Pages

Aplicativos e jogos educativos



Na era da tecnologia, as crianças aprendem a mexer em computadores, smartphones, tablets e notebooks desde muito pequenas.

Há alguns anos atrás, as crianças eram mais ativas, brincavam mais sem o uso da tecnologia e não nos preocupávamos tanto com a segurança delas enquanto ficavam na rua jogando bola, brincando de esconde-esconde, etc. Mas hoje, com a crescente onda de violência nas ruas, o clima de tensão sobre a sociedade cresceu tanto que não vemos mais crianças brincando nas ruas como antigamente. E não são todos os pais que conseguem levar as crianças para brincarem em locais seguros como parques, dentre outros locais.

Para minimizar a falta que uma atividade qualquer que possa distrair as crianças, muitos acabam por permitir que elas brinquem por muito mais tempo em aparelhos tecnológicos, como os videogames ou os aplicativos de jogos. Por isso decidimos criar um artigo para ajudá-los a escolherem aplicativos e jogos que além de distraírem as crianças, podem fazer outra coisa útil. Ensiná-las.

Separamos uma lista de dez aplicativos e jogos que ensinam as crianças a ler, escrever, dentre outras atividades. E falaremos um pouco sobre o que cada um deles ensina.

Para crianças entre 1 a 5 anos de idade, são indicados jogos menos complicados e mais coloridos e interativos, como:

sos SOM ANIMAL
Neste aplicativo, as crianças tocam nos animais para ouvirem os sons que cada um faz, além de ensinar o nome dos animais em inglês. São ótimos para crianças e bebês.

ABC DO BITA
Este aplicativo ensina às crianças o alfabeto de maneira divertida e fácil de aprender. A criança identifica cada letra, além de palavras que começam com cada uma delas.

Zen babybook
Este aplicativo ensina palavras básicas para as crianças em 13 idiomas diferentes, incluindo o Português do Brasil, além de também emitirem o som dos animais. Existem vários temas como animais de fazenda, cores, frutas, legumes, oceano e safari.



Já para as crianças entre os 6 a 10 anos de idade, podemos começar a aplicar jogos um pouco mais educativos, ajudando a melhorar também os estudos iniciais nas escolas. Tais como:

Os PORQUÊS de luísa
É um aplicativo dedicado a ensinar as crianças o significado da separação, uma realidade cada vez mais comum, mas que sempre é difícil de explicar para as crianças. Ele interage com as crianças com uma riqueza de detalhes nas ilustrações. Um aplicativo divertido e tocante.

aprendendo a ler
Neste aplicativo, as crianças aprendem a ler e escrever de duas formas diferentes. Na primeira forma, aparece uma palavra e a criança escolhe uma figura correspondente. O aplicativo ajuda as crianças a ler e escrever em português, de uma forma gradual e divertida, sem a ajuda de um adulto.

abc palavras
É a partir dos 6 anos que as crianças começam a aprender a ler e escrever nas escolas. Pensando nisso, este aplicativo ajuda de forma divertida e fácil, além de ensinar a soletrar as palavras. E também existe um extra para as crianças que estão bem no comecinho da aprendizagem, onde é possível colocar a marca d’água, para facilitar a aprender onde cada letra deve ficar.


E para crianças acima de 10 anos de idade, podemos intensificar seu aprendizado, além de inserirmos mais conhecimentos que não se aprendem em quaisquer escolas, assim como:

Matemática fácil
Neste aplicativo, as crianças conseguem gravar a tabuada com operações matemáticas simples, com soma, subtração, multiplicação e divisão. E é possível acompanhar o desempenho da criança com um histórico que contém todos os erros e acertos.

você consegue?
Este aplicativo auxilia no aprendizado da tabela periódica, uma das coisas mais difíceis para a criança aprender e gravar na memória. Existem quatro níveis (fácil, médio, difícil e muito difícil) que faz com que a criança se empenhe mais para alcançar o último nível do jogo.

pense + (enem)
Neste aplicativo, as crianças realizam provas completas do ENEM, com um total de 735 questões. Ele em com a opção de gravar os simulados realizados por elas, para acompanhar a evolução de suas notas.

prodeaf
Neste aplicativo, as crianças aprendem a linguagem de libras, que é a linguagem usada por surdos e mudos. É voltado para qualquer criança com o intuito de estreitar as barreiras entre essas diferenças de comunicações. O aplicativo possui um dicionário de libras, onde o usuário pode selecionar centenas de palavras em português e ver sua representação em libras, interpretada pelo personagem animado em tecnologia 3D.


Existem muitos outros aplicativos e jogos educativos que se fossemos citar, o artigo ficaria muito longo. Mas não é difícil pesquisar na internet diversas opções para escolher baixar para seus filhos. Utilize a tecnologia a seu favor e fortaleça o aprendizado de suas crianças.

A Integrate acredita que as crianças de hoje são o futuro do amanhã, por isso não faz mal nenhum incentivá-las a aprenderem mais e de forma divertida.





Autor(a): Carolina Cordoval Melo

Anônimo

Redator(a) Web - Integrate Software e Technology

Nenhum comentário:

Postar um comentário