Pages

As mudanças que a internet trouxe para o mundo empresarial


A internet no Brasil foi aberta comercialmente nos anos 1990. E pode parecer estranho pra quem nasceu à partir da década de 90, pensar que muitas das pessoas que conhecemos não nasceram no meio das facilidades que a internet nos proporciona hoje.
Vamos começar com o “como” a internet surgiu...
 

Alguns anos antes da Segunda Guerra Mundial iniciou-se a “Era da Informação”, de onde surgiu a expressão “Informação é Poder”. Durante a Revolução Industrial, já existiam máquinas capazes de obedecer alguns comandos e algumas formas de programação. Os primeiros computadores de uso geral surgiram para resolverem simples problemas para as indústrias, como grandes calculadores eletrônicos, mas a tecnologia foi avançando e as máquinas se transformaram em grandes cérebros eletrônicos, onde as empresas poderiam armazenar e processar e transmitir informações.
 
Foi quando começou a era da informação. Quando se descobriu que aqueles que detinham a maior quantidade de informações e novas tecnologias poderiam influenciar todos os meios de produção. A partir daí, os computadores começam a passar por grandes transformações tecnológicas para melhorar a comunicação e troca de informações entre as empresas. E alguns anos mais tarde começam a surgir as primeiras redes de computadores incentivando instituições científicas, universidades e governos a começarem a conectar suas redes.
 
Assim começa o surgimento da tecnologia digital, uma nova dimensão.  E assim o Brasil abre suas portas para o uso comercial da internet na década de 90. Os computadores começam a melhorarem seus processadores, diminuírem seus tamanhos, até chegar aos dias de hoje com os modernos smartphones, tablets e notebooks.
 
E nesse meio tempo surge a “Era da Conexão”, onde qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo pode ter acesso a informações, fazer uso delas e interagir com elas e com qualquer outra pessoa do mundo. Isso gerou uma competitividade maior entre as empresas, pois aqueles que não estão no mundo web e não dominam os novos recursos que ela oferece, ficam praticamente invisíveis aos olhos do mundo.
 
Muitas empresas, no começo acreditavam que somente aqueles que trabalhassem em escritórios, bancos ou que pretendiam se profissionalizar na área é que precisavam entender a internet e seus recursos. Mas hoje não é mais assim. Hoje não é possível negar a importância do domínio destes novos meios.
 
Podemos dizer com toda certeza que hoje em dia, quase 100% das buscas por serviços ou produtos são feitas através da web. Estar presente no mundo digital é importante para aqueles que buscam abranger seu público, seus clientes, seus lucros... Diferente de poucos anos atrás, onde ter um site sem muita informação, atualização, somente para a divulgação da empresa, com as grandes e rápidas mudanças que a internet nos trás atualmente, não basta ter apenas um site e pronto.
 
Justamente por essas constantes mudanças, as empresas precisam seguir as tendências e mudanças dos usuários da “Era da Conexão” para conseguir atingir seu público-alvo. É preciso investir tanto no mundo offline quanto no mundo online para que a empresa possa conseguir reforçar sua marca.
 
Hoje, o acesso à internet através de dispositivos móveisultrapassa o acesso pelo computador. E essa mudança fez com que o buscador mais utilizado em todo o Brasil, o Google, passasse a considerar importantes modificações em seus algoritmos.

No mundo da tecnologia, tudo avança muito rápido. Por isso com o maior uso de dispositivos móveis, os usuários passaram a ser mais exigentes, buscando em um site, uma boa apresentação, novas e objetivas informações e uma navegação agradável. Eles buscam informações precisas, imagens de boa qualidade, ou seja, conteúdo sempre novo.
 
E um site que não estiver bem estruturado, sempre atualizado e dentro do padrão responsivo”, tem uma chance grande, e muito grande mesmo, de ser abandonada tanto por um cliente habitual quanto por um novo cliente, que logo fechará a página de seu site em busca de outro que esteja dentro de seus novos padrões.
 
Muitas empresas já percebem a importância de mudar, se renovar e se inserir no mundo web. E para os que já possuem um site, não é preciso fazer um novo, pois é possível realizar a reformulação do mesmo para os novos padrões. E os que ainda não possuem, os novos sites passaram a ser construídos todos dentro deste novo padrãoresponsivo”.
 
Mas não basta apenas ter um site responsivo. Como dissemos antes no artigo, hoje os usuários buscam além da boa apresentação e navegação, melhor conteúdo e novas informações. Por isso ter um site integrado com redes sociais e o manter sempre com conteúdo atualizado e interação com o cliente, é primordial para uma empresa se tornar visível tanto no mundo online quanto no mundo offline.
 
O papel de empresas como a Integrate é tornar isso possível para sua empresa. Com vários recursos e assistência que sua empresa precisa para ser reconhecida no mercado. Visite nosso site www.integrate.com.br e conheça os serviços que nossa empresa tem a oferecer.




Autor(a): Carolina Cordoval Melo

Anônimo

Redator(a) Web - Integrate Software e Technology

Nenhum comentário:

Postar um comentário