Pages

Para que serve o HD externo?


Como explicamos em um artigo anterior, o HD Hard Disk”, ou Disco Rígido, é uma peça do computador que tem a função de armazenar os dados desse computador e trabalha tanto com o computador ligado, quanto com ele desligado. Ele salva e guarda arquivos como fotos, músicas, trabalhos, jogos, vídeos e muito mais.


O HD externo é parecido com o HD interno do seu computador, mas com algumas diferenças. O HD externo não fica conectado à placa mãe do computador. Ele não pode ser usado no lugar do HD interno. É originado apenas para uso externo, mas pode complementar o que você já possui em seu computador.

São praticamente iguais funcionalidades, mas o HD externo existe em vários formatos e tamanhos à venda no mercado. Alguns também utilizam memória flash, mas a maioria utiliza discos rígidos de maior capacidade e velocidade no acesso aos dados. Também é comum encontrar no mercado cases que permitem ao usuário montar o seu próprio HD externo.

Ele é ligado ao computador ou qualquer outro dispositivo que tenha uma porta USB. Existem vários modelos, sendo alguns com funções a mais que os outros, outros com mais capacidades que outros etc.. Alguns vêm com cabo que pode ser utilizado também em câmeras digitais, handhelds, smartphones, e já existem também os que fazem compartilhamento de dados em rede.

O HD externo é uma ótima opção para liberar espaço em seu computador e proteger os arquivos que você tanto precisa. É muito procurado para armazenar todo o tipo de dados: músicas, filmes, fotos, dentre outros. Também podem servir com a finalidade de backup para seu computador. Imagina se seu HD interno queima. Com o HD externo você pode manter salvo tudo o que você possui no seu computador.

Você pode levá-lo pra praticamente qualquer lugar e conectá-lo ao computador somente quando for preciso. É excelente para quando se tem grandes quantidades de dados para transportar ou para fazer backup. Pode facilitar quem busca uma forma segura de armazenamento de arquivos. E também é uma boa dica para quem quer aumentar o espaço de memória do seu computador.

Ao fazer backups periodicamente do computador para o HD externo, você assegura a preservação dos seus documentos, fotos e tudo mais que armazenar.

Certamente quem acumula centenas de arquivos e programas no computador com certeza deve ter uma infinidade de pen drives, CDs e DVDs em casa, pois não dá para contar apenas com a memória do computador. 

O HD externo pode substituir o pen-drive, o CD e o DVD, só que com uma capacidade infinitamente maior. Ele é mais prático de ser instalado e pode ser usado em mais de um computador. E em alguns HDs seus arquivos confidenciais podem ser protegidos por softwares de criptografia ou biometria, que reconhece a impressão digital do usuário.

O diferencial é que os pen-drives, CDs e DVDs são para portabilidade e o HD externo é para capacidade. Portanto o HD externo só é recomendado para o transporte, quando for com o objetivo de se transferir uma maior quantidade e capacidade de arquivos.




O HD externo possui uma vida útil de aproximadamente 10 anos, sendo a maneira mais segura de armazenar dados, e totalmente portátil. O que garante uma maior agilidade e comodidade ao usuário.

A Integrate agradece a atenção de todos e deseja um Feliz Natal aos seus leitores, sempre bem informados. Boas Festas!





Autor(a): Carolina Cordoval Melo

Anônimo

Redator(a) Web - Integrate Software e Technology

Nenhum comentário:

Postar um comentário