Pages

O que são APIs?


A sigla API referente ao termo em inglês “Application Programming Interface”, em português significa “Interface de Programação de Aplicações” ou “Interface de Programação de Aplicativos”.

O API, em um contexto geral é um conjunto definido de padrões de requisição e resposta HTTP acessível somente por programação, para acesso a um aplicativo de software ou página da internet, para a utilização de suas funcionalidades e características menos evidentes ao utilizador tradicional. O API fornece uma biblioteca para ser utilizada por outros programas, ou seja, é uma interface disponibilizada para que o programador possa utilizá-la.
 
Para que os desenvolvedores de sites não precisem recriar várias funcionalidades de uma página da internet, uma API é criada com a intenção de que os criadores de softwares e sistemas desenvolvam produtos associados ao seu serviço.
 
Uma API funciona através de comunicação entre diversos códigos, definindo comportamentos específicos de determinados objetos em uma interface. Ela se assemelha ao SaaS ( Software como Serviço), no sentido de que os criadores de softwares não precisam começar do zero a cada vez que escrevem um programa. Neste caso, podemos dizer que uma API interliga diversas funções em um site, de modo a possibilitar que possam ser utilizadas em outras aplicações.
 
Sei que muitos se perguntam como é possível fazer login em alguns softwares usando suas contas do Facebook por exemplo. Tudo isso é graças às APIs. A API é basicamente um livrinho de regras que estabelece os padrões de comunicação que podem ser usados naquela interação. Se eu programar uma aplicação que use os dados do Facebook, eu devo usar o livro de regras conforme definido pelo Facebook.
 

A Integrate sabe que mesmo depois de tudo o que dissemos até agora neste artigo é difícil entender realmente o que é um API para aqueles que são leigos no mundo tecnológico. E justamente por isso vamos dar alguns pequenos exemplos de uma ação cotidiana para tentar explicar melhor o seu significado.
 
Exemplo 1:
 
Ao entrar em um restaurante, você obedece às regras do ambiente, se senta, observa o cardápio com as opções disponíveis. Assim que o garçom se aproxima, este passa a servir como a interface de um API entre você e a cozinha. Você realiza o pedido ao garçom que repassa a informação para o cozinheiro, e quando o prato fica pronto o garçom o leva ao cliente.
 
Este garçom também serve como portal de reclamações, portal de informações e caixa. Mas diferente da linguagem com um ser humano, uma API possui uma linguagem menos flexível, definida em torno de regras, assim como todo programa de computador que possuem características técnicas.
 
Exemplo 2:
 
Ao acessar uma página de um hotel é possível visualizar em seu site o mapa do Google Maps para identificar sua localização e rotas. É através da API do Google Maps inserido na página do hotel que você consegue a informação da localização e rotas do mesmo.
 
É uma API utilizada por diversos sites, utilizando o código original fornecido pelo Google Maps e adaptando-o da maneira mais conveniente ao seu usuário.
 
Exemplo 3:
 
Ao comprar ingressos em um site de cinema online, você utiliza uma API, que em uma compra com cartão de crédito, envia suas informações do cartão a um aplicativo remoto que verifica se os dados estão corretos, e após o pagamento ser efetuado o aplicativo remoto envia uma resposta ao site de cinema liberando a emissão do ingresso adquirido.
 
É o conceito do cliente - servidor. O cliente faz o pedido; o pedido chamado de requisição é feito à API; a API recebe a requisição e consulta um computador especial com as regras daquele tipo de requisição que recebe o nome de servidor. Uma API é a interface que liga as informações transmitidas entre o cliente e o servidor. E tanto o cliente como o servidor devem se atentar às regras.
 


Como usuário de uma API, você, ou seja, o cliente, só a interface, mas por trás desta interface há diversos aplicativos trabalhando juntos por meio desta API. É através das APIs que os aplicativos se comunicam sem o conhecimento ou intervenção do usuário. Enquanto você utiliza um site, por exemplo, a sua API pode estar conectada a diversos outros sistemas e aplicativos, e tudo isso sem você perceber.
 
Esperamos ter esclarecido de uma forma simples, para os leigos nesta área da tecnologia, o que é uma API. Em caso de dúvidas ou caso procure melhores esclarecimentos sobre o assunto, entre em contato com a Integrate pelo telefone (31) 33448177 ou pelo site www.integrate.com.br.




Autor(a): Carolina Cordoval Melo

Anônimo

Redator(a) Web - Integrate Software e Technology

Nenhum comentário:

Postar um comentário