Pages

O desenvolvimento de um site



Algumas pessoas não tem a noção de como é feita a construção de um site, portanto acreditam ser uma tarefa simples, pois existem várias ferramentas que podem ser utilizadas para a construção de um site, mas não é bem assim que funciona.

O desenvolvimento de um site bem estruturado pode variar desde um site estático a ricas aplicações no site, comércio eletrônico, etc

O processo de desenvolvimento é interativo e depende muito da comunicação entre o cliente e a empresa ou pessoa que está desenvolvendo o site.

Criar um site não é somente organizar um conteúdo em páginas HTML, CSS, ou em qualquer linguagem que ele seja programado. Existem detalhes importantes e imprescindíveis que precisam ser analisados antes da construção deste site. Como por exemplo, para clientes que já possuem um logotipo de sua empresa, é preciso criar um site que siga a risca a identidade visual da empresa.

Na Integrate trabalhamos com uma sequência pré-definida para o desenvolvimento de um site com qualidade. Durante toda a sequência do seu desenvolvimento existe constante contato entre a empresa e o cliente, para que este esteja sempre ciente do andamento do desenvolvimento de seu site e que este também participe sempre que for preciso ser feito alguma atualização, alteração ou até para esclarecer suas dúvidas.

Não existe uma receita específica para o desenvolvimento de um site, mas em sua maioria, as empresas adotam basicamente os mesmos padrões de etapas para este desenvolvimento.

1° Etapa: COLETA DE INFORMAÇÕES - NECESSIDADES DO CLIENTE
Para um bom desenvolvimento de um site, é mantida uma comunicação constante com o cliente ao longo de seu desenvolvimento, mas o primeiro contato é primordial para compreender os objetivos do cliente, informações coletadas já na fase de negociação. Como cada cliente possui um objetivo específico, quanto mais detalhes antes de começar o desenvolvimento, mais fácil se torna definir o foco do site, podendo estabelecer prazos, recursos, até mesmo custos quando comparado a sites parecidos feitos anteriormente pela empresa ou pessoa.

Nesta etapa o cliente consegue ter um maior entendimento do projeto, quando ele consegue repassar informações como; propósito (serviços, propagandas, ventas...), metas (fazer dinheiro ou compartilhar informações...), público alvo (idade, sexo, interesses...), conteúdo (assuntos específicos, produtos, serviços...).

É fundamental que o cliente repasse o maior número de informações possível, pois através destas informações é que identificamos as necessidades e objetivos da empresa, onde definimos um foco para o projeto, identificando uma identidade visual que siga a identidade da empresa e os serviços que ela oferece, pois cada site possui um caminho próprio.

2° Etapa: PLANEJAMENTO
Com base na coleta de informações feitas com o cliente podemos seguir para e planejamento deste site. Este planejamento inclui a tecnologia -linguagem de programação- que será usada para seu desenvolvimento, se o site utilizará banco de dados ou não, o mapa do sitetópicos mais importantes e subtópicos- para definir o melhor índice para um fácil entendimento da navegação feita pelo cliente, animações como o uso de banners intuitivos, dentre outros tópicos.

3° Etapa: LAYOUT OU DESIGNER DO SITE
No desenvolvimento do layout é criado primeiramente um rascunho que será apresentado ao cliente. Caso o rascunho seja rejeitado, poderá ser feito outro novamente, até que o cliente esteja satisfeito. Após o rascunho aprovado é feito seu desenvolvimento no computador.

Inicialmente é desenvolvida apenas a página inicial do site, levando em consideração um bom estudo da identidade visual que será utilizada, como cores (muitas vezes sendo as mesmas da logo), a quantidade de informações que terá no site, textos, imagens, pesquisa de mercado sobre o público alvo e metas do cliente.

Após a página inicial ser aprovada pelo cliente é iniciada a criação das páginas internas seguindo o mesmo padrão, ou um similar à página principal. Lembrando sempre que o cliente não pode ficar modificando o projeto o tempo todo, pois além de ter de refazer o serviço, o prazo de entrega pode ser estendido. Claro que pequenas modificações ao longo do desenvolvimento do site são mais que aceitas.

4° Etapa: PRODUÇÃO DO SITE
Agora o site começa a ser criado. Nesta etapa é feito o desenvolvimento dos arquivos na linguagem definida e a programação de scripts, que são pequenos blocos de programas que executarão no servidor ou no navegador do usuário final para produzir as interações fornecidas pelo site, assim também como recursos mais avançados como validação de formulários e algumas animações caso seja interessante ou de necessidade para o site do cliente.

É no decorrer do desenvolvimento que percebemos as melhores maneiras de interação com o cliente.

A Integrate trabalha com sites responsivos, que são uma forma de exibição diferenciada do seu site para cada dispositivo móvel (notebook, tablete, smartphone, etc.). O que diminui e muito a taxa de rejeição de clientes que acessam seu site através destes dispositivos, pois facilita sua navegação e o principal, o cliente não precisa ficar expandindo a tela do aparelho para conseguir enxergar o que tem no site.

5° Etapa: INCLUSÃO DE CONTEÚDO
Após a produção do site, solicitamos ao cliente todas as informações, ou seja, todo o conteúdo que deverá ser inserido em seu site. Todas as informações são direcionadas para suas respectivas áreas dentro do site.

O conteúdo só é feito após a produção do site para evitar um retrabalho, caso o cliente precise fazer alguma modificação na estrutura, que seja necessário excluir o conteúdo inserido e tenha de ser inserido novamente após a alteração.

6° Etapa: TESTES
Enquanto o site está em desenvolvimento, o cliente é de extrema importância nos testes de navegação, assim as adaptações necessárias que serão feitas à medida que o cliente usa, experimenta e acompanha a evolução do site. Se for possível, testes feitos com o público alvo do cliente são de grande ajuda para o desenvolvimento do site.

Antes da publicação oficial do site é necessário fazer uma checagem final, fazendo testes nos links para ver se estão direcionando para os lugares corretos, se as imagens estão alinhadas corretamente, resolução da tela, usabilidade e até mesmo erros de português.

7° Etapa: REGISTRANDO O DOMÍNIO
A não ser que a empresa esteja fazendo apenas uma reestruturação em seu site, provavelmente ele não terá um domínio. Um site pode muito bem ser publicado sem um domínio, mas seria um site com uma identidade pouco profissional. Para uma imagem profissional no seu site, é de extrema importância obter um domínio

O domínio  é o nome que serve para localizar e identificar sua empresa através do IP onde seu site está registrado. Os endereços de IP são compostos por uma sequência de números, como por exemplo, 185.706.143.71. Imagine ter que memorizar o número de IP de cada site que você quer visualizar? Por isso foram criados os domínios. Assim sua empresa será facilmente identificada pelo nome que você escolheu, ou seja, www.nomedaempresa.com.br.

8° Etapa: PUBLICAÇÃO DO SITE NA WEB
Após a aprovação do cliente em todas as etapas anteriores, é hora de publicar o site. A publicação é feita através  do envio dos arquivos FTP e liberação de um link temporário para a revisão final, que depois de revisado, poderá ser liberado para os usuários

Mas para a publicação de um site é preciso obter um plano de hospedagem, onde seu site fica armazenado no servidor que o conectará a rede. A Integrate trabalha com ótimos planos de hospedagem.

9° Etapa: MANUTENÇÃO DO SITE
Com o site pronto, fica em aberto apenas a questão da manutenção do site. O cliente pode escolher a opção de ele mesmo faça esta manutenção, como atualização de conteúdo, troca de imagem, etcOu o cliente pode optar por contratar horas técnicas pela empresa ou pessoa que desejar, para que essa possa administrar e dar manutenção ao seu site quando for necessário

E é importante para uma empresa ou pessoa, manter seu site sempre atualizado, pois não parecerá um site abandonado e também conta com boa influência para a otimização do site.

Agora que você sabe como funciona o desenvolvimento de um site, fica mais fácil colaborar com o projeto em um todo. Pois diferente do que muitos acreditam, o desenvolvimento de um site não é uma coisa tão simples.

Neste artigo, a Integrate explica as etapas que seguimos para o desenvolvimento de um site, porém o desenvolvimento de um site pode não se limitar somente à essas etapas, pois como foi dito acima, cada cliente tem um objetivo. Pode haver semelhanças entre alguns, mas pode ter a certeza de que cada site é único.





Autor(a): Carolina Cordoval Melo

Carolina Cordoval Melo - Redatora Web - Integrate Software e Technology

Redatora Web pela empresa Integrate Software e Technology especializada em Inbound Marqueting e Marqueting de Conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário