Pages

Escolhendo o melhor processador para sua máquina



Muitas pessoas não sabem a diferença que um processador causa em sua máquina. Muitas não fazem ideia da função do processador e acaba escolhendo através de recomendações de amigos, sem levar em consideração que cada pessoa utiliza o seu computador para uma finalidade diferente. Trabalho, pesquisa, jogos, lazer, etc. O processador é parte fundamental de seu computador, portanto deve estar de acordo com suas necessidades.


Vamos dar uma revisada sobre o que é um processador e qual sua função, para que você possa escolher adequadamente um modelo que não acabe o decepcionando. Não adianta comprar a máquina mais cara, ou a mais elogiada, ou bonita do mercado, se ela não for útil aos seus interesses.

Primeiro pesquise o número de núcleos. Quanto mais núcleos melhor para a refrigeração de sua máquina. Um processador com poucos núcleos podem chegar ao seu limite de aquecimento dependendo de qual será a funcionalidade de sua máquina.

A frequência do processador é medida em hertz (GHz), que define a capacidade do processador em processar informações ao mesmo tempo, mas cada processador é projetado para trabalhar até uma determinada frequência de operação e não se pode excedê-la, e quanto mais alta a frequência, mais calor será produzido pela CPU.

A placa gráfica (placa de vídeo) é utilizada no processamento de mídias. Para quem não utiliza muito deste recurso, existem máquinas com placas integradas que atendem seus requisitos, mas para aqueles que trabalham com mídias, vídeos, ou apenas gostam de jogos, será necessário comprar uma placa dedicada para esta função.

Por fim, a memória cache é um dos atributos mais subestimados de um processador. Existem três níveis de memória cache: L1, L2 e L3. Quanto mais memória um processador tiver, principalmente na L1, maior capacidade de acessar diferentes informações ele terá.

Existem muitos outros componentes que podem ser pesquisados para a aquisição de um novo processador, mas estes citados acima são os mais importantes na hora de fazer sua escolha.

Os melhores processadores estão entre as duas principais concorrentes no mercado, ADM e Intel. Cada uma trabalha om placa mãe que não conversam entre si. Então se estiver montando sua máquina por conta própria, é preciso trocar diversas outras peças para que o computador funcione de acordo com a marca escolhida.

Em termos de compatibilidade, funcionamento e desempenho do computador para um usuário básico, não existem muitas diferenças entre os processadores da ADM e Intel. A ADM leva uma vantagem em relação ao custo benefício, trabalhando com produtos mais baratos e processadores parecidos com os da Intel em máquinas de baixo custo.

Mas para quem pretende adquirir uma máquina para utilização profissional ou para jogos, a Intel se sobressai com seus processadores Core-i7, que podem chegar a preços bem mais elevados.


Então uma das questões mais discutidas na hora de escolher o melhor processador, é inicialmente sua marca. Mas como informamos acima, no artigo, a marca não é o mais importante nesta escolha, mas sim o uso que você pretende aplicar na sua máquina.

Hoje praticamente todos os computadores utilizam a plataforma de 64 bits. Mas se optar por um modelo mais em conta, que não seja tão atual, a Integrate orienta a vocês que prestem bem atenção, pois as plataformas de 32 bits têm problemas de compatibilidade em relação aos novos softwares e hardwares.

Desejamos ter ajudado para que vocês possam escolher com maior capacidade e conhecimento, o melhor processador para seu objetivo.





Autor(a): Carolina Cordoval Melo

Anônimo

Redator(a) Web - Integrate Software e Technology

Nenhum comentário:

Postar um comentário