uma startup é uma instituição de pessoas tentando criar algo novo sob condições de extrema incerteza Eric Ries
- Uma startup é uma organização projetada para crescer rapidamente. — Paul Graham
- Uma startup é uma organização construída para encontrar um modelo de negócios repetível e escalável. — Steve Blank
Esclarecendo melhor, as Startup’s são empresas que nascem de ideias de empreendedores, principalmente associadas à tecnologia, que se reúnem para oferecer um produto ou serviço significativo e rentável para a empresa.
São negócios feitos de baixo custo, mas com grande possibilidade de lucro, com crescimento rápido, mas também com a marca da incerteza, pois a empresa não sabe afirmar que aquela ideia e/ou projeto irão realmente dar certo.

Além do quesito de incerteza nos negócios, para uma empresa ser considerada uma Startup, ela precisa ser repetível, ou seja, precisa ser capaz de entregar um mesmo produto em escala potencialmente ilimitada, sem muitas customizações ou adaptações para cada cliente. Assim como em Startups que distribuem um código desenvolvido uma única vez para várias pessoas.

A empresa precisa ser também escalável, ou seja, a empresa precisa crescer cada vez mais, com custos baixos, sem influenciar no modelo de negócio. Mas quem deseja investir em uma Startup precisa entender que a fase inicial, como dissemos antes, é sempre repleta de incertezas.
Quando falamos de repetível e escalável, queremos dizer que não pode ser considerada uma Startup, uma empresa que só funcionaria para um pequeno grupo de pessoas. Ela precisa atender a um grande grupo de pessoas, de diversos perfis e com um único produto ou modelo de negócio.

Alguns exemplos de Startups são:

- PayPal; empresa que recebe e paga dinheiro em transações online, onde um programa criado pela empresa, foi vendido para várias empresas sem precisar modificar seu modelo e negócios.

LinkedIn; um simples site para profissionais que se expandiu para a maior rede social corporativa, revolucionando a forma como os usuários buscam empregos.
Empresas Startup então significam o ato de começar algo novo, buscando explorar inovações em qualquer área ou ramo de atividade gerando lucro com repetição e escalada da empresa. Muitas são as Startup’s na área da tecnologia, mas as Startup’s não são apenas empresas na internet. Mas a web torna a expansão de negócios bem mais fácil, rápida e barata.


Resumindo, uma startup é uma empresa de incertezas, que pode dar certo ou não. Foram muitas Startup’s que surgiram ao longo dos anos, nasceram, tentaram e morreram, mas outras conseguiram prosperar e foram compradas por gigantes do mercado por muito dinheiro. Montar qualquer tipo de negócio não é uma tarefa fácil, mas é fácil obter sucesso com uma Startup se você souber se planejar e escolher o melhor caminho a seguir.
Em nosso blog temos diversos artigos que podem ajudar seu negócio a prosperar. Leiam nossos artigos e fiquem sempre em dia com o mercado tecnológico. E se quiserem sugerir algum assunto, não deixem de comentar aqui em baixo!!!




Autor(a): Carolina Cordoval Melo

Carolina Cordoval Melo - Redatora Web - Integrate Software e Technology

Redatora Web pela empresa Integrate Software e Technology especializada em Inbound Marqueting e Marqueting de Conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário